18 de setembro de 2024

Gestão e Carreira – O investimento na contratação

O recrutamento é o ponto mais importante para a organização e todos sabemos disso, porém a maioria dos gestores sempre visando redução de custo com a seleção de profissionais não leva tão a sério o processo. E faz o recrutamento de qualquer forma e normalmente o profissional que faz o recrutamento na organização tem outras atividades, gerando uma serie de falhas no processo, a falha mas comum é a falta de retorno ao profissional que participa do processo e não e comunicado que não passou para a próxima etapa, essa sem duvidas é uma das maiores falhas porque o candidato fica a deriva sem saber o que ocorreu, não é dado o feedback ao profissional.

Quem decide a contratação

Na maioria dos casos a seleção pode ser avaliada de forma indevida, e aqui gostaria de destacar a falta de tempo dos selecionadores. Afinal conforme relatado no parágrafo anterior o mesmo tem outros atributos e acaba realizando o processo seletivo correndo e perdendo a qualidade, pois não possui tempo para verificar nas empresas anteriores como foi o desempenho do profissional, o real motivo de seu desligamento, que tipo de resultado ele gerou para as empresas por onde passou. Enfim a falta de tempo é fator primordial para qualidade do recrutamento.
Outro ponto importante que tenho recebidos inúmeros questionamentos de profissionais mais seniores é a questão de logo no primeiro contato serem recebidos por analistas junior’s e os próprios profissionais acreditam que são descartados logo no primeiro contato por falta de uma avaliação, mas profunda, tem sido grande o número de e-mail’s com esses questionamentos, esses profissionais gostariam de serem avaliados por alguém com mais experiência na área, inclusive que fossem avaliados através do processo de seleção por competência, onde poderiam mostrar seu potencial e conhecimento em sua área de atuação.

O Barato sai caro

A maioria das empresas que seleciona profissionais dessa forma, normalmente são as empresas que tem a maior rotatividade em seus quadros, e o pior é que os gestores dessas empresas não fazem as contas do custo do entra e sai de profissionais na organização, portanto recomendo ao pessoal de finanças que façam as contas do custo mensal e anual com essa forma de atuação na contratação, percebo que existem profissionais que em menos de três meses deixam as empresas, agora perceba o tempo que foi destinado para triagem dos currículos, para entrevistar os profissionais, para aplicação de testes, para checagem nas empresas por onde passou o candidato, e claro o investimento financeiro na contratação, pouco tempo depois ele deixa a organização e ai precisamos fazer outra conta que é a rescisão do contrato de trabalho, e ai vem todo o custo final, ou seja uma contratação desse tipo tem um custo intangível, porque a imagem da empresa fica fragilizada e os profissionais acabam comentando com os seus colegas mas próximo sobre o modelo de gestão da empresa.

Pequenos detalhes fazem a diferença

Quando digo que pequenos detalhes fazem toda a diferença, significa dizer que devemos realmente está atento aos elevados custos nas contratações e também as demissões, quero dizer com o entra e sai de profissionais em curto período de tempo na organização. Cabe destacar que a grande maioria não faz essa conta e por esse motivo aumenta o custo da empresa e muitas vezes fica procurando em que departamento pode reduzir os custos, e notadamente na área de recursos humanos é possível reduzir o custo com as contratações.

Porque terceirizar

Hoje as consultorias de recursos humanos já possuem no escopo de seus serviços, a terceirização em vários seguimentos, recrutamento e seleção, cargos e salários, administração de pessoal e folha de pagamento, a terceirização permite a organização um grande ganho, já que a empresa fica com o foco no negócio. Porém é perceptível que alguns gestores tem dificuldade em aceitar o serviço de terceirização e o fato é muito simples, eles perdem a sensação de poder e ainda se sentem fragilizados, outros acreditam que os custos são elevados o que não procede, afinal o custo pode ficar menor do que se imagina, vale a pena consultar empresas que trabalham com a terceirização na área de recursos humanos.
Espero que você que está a frente de empresas que buscam cada vez mais se tornarem competitivas, aplique procedimentos modernos e ganhe melhores resultados sei que será necessário quebrar alguns paradigmas, afinal para muitos a terceirização é uma cultura nova e que não era habitual, também quero sugerir que façam as contas avaliando os dois modelos de negócios, o tradicional e o mais moderno saia na frente e conquiste ótimos resultados para sua companhia.
Faça as contas e comprove que você pode obter melhores resultados financeiros mesmo em recursos humanos, quebre paradigmas e conquiste melhores posições em sua carreira profissional.

Paula Pedrosa

É CEO, Headhunter, Jobhunter e Coach de Carreira da Paula Pedrosa Headhunter & HR Solutions. Colunista de carreira, mercado e imagem corporativa do Jornal do Commercio

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