“Filhos da Quarentena” Livro de ficção mesclado com a realidade

Se você é uma pessoa que gosta de ler, então não pode perder o lançamento do livro de contos Filhos da Quarenta: A esperança de viver novamente que acontecerá no próximo sábado, dia 05 de fevereiro, às 10 horas, na Livraria Nacional, localizada na Rua 24 de Maio, número 415, Centro, Manaus-Am.

Filhos da Quarentena: A esperança de viver novamente foi publicado pela Editora Viseu em dezembro de 2021 e é composto por quarenta pequenas narrativas (contos) que têm como personagem principal a força e a coragem dos personagens para vencer o coronavírus e continuar lutando pela vida. 

O título do livro refere-se ao período da quarentena e por ter sido escrito em quarenta dias, janeiro\fevereiro de 2021, em Manaus. O livro é de ficção, mas que acaba se mesclando com a realidade, isso porque, como seres sociais, somos impelidos pela realidade que é superior à nossa consciência.

Três profissionais apresentam o livro:

1) a psicóloga Jussara Damasceno de Souza: “Este não é apenas mais um livro que fala sobre a pandemia de Covid-19, é sim uma obra que fala de esperança, de fé, de coragem, de otimismo, de união, de força, de superação”; 

2) o historiador Jonas Araújo Pereira Júnior: “Convenhamos, são tempos difíceis, o Brasil atravessa uma série de crises simultâneas: sanitária, econômica e política. Ainda assim, em meio a toda essa tempestade, o cotidiano tem repetidamente fortalecido duas ideias, esperança e fé”; 

3) a enfermeira Idehize Oliveira Furtado: “De uma leitura leve e sensível o autor leva o leitor a se ver em cada uma das narrativas, levando os filhos da quarentena a lembrar-se dos dias entre lágrimas e sorrisos de alegria, sentimentos que eu, como profissional de saúde, pude observar e vivenciar juntamente com muitos de meus pacientes, e colegas de trabalho durante esse período de pandemia”. 

O livro Filhos da Quarentena: A esperança de viver novamente passa uma mensagem de esperança, que não devemos desanimar nunca, até porque a vida deve prevalecer, vai prevalecer e nunca podemos perder a esperança de continuar vivendo ou de viver novamente!

Os personagens do livro, todos eles, estão grávidos de esperança, força de vontade, amor-próprio, solidariedade, determinação. Em nenhum momento eles se entregam para as dificuldades da vida, para a doença, para o vírus. Ao contrário, lutam por um mundo melhor, justo e fraterno para todos. A esperança é a palavra-chave desse livro!

O livro Filhos da Quarentena: A esperança de viver novamente destina-se aos amantes do conto, da filosofia amazônica. Seja pela contribuição da Psicologia, da História e da Enfermagem (os três profissionais que apresentam a obra), à leitura desse livro leva o(a) leitor(a) a refletir sobre a própria vida, de como manter a vida em perspectiva e de como sermos felizes. 

Em suma, a empatia, a solidariedade, a fé, são valores que os personagens transmitem com toda a força e com todo amor. O livro Filhos da Quarentena ensina, ainda, que o mundo pós-pandemia será o da ética, da república, dos valores humanos, como a amizade, a coragem, a confiança, etc.

Por fim, este livro foi escrito para aqueles e aqueles que têm esperança de continuar vivendo num mundo melhor, de paz.

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário