4 de outubro de 2024

Gestão e carreira

Não deixe as finanças impactarem seu desempenho

Em tempos de crise/pandemia, o melhor a fazer é economizar, mesmo que você não tenha sido afetado diretamente. Vários setores que outrora estavam tranquilos, podem começar a desestabilizar e funciona como efeito dominó… um setor vai atingido o outro, e consequentemente as pessoas. É melhor estar preparado! Bom, se você precisa fazer isso, abaixo seguem dicas super práticas:

Reduzir ou cortar alguns gastos 

É importante colocar no papel. Seja numa planilha Excel, num aplicativo ou, de fato, numa folha de papel, o interessante é que você tenha por escrito todos os seus gastos mensais, fixos ou variáveis. Faça esse levantamento e marque de uma forma gastos que podem ser cortados e de outra forma gastos que podem ser reduzidos.

Os gastos que podem ser cortados, devem ser eliminados. Com relação aos gastos que podem ser reduzidos, é necessário verificar como e em quanto poderá ser reduzido, fazendo de fato um planejamento estratégico de redução de custos em seu orçamento.

A partir daí, a ação deve ser tomada imediatamente. Não espere passar o final de semana ou o feriado, chegar a próxima semana ou o próximo mês. Inicie já sua ação para redução de custos.

O que consigo reduzir?

Algumas contas não temos para onde fugir, como energia, água, condomínio, prestação de casa, escola dos filhos, celular, supermercado, etc., mas de certo, conseguimos diminuir algumas, eliminar outras e fazer o dinheiro mensal render mais.

Contas como condomínio, escola dos filhos e prestação de casa, geralmente são parcelas fixas, e contas que são realmente necessidades básicas. Estas provavelmente não conseguirão ser mexidas.

Compras diversas, como roupas, sapatos, acessórios eletrônicos, e outros, são gastos que precisam ser eliminados. Para saber o que precisa ser eliminado, se pergunte: 1) realmente necessito disso agora? 2) se eu o comprar, o que vai me render em dinheiro ou o que vou deixar de ganhar? 3) se eu trocar meu celular por uma versão mais atual, essa versão vai me render mais dinheiro?

Gastos com alimentação fora de casa e entretenimento também devem ser cortados. Lembre-se que se você comprar os alimentos para preparar sua alimentação em casa, você vai gastar no mínimo 50% menos do que gastaria ao comer em um restaurante. Você também pode aproveitar e criar um ambiente bacana na sua própria casa ou na casa de amigos, e ter um momento agradável, divertido e mais em conta, ainda mais agora com a cozinha gourmet em alta. 

Tente se divertir com programações mais baratas. A questão é que sempre que pensamos em nos divertir, só conseguimos pensar em coisas caras! Vocês já perceberam isso? Aproveite e faça uma lista de entretenimentos mais baratos, para você, família e amigos. Algumas sugestões são: ter um bom momento em casa deliciando comidas preparadas entre amigos, assistir a um filme em casa, ir à uma praça caminhar, fazer atividades físicas juntos e dependendo do seu gosto para entretenimento, muitas mais ideias podem surgir…

Até mesmo a lavagem do carro pode ser cortada, e você pode ver isso como um exercício e um momento divertido, ainda mais se você tiver filhos com quem possa contar nessa hora, ou não, quem sabe você ainda não pode contar com eles, mas pelo menos pode ter um bom momento de diversão e ainda reduzindo custos.

Como posso reduzir gastos que não consigo eliminar?

Contas de energia, água, celular e supermercado, não conseguimos viver sem, mas temos como reduzi-las. 

No supermercado, é possível baixar consideravelmente o valor de suas compras. Verifique se de fato o local onde você faz compras é o mais adequado para esse momento. Faça uma lista de compras com o que você precisa e siga essa lista! Vá ao supermercado com tempo disponível para pesquisar produtos mais em conta e não saia comprando os primeiros produtos que vê na frente. Lembre que a arrumação do supermercado é feita de uma forma para que o cliente compre e gaste mais. Lembre também que não necessariamente a marca mais cara é a melhor. E muito importante: ir ao supermercado previamente alimentado. Estudos mostram que pessoas que fazem as compras com fome, tendem a comprar muito mais e comprar o que não precisam.

Falando sobre celular, realmente é um aparelho importante, que pode inclusive nos ajudar a ganhar mais dinheiro. Não podemos ficar sem! De toda forma, verifique se a sua operadora atual é a que melhor lhe atende com relação a custos. Passe um tempo pesquisando o que as outras operadoras oferecem. A partir daí, dentro da operadora escolhida, verifique os planos existentes e veja se algum plano mais em conta se adequa a sua necessidade. As vezes, em tempos de crise, vale a pena você passar de um plano pós-pago para um plano mais controlado para que não haja surpresas no final do mês.

Com relação a energia, são dicas simples e que todos sabem, mas que muitas vezes não fazemos no dia-a-dia: desligar luzes e splits assim que deixar o recinto, tentar ficar um pouco mais ao ar livre, ao invés do ar-condicionado o tempo todo, desligar eletrodomésticos que não precisam estar ligado o dia inteiro, após pronto o café na cafeteira, desligá-la imediatamente, tentar utilizar menos água quente no banho, entre muitas outras atitudes que podem ser tomadas visando economia.

Sobre a água, abrir a torneira somente ao precisar durante escovação de dentes e banho, lavagem do carro, tomar banhos com duração de tempo menor. 

Até a academia pode ser enxugada, porém não o ótimo hábito de ser exercitar. Você pode investir em aparelhos para sua casa, ou utilizar os de seu condomínio. Mais barato ainda e com resultado igual ou melhor, de acordo com especialistas, é caminhar e correr. E isso não custa dinheiro algum.

E o que mais?

Já reduzi o que posso, cortei o que consigo, mas, ainda não está dando. Agora podemos pensar em como e com o que consigo ganhar um dinheiro extra no mês.

Pense nos seus dons e habilidades e o que você consegue fazer com eles para que tenha uma renda extra. Pense em imóveis, equipamentos e locais que você tem. Pense em como lucrar com o que você tem, seja material, seja um dom ou seja um conhecimento específico e vá em frente. O ideal é que você não tenha custos ou que se vier a ter, que estes não sejam exorbitantes. 

Use a inteligência que Deus deu a você e mãos à obra!

Boa semana!

Fiquem com Deus!

Paula Pedrosa

É CEO, Headhunter, Jobhunter e Coach de Carreira da Paula Pedrosa Headhunter & HR Solutions. Colunista de carreira, mercado e imagem corporativa do Jornal do Commercio

Veja também

Pesquisar