Pesquisar
Close this search box.

Gestores são responsáveis por formar pessoas

Uma das características da liderança é a capacidade de formar pessoas, ajudar a moldar caráteres. No meio profissional, a capacidade de fazer talentos evoluírem, criar profissionais a partir de mão de obra ainda “verde” é uma das maiores aptidões de um gestor e você precisa ter isso em mente.
Todos os grandes empresários, tanto do mundo moderno como os do passado, de alguma forma desenvolveram essa capacidade, que se torna absolutamente indispensável quando você quer realmente crescer enquanto líder, gerente ou empreendedor. Desenvolver as pessoas é uma obrigação e uma necessidade. Mas por que, exatamente? É simples. Até onde vai sua capacidade de cuidar de detalhes, de tomar decisões sobre assuntos que poderiam ser resolvidos por algum funcionário seu? Ou, abordando por outro ângulo, qual é a sua tarefa mais nobre? Qual a sua responsabilidade mais importante? Acredite, muitos chefes, gerentes e mesmo diretores se perdem ao tentar responder a essa pergunta.
Vamos facilitar as coisas para você. A tarefa principal de um gestor é entregar o resultado esperado. Simples, nem mais nem menos, apenas isso. É claro que se pode entrar em uma discussão sobre a questão de que “não é só o resultado a curto prazo, há que manter o moral da tropa elevado…”, ou ainda “… eventualmente em função das pessoas e da situação do momento é preferível sacrificar o resultado para manter a integridade da equipe…” etc. etc. Tudo isso, entretanto, faz parte do conceito geral do que deve ser o tal resultado esperado. Quanto mais amplo e abrangente for o conceito desse resultado esperado, mais você precisa contar com pessoas que também vejam as coisas assim, que coloquem o cérebro na operação, criando idéias novas, possibilidades adicionais, novos caminhos, e também desenvolvendo os talentos da equipe.

Isso significa que um gestor precisa fazer aflorar nas outras pessoas essa mesma capacidade, ou seja, formar outros formadores, multiplicadores de talentos, por sua vez. É isso que diferencia os grandes empresários. Essa capacidade de desenvolver pessoas (em conjunto com técnicas e sistemas gerenciais de informação e controle -as pessoas adequadas são uma grande parte do motivo do sucesso, mas não são todo o motivo…) que têm visão, atitude e, principalmente, ação, comportamento de realizadores e de multiplicadores de talentos por sua vez.

Modificação de comportamento de um gestor

A modificação de comportamento de um gestor, de um líder, é um dos seus maiores trunfos para obter resultados através das pessoas, de modo a extrair dos outros o seu melhor potencial. Isso não quer dizer mudar sua própria personalidade, mas entender um pouco os mecanismos que regem as percepções e o mundo sensorial das pessoas à sua volta e agir de acordo, mantendo entretanto uma linha básica, uma consistência de abordagem, um cerne comum. Isso não é algo fácil de se fazer para a maioria das pessoas, caro leitor, mas precisa ser abordado porque é uma habilidade relacionada à liderança e você precisa praticá-la.

Vamos aproveitar essa semana para praticá-la!

Boa semana!
Fiquem com Deus!

*é diretora-executiva da Paula Pedrosa Headhunter & HR Solutions – email: [email protected]

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar