Nem tudo é talento

Muitas pessoas talentosas têm ficado para trás em suas metas e resultados por não gerarem a energia necessária na realização de seus objetivos, assim como tenho visto tantas outras sem dons naturais para determinadas atividades alavancando resultados extraordinários pela disciplina e foco.

Se você esbarrou no pensamento que não é talentoso o suficiente para fazer algo, porém tem tanta paixão nesta direção que posso afirmar com toda certeza, mas do que talento natural e motivação, a vontade em ação para conseguir farão você gerar o aperfeiçoamento necessário para conquistar.

Esta semana entrevistei um Diretor de uma Indústria no podcast Liderança de Alto Impacto e perguntei sobre sua dica de ouro para ter alcançado um crescimento de 2000%, isto mesmo, 2000% na empresa que gerencia e ele disse: Não negocie com você! 

Achei incrível a abordagem de você determinar na mente, construir passos de ação, lidar com as adversidades e fazer o que precisa ser feito para a meta ser conquistada.

E você? Tem negociado com você mesmo seus sonhos? Tem sido convencido por uma voz interna que te convida ficar na cama por mais um tempo ou para não fazer o que precisa somente hoje? Então pense comigo: Será que é falta de talento mesmo que te impede de conquistar?

Continua firme na leitura que vou te explicar algumas verdades que irão te libertar dessas crenças que te impedem de tornar sonhos em realidade, mesmo com talento reduzido em determinadas áreas.

Desenvolver habilidades, mesmo que inicialmente não se tenha um “talento natural”, é totalmente possível com esforço, prática e estratégias adequadas.

São várias as estratégias que podem ser traçadas para desenvolver habilidades, mesmo que não se tenha aptidão.

Vou listar as 5 principais e esteja atento a última que realmente pode mudar a sua vida:

1 – Estabeleça metas SMART

Defina metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido. 

Sem metas claras e focadas em o que gostaria de conquistar é muito difícil traçar um plano que realmente alcance o destino desejado.

Metas SMART proporcionam clareza e direção, guiando seu desenvolvimento de habilidades de maneira mais eficaz. 

É a bússola que você precisa para guiar seus passos.

2 – Pratique constantemente

A prática deliberada envolve a abordagem intencional e focada na melhoria contínua. 

Se você treinar todos os dias arremessar a bola na cesta, em 30 dias conquistará mais acertos do que uma pessoa com determinada estrutura física e musculatura predisposta a ter mais sucesso nesta área que nunca arremessou. 

Não estou dizendo que será um jogador de basquete profissional, estou reforçando que prática inevitavelmente aperfeiçoa habilidades específicas.

Identifique áreas específicas para aprimorar, concentre-se nessas áreas durante a prática e busque feedback constante.

Ter retorno de como você está indo, ajuda a reorganizar a rota de seu aperfeiçoamento e entender pontos de capacitação que não estavam previstos, assim pode incluir em sua estratégia de formação.

3 – Aprendizado multifacetado

Aborde a habilidade de maneiras diferentes. Utilize recursos variados, como livros, vídeos, cursos online e presenciais. Uma abordagem multifacetada amplia a compreensão e a aplicação da habilidade.

Quando você abre a mente para os mais variados estímulos de aprendizado tende a encontrar formas de compreender melhor as ações para ver conquistas nunca antes imaginadas.

4 – Mantenha-se atualizado

Esteja ciente das últimas tendências e desenvolvimentos na área da sua habilidade. A atualização constante ajuda a manter a relevância e a adaptabilidade.

Você vai se surpreender ao conhecer aspectos que você ignorava que ajudarão a crescer mais rápido e evoluir com mais facilidades em pontos que julgava não ter recursos que favorecessem aos seus pontos de dificuldade.

5 – Celebre pequenas vitórias

Reconheça e celebre os progressos ao longo do caminho. Comemorar pequenas vitórias mantém a motivação e cria um ambiente positivo para o desenvolvimento contínuo.

Ao incorporar essas estratégias em seu plano de desenvolvimento de habilidades, você estará melhor preparado para lidar com situações em que inicialmente acreditava não ser possível por lhe faltar talento.

Cintia Lima

Psicóloga, Master Coach e Mentora Organizacional

@psi.cintialima

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário