19 de setembro de 2024

Liderança e inteligência emocional

Se eu perguntar de você se é mais importante ter conhecimento para liderar ou se é mais importante ter inteligência emocional, o que você diria?

Certamente os dois são relevantes, dificilmente você conseguiria construir caminhos de realização de resultados, orientar assertivamente sua equipe, treinar seus colaboradores sem o conhecimento necessário para estas ações fundamentais de um líder.

No entanto, sem inteligência emocional o conhecimento, a experiência, toda e qualquer habilidade técnica se perde em ações “destemperadas”, abordagens agressivas e demais ações intensificadas pela raiva, ou ausência de atitude, baixa de ousadia por excesso de medo que leva o líder a insegurança mesmo diante do que tem domínio.

Vejamos que ambos importam, mas é a inteligência emocional que potencializa e gera comportamentos mais positivos na liderança, pois na prática é a capacidade de integrar a razão e a emoção, com os cuidados de agir com análise, com racionalidade, mais sem perder a humanidade e cuidado com o que sente e o que demais sentem ao seu redor.

Essa capacidade de integrar a razão e emoção, demonstra o seu bom e saudável relacionamento com você e com os outros ao seu redor, chamamos de relacionamento intra e interpessoal.

Se eu puder fazer você refletir, que tal responder as perguntas abaixo que farão você avaliar sua inteligência emocional, intra e interpessoal:

  • Você costuma esta consciente de seus sentimentos e porque se sente assim?
  • Você está consciente de suas limitações, bem como de suas forças pessoais, como um líder?
  • Você consegue lidar com suas emoções negativas – por exemplo, recuperar-se rapidamente quando fica contrariado ou tenso?
  • Você consegue se adaptar facilmente a realidade e mudanças?
  • Você mantém o foco em seus objetivos principais e conhece os passos importantes para chegar até lá?
  • Você normalmente consegue perceber os sentimentos das outras pessoas com quem interage e entender suas formas de ver as coisas?
  • Você possui um dom para a persuasão e para usar sua influência e eficácia?
  • Você consegue conduzir uma negociação a um acordo satisfatório e ajudar a definir os conflitos?
  • Você trabalha bem em equipe ou prefere trabalhar sozinho?

Percebe a inteligência emocional e esta avaliação começa a fometar em você e para você pontos de melhorias e oportunidades no desenvolvimento da sua liderança, pois através de maior gestão das emoções, como líder será capaz de entender e reconhecer as diferenças individuais e com elas as inseguranças de cada pessoa, administrar melhor os conflitos e emoções que estão em questão no cenário, tomar decisões de maneira lógica sem negligenciar os sentimentos envolvidos, entender o que acontece com você que faz você não pensar antes de agir e tantas outras ações adequadas que nascem da inteligência emocional que construí mais competências pessoas e sociais nas lideranças.

Competências Pessoais? Sim, o relacionamento intrapessoal gera mais autoconsciência emocional, mais autoavaliação precisam sem se supervalorizar e sem se subestimar, mais autoconfiança, mais autocontrole emocional, muito mais prontidão para superação e iniciativa, com certeza mais adaptabilidade e otimismo.

Competência Sociais? Sim, o relacionamento interpessoal gera mais empatia, mais prontidão em servir, muito mais liderança inspiradora, terá mais capacidade de persuadir e influenciar as pessoas, mais capacidade de fornecer feedback, catalisar mudanças e até de trabalhar em equipe.

Quero muito ter estimulado você a mergulhar em sua inteligência emocional para liderar melhor e com ela, aprender a conhecer as próprias emoções, lidar com elas, motivar-se, reconhecer as emoções nos outros e com isto habilidades sociais. No fim, um mar de oportunidades para agir como um verdadeiro líder.

Cíntia Lima

é Psicóloga, Master Coach e Mentora Organizacional [email protected] - 92 981004470

Veja também

Pesquisar