Você já parou para pensar que o único lugar que conseguimos sobreviver é o Planeta Terra? Já pensou também que passamos muito tempo da nossa vida no trabalho ou no exercício profissional? E ainda, que a liderança tem importante impacto no sistema de gestão e práticas de relacionamento?
Imagina pensar tudo isso junto? Imaginar tudo isso no assunto que realmente é global e de interesse do coletivo. Não somente pela sobrevivência do planeta, das empresas, mas para todos nós.
É emergente pensar na visão dos ativos financeiros das organizações para manutenção dos empregos e tantos outros objetivos, mas outros pontos correspondem consequências significativas para o todo que precisam também ser levados em consideração.
Propósitos alinhados para uma visão mais abrangente, com benefícios para o todo é onde se enquadram os conceitos e práticas da liderança sustentável. Inicialmente posso dizer que é o modo de gerenciamento que busca assegurar o crescimento econômico, mas criando estratégias ambientais, práticas sociais (tratamento, relações humanas, as leis trabalhistas, segurança e outros).
Surge fortemente com ESG, uma sigla, em inglês, que significa environmental, social and governance, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. Uma forma de medirmos a sustentabilidade de uma empresa. Mostra como a empresa se comporta e assim, como tem gerado valor tanto ambiental quanto social.
Neste contexto, criar valor para os acionistas é sobre como a empresa se posiciona no ambiental (práticas corporativas voltadas para o meio ambiente), Social (impacto que a empresa causa na comunidade, bem como é o tratamento dos seus colaboradores. Trata sobre os diretos humanos, as leis trabalhistas, se a equipe é diversa, se há segurança no trabalho e na Governança (são as políticas de administração como a conduta corporativa, as práticas anticorrupção, como se compõe o conselho).
Perceba a importância da liderança neste cenário e como a sustentabilidade passa a ser uma estratégia de inovação para os resultados financeiros. Refere-se a um modo de gerenciamento que busca assegurar o crescimento econômico da empresa, mas criando estratégias para minimizar os danos que isso pode provocar no meio ambiente, já que os recursos naturais são um bem comum a toda humanidade.
Tem foco para que as ações de sustentabilidade praticadas não fiquem restritas à natureza, mas englobem práticas que visam o bem-estar de outras pessoas e que garantam o bom funcionamento do negócio.
Posso enumerar algumas formas de perceber uma liderança sustentável:
- Conduz os processos de modo que atenda às necessidades da empresa, os interesses dos colaboradores e também preserva o meio ambiente e a sociedade em que se encontra.
- Sabe trazer lucro para a empresa com a preocupação sobre os recursos naturais.
- Reconhece o impacto de curto e longo prazo que exerce nos setores sociais, ambiental e financeiro.
- Cria estratégias para que a equipe se engaje no trabalho respeitando os preceitos da sustentabilidade.
- Implementa ações no presente que sejam benefícios para as gerações futuras.
- Pauta as decisões no respeito, analisando o cenário apoiado pelo compromisso de agir de forma justa e correta.
- Trabalha em estratégias para redução dos impactos ambientais.
- Cria medidas que possam auxiliar na preservação do meio ambiente e das relações sociais.
É urgente desenvolvermos lideranças sustentáveis para mobilizar as empresas para além dos conceitos do ESG, para vermos a realidade acontecendo. Não estou falando de modismo e sim de uma necessidade. Mais que isto, de uma mudança intensa de paradigmas.
Caso queira pensar mais sobre isto, foque em perguntas que permitam avaliar alguns pilares de sua prática e que ajudarão a entender se está mais para direção ou se bem afastado de uma empresa com liderança sustentável.
Algumas questões para ajudar na reflexão:
Sobre o propósito: estamos aqui para atender quais necessidades? A quem servimos?
Sobre a estratégia: qual o nosso roteiro? Como chegamos aqui? Onde pretendemos chegar?
Sobre a cultura e os valores: como fazemos as coisas aqui? Quais são nossos princípios orientadores e comportamentos?
Sobre a governança: como podemos garantir uma boa tomada de decisões em toda a empresa?
O processo de questionamento pode ser árduo, mas é preciso planejar cuidadosamente esta reconstrução e avaliar os aspectos da liderança sustentável para ajustar o rumo e assim demonstrar atributos do líder atento a estas questões, como:
- Atende aos anseios financeiros sem agredir o meio ambiente.
- Constrói planejamentos para manter as atividades.
- Estabelece um ambiente motivador para o bem-estar.
- Gera engajamento entre os colaboradores.
- Orienta para mudanças.
- Valoriza soft skills.
- Reconhece cada colaborador usando empatia e entendendo as diferenças.
- Promove ações de desenvolvimento individual e coletivo.
- Conecta os setores, sendo um elo para que todos estejam envolvidos.
Não esgotarei a lista destes atributos, mas no fim é alguém que traz propósito para ação. Vai para além dos discursos bonitos de sustentabilidade. De fato, lidera!
Cintia Lima
Psicóloga, Mentora de Líderes e Master Coach
@psi.cintialima