Pesquisar
Close this search box.

Festas pelo mundo

As tradições existem no mundo todo. Contudo, uma festa conquistou o planeta. A Oktober fest surgiu na Baviera, Alemanha, em 12 de outubro de 1810. Nesta data aconteceu o casamento do príncipe Ludwig (mais tarde rei da Baviera) com a princesa Tereza da Saxônia. A festa tinha como principal atrativo uma corrida de cavalos e se repetia a cada ano após o casamento. O local, em homenagem à princesa, era chamado de “Prado da Tereza”. Somente em 1840, com o surgimento da fotografia, os fotógrafos alemães encontraram na festa um local propício para fotografar, expor e vender seus trabalhos. Munique inteira dirigia-se para a – então –  periferia onde aconteciam os festejos. Um fato curioso é que apenas em 1918 foi liberado o consumo de cerveja. Desde a primeira festa realizada, até hoje ela não foi realizada por 25 anos, devido à epidemia de cólera e as duas guerras mundiais. Se no início a cerveja era proibida, hoje a festa de Munique recebe cerca de dez milhões de visitantes e consome sete milhões e litros dela. 

No Brasil, Blumenau instituiu a festa em 1984, após grandes inundações que aconteceram na região. A calamidade atraiu a solidariedade do Brasil todo, então para provar que o povo catarinense enfrentava suas dificuldades com alegria, realizaram a primeira Oktoberfest. Embora haja registros da realização da festa em Itapiranga, no mesmo estado, datada da década de 1978, a de Blumenau surgiu não apenas para a população local, mas principalmente para atrair turistas. Hoje ela existe em muitas cidades do Brasil, com destaque para Marechal Cândido Rondon(PR), Santa Cruz do Sul(RS) e inclusive na morena Manaus que já a realiza por dez anos seguidos.

Contudo, a festa com este nome e com o mesmo motivo também acontece na Escócia, Itália, Austrália, na América do Sul, Hong Kong, Vietnam, mas principalmente na América do Norte. A maior festa fora da Alemanha se realiza no Canadá, nas cidades gêmeas Kitchner Waterloo. Blumenau rivaliza com ela, segundos algumas fontes, chegando a superá-la em alguns anos. Nos Estados Unidos a maior é a de Cincinatti (Ohio) Contudo existem muitas em San Francisco, Las Vegas, Seattle, Chicago, New York,  New Orleans e outras. 

Na Argentina, desde 1963 acontece uma grande Oktoberfest em General Belgrano, na província de Córdoba.  O país vizinho, cuja etnia imigratória é semelhante ao sul do Brasil realiza esta festa em muitas outras cidades. No Chile também ela é realizada em quatro cidades. Colômbia e Venezuela também a festejam em algumas localidades.  

Há outras festividades, como a do Boi Bumbá (Bumba meu boi) sobre cuja origem não há unanimidade. Nem há unanimidade sobre o que é original e o que foi acrescentado durante os séculos em que o povo se diverte com ela. Há quem afirme que a Oktoberfest seja a maior festa folclórica do mundo. Quem diz isso, não deve considerar o Carnaval como uma festa folclórica. Esta festa, cuja origem se perde nos meandros da história, que tem no Rio de Janeiro seu ponto alto e é festejada com muita intensidade em inúmeras cidades brasileiras e com menor intensidade no resto do mundo, talvez se sobreponha a Oktoberfest na universalidade. Contudo, a festa alemã é mais farta no quesito gastronomia.

Como nem só de trabalho vive o homem é sempre bom lembrar que o lazer de uns representa trabalho e lucro para outros. Infelizmente, como aconteceu na epidemia do cólera, a Covid 19 também prejudicou a realização dos festejos.

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar