Pesquisar
Close this search box.

Falando de política

Buscando nos dicionários a definição de Política, encontramos diversas opções, dentre as quais: ciência dos fenômenos referentes ao Estado; ciência política; sistema de regras respeitantes à direção dos negócios públicos; arte de bem governar os povos; conjunto de objetivos que enformam determinado programa de ação governamental e condicionam a sua execução; princípio doutrinário que caracteriza a estrutura constitucional do Estado; posição ideológica a respeito dos fins do Estado; atividade exercida na disputa dos cargos de governo ou no proselitismo partidário; habilidade no trato das relações humanas, com vista à obtenção dos resultados desejados. Bem, hoje acordei com vontade de me tornar um militante radical. Agora que eu sei o que é Política, quero dizer, li a definição em dicionário, mas, absolutamente, não entendo patavina  do tema. E nunca quis, não quero e nunca vou querer saber. Então, me aprofundei para entender a diferença entre Direita e Esquerda, na política partidária, sem me socorrer em ler “especialistas”(como se um molecote, guri, pudesse ter a audácia de me “influenciar”). E encontrei uma definição de Direita: regime político de caráter conservador. E uma definição de Esquerda: conjunto de indivíduos ou grupos políticos partidários de uma reforma ou revolução socialista. Complicou.

Agora, vamos ver o que é Socialismo e o seu contrário, que é o Liberalismo ou Capitalismo ou como queiram os entendidos. Pelo dicionário, Socialismo é uma doutrina que prega a primazia dos interesses da sociedade sobre os interesses dos indivíduos, e defende a substituição da livre-iniciativa pela ação coordenada da coletividade na produção de bens e na repartição da renda. E, na mesma fonte, o Capitalismo é um sistema econômico e social baseado na propriedade privada dos meios de produção, na organização da produção visando o lucro e empregando trabalho assalariado, e no funcionamento do sistema de preços. Bem, sabendo agora disso tudo, vamos pesquisar as diferença entre Democracia e Comunismo. A fonte rotineira diz que Democracia é uma doutrina ou regime político baseado nos princípios da soberania popular e da distribuição equitativa do poder, ou seja, regime de governo que se caracteriza, em essência, pela liberdade do ato eleitoral, pela divisão dos poderes e pelo controle da autoridade.

E Comunismo é qualquer doutrina social, política e econômica que proponha alguma forma de propriedade coletiva dos meios de produção. Calma. Sei que as diferenças não são tão simplórias. Pelo menos, os militantes de um lado e do outro, sustentados pelo fanatismo, vão criticar e acrescentar milhões de outras ideias. Fiquem à vontade, pois estamos em um país livre. Enfim, satisfiz os egos de meus amigos que me cobravam falar de política em meus artigos. E para não perder as suas amizades, não defendo nem o lado A e nem o lado B. E, acima de tudo, o voto é secreto. E segue a vida !

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar