Pesquisar
Close this search box.

Esse milho parado na Conab vai acabar estragando!

Penso que o governo federal tá esperando estragar o estoque de milho da Conab no Amazonas. Esse milho é do Programa conhecido nacionalmente como “Venda em Balcão”. Não vendeu quase nada em novembro, e agora em dezembro, até hoje, atendeu somente 2 (dois) criadores rurais.

Hoje, em Manaus, a Conab tem 1.318.687 kg de milho estocado no Distrito Industrial praticamente parado. A safra desse milho é de 2016/2017, ou seja, bem antiga, e já há relatos de compradores preocupados com a qualidade. Isso tem custo ao governo federal. Não faz sentido um programa atender duas pessoas em uma quinzena.

Tem algo muito errado, e é o PREÇO.

A regional do Amazonas tem se esforçado, mas pelo visto não tem conseguido sensibilizar a matriz. Quero ver quem vai pagar a conta dessas 1,3 mil toneladas quando elas ficarem imprópria ao consumo?

E tem mais um detalhe, como tem milho parado no Amazonas, sem venda por causa do preço, o estado não está entrando nos editais de compra da “MP do milho” do governo federal. Aliás, a MP do milho já fez duas tentativas e não conseguiu comprar milho para Roraima. Será que vai conseguir para o Amazonas? Espero que sim, mas antes tem que vender o atual estoque que é de 2016/2017.

É lamentável não ter na bancada federal, senadores e deputados federais, com o DNA exclusivo do setor primário. Quem tem se esforçado, e muito, mas não é da área, é o deputado federal Alberto Neto, algumas vezes o Atila e Sidney, mas nada permanente, exclusivo. 

A FAEA, por meio do seu presidente Muni Lourenço, tem se esforçado para equacionar o problema, até já conseguiu viabilizar a MP do Milho para renovar o estoque de milho que está acabando, mas sem a bancada federal, UNIDA, essa situação não se resolve, e nossos criadores rurais quebrando, saindo da atividade, pelo alto preço praticado em um produto que é de 2016/2017 que pode se estragar nos armazéns. 

É uma pena não ter entre os senadores e deputados federais pessoas ligadas ao agronegócio familiar e empresarial do Amazonas, que conheçam e defendam nossos 350 mil produtores rurais.

O Vendas em Balcão é um programa executado pela Conab que permite o acesso dos criadores e das agroindústrias de pequeno porte aos estoques públicos de produtos agrícolas por meio de vendas diretas e a preços de mercado. O milho em grãos é o principal produto comercializado no Programa, que tem o propósito de dar suporte às demandas de seu público-alvo por insumos necessários às suas atividades econômicas

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar