LIDERE E SEJA MAIS PRODUTIVO

Não tem como termos mais tempo, não temos como esticar as horas disponíveis, não conseguimos comprar se quer um segundo a mais.

O tempo é um recurso extremamente democrático. E também finito, escasso e nem sabemos quando vai acabar. O que podemos é ser produtivo, ou seja, produzir mais e melhor no menor tempo possível. Nem sempre trabalhar muitas horas significa produzir muitas horas. 

Ao colocarmos o liderar na perspectiva de coordenar, gerenciar, administrar, influenciar e inspirar, teremos como o usar o tempo de uma maneira mais favorável e inteligente.

No momento em que aprendemos estas habilidades como lideranças evitaremos ou eliminaremos muitos problemas que demonstram as dificuldades de gerenciar adequadamente as tarefas dentro das horas disponíveis.

Posso citar como dificuldade de estabelecer uma cadência de responsabilidade, dificuldade de filtrar as distrações, tirar o foco do importante e se perder nas futilidades, falta de visão estratégica para identificar prioridades.

Quero tratar, apenas dois aspectos da liderança dentro deste contexto. O Lider como aquele que AGE e o Líder como aquele que assume o COMANDO. Com estes olhares intensificar pontos relevantes que levam qualquer pessoa para liderar e ser mais produtiva.

Lider como aquele que age, remete ao fato de ser protagonista, de assumir a dianteira, ou seja, não procrastina. O ato de adiar o que precisa ser feito, de deixar para depois o que você já pode realizar, não combina com a postura de liderança.

Posso registrar 4 dicas que ajudarão você na liderança do processo de execução, tendo ainda a clareza das distribuições das tarefas:

  1. Tenha um bom planejamento do que precisa ser feito. A Matriz de Eisenhover vai ajudar estruturar melhor o seu plano de ação, fazendo você compreender o que é importante e urgente precisa ser feito, o que é importante e não urgente precisa ser planejado e executado dentro do plano para não virar urgente, o que não é urgente e não importante pode ser perfeitamente delegado e o que não é urgente e nem importante deve ser eliminado.
  2. Responda aos pensamentos sabotadores. Você acaba por procrastinar uma tarefa que possa representar um desconforto ou ainda acaba por adiar as atividade em detrimento do prazer imediato. Quando você perceber que seus pensamentos estão vinculados aos seus sabotadores de fugir da dor ou querer aproximar deste prazer, converse com a sua mente e reforce os ganhos dos resultados da ação e avance. 
  3. Elimine as distrações. Quando você conhece como tem usado seu tempo, vai perceber que muitas atividades circunstanciais consomem muito das suas horas, sem levar para sua melhor produtividade.
  4. Consiga adequar o tempo de ação x sua capacidade de concentração. Não adianta você programar horas de atividade sem pausa, pois humanamente não será possível manter o foco que leva para a qualidade. É importante ser rápido e preciso, sua energia focada fará diferença neste resultado, bem como sua qualidade técnica para esta realização.

O aspecto do Liderar para assumir o comando remete ao planejamento para que consiga adequadamente coordenar a execução, afinal em nada adianta correr para o caminho errado. 

Para o seu planejamento, vale muito:

  • Definir objetivos levando sua atitude direcionada para metas relevantes. 
  • Decidir quais ações serão direcionadas em uma linha do tempo em que as atividades estejam sequenciadas no caminho do resultado.
  • Estabelecer prioridades para que sua agenda esteja comprometida para que 80% dos seus resultados venham de 20% de suas ações.

Você pode ser muito mais produtivo quando assume esta liderança e corta atividades que agregam pouco valor para a sua vida.

Também se lembre de anotar o que precisa ser feito, não confie na sua memória. 

Vale ter maturidade profissional para utilizar a equipe da melhor forma possível, delegando com assertividade as tarefas ao entender e respeitar também o tempo das pessoas.

Não menos importante, aprenda dizer não. 

Você sempre terá mais tarefas para cumprir em todas as esferas da sua vida do que horas disponível. Desta forma, não vire agenda no importante para outras pessoas sem que esteja em equilíbrio entre dar e receber. E claro, não faça nada que não faça sentido para você. Lidere a vida que tem nas horas que tem de vida.

Cintia Lima

Psicóloga, Mentora de Líderes e Master Coach

@psi.cintialima

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário