Se eu perguntar de você se é mais importante ter conhecimento para liderar ou se é mais importante ter inteligência emocional, o que você diria?
Certamente os dois são relevantes, dificilmente você conseguiria construir caminhos de realização de resultados, orientar assertivamente sua equipe, treinar seus colaboradores sem o conhecimento necessário para estas ações fundamentais de um líder.
No entanto, sem inteligência emocional o conhecimento, a experiência, toda e qualquer habilidade técnica se perde em ações “destemperadas”, abordagens agressivas e demais ações intensificadas pela raiva, ou ausência de atitude, baixa de ousadia por excesso de medo que leva o líder a insegurança mesmo diante do que tem domínio.
Vejamos que ambos importam, mas é a inteligência emocional que potencializa e gera comportamentos mais positivos na liderança, pois na prática é a capacidade de integrar a razão e a emoção, com os cuidados de agir com análise, com racionalidade, mais sem perder a humanidade e cuidado com o que sente e o que demais sentem ao seu redor.
Essa capacidade de integrar a razão e emoção, demonstra o seu bom e saudável relacionamento com você e com os outros ao seu redor, chamamos de relacionamento intra e interpessoal.
Se eu puder fazer você refletir, que tal responder as perguntas abaixo que farão você avaliar sua inteligência emocional, intra e interpessoal:
- Você costuma esta consciente de seus sentimentos e porque se sente assim?
- Você está consciente de suas limitações, bem como de suas forças pessoais, como um líder?
- Você consegue lidar com suas emoções negativas – por exemplo, recuperar-se rapidamente quando fica contrariado ou tenso?
- Você consegue se adaptar facilmente a realidade e mudanças?
- Você mantém o foco em seus objetivos principais e conhece os passos importantes para chegar até lá?
- Você normalmente consegue perceber os sentimentos das outras pessoas com quem interage e entender suas formas de ver as coisas?
- Você possui um dom para a persuasão e para usar sua influência e eficácia?
- Você consegue conduzir uma negociação a um acordo satisfatório e ajudar a definir os conflitos?
- Você trabalha bem em equipe ou prefere trabalhar sozinho?
Percebe a inteligência emocional e esta avaliação começa a fometar em você e para você pontos de melhorias e oportunidades no desenvolvimento da sua liderança, pois através de maior gestão das emoções, como líder será capaz de entender e reconhecer as diferenças individuais e com elas as inseguranças de cada pessoa, administrar melhor os conflitos e emoções que estão em questão no cenário, tomar decisões de maneira lógica sem negligenciar os sentimentos envolvidos, entender o que acontece com você que faz você não pensar antes de agir e tantas outras ações adequadas que nascem da inteligência emocional que construí mais competências pessoas e sociais nas lideranças.
Competências Pessoais? Sim, o relacionamento intrapessoal gera mais autoconsciência emocional, mais autoavaliação precisam sem se supervalorizar e sem se subestimar, mais autoconfiança, mais autocontrole emocional, muito mais prontidão para superação e iniciativa, com certeza mais adaptabilidade e otimismo.
Competência Sociais? Sim, o relacionamento interpessoal gera mais empatia, mais prontidão em servir, muito mais liderança inspiradora, terá mais capacidade de persuadir e influenciar as pessoas, mais capacidade de fornecer feedback, catalisar mudanças e até de trabalhar em equipe.
Quero muito ter estimulado você a mergulhar em sua inteligência emocional para liderar melhor e com ela, aprender a conhecer as próprias emoções, lidar com elas, motivar-se, reconhecer as emoções nos outros e com isto habilidades sociais. No fim, um mar de oportunidades para agir como um verdadeiro líder.