10 de dezembro de 2024

Estratégias eficazes para gerenciar o tempo com disciplina

O que mais escutamos hoje em dia, é que tal pessoa não deu andamento naquele antigo projeto por falta de tempo, que aquele sonho tão planejado, não pode ser concretizado por falta de tempo, que o relatório não ficou pronto para a reunião de planejamento por falta de tempo, e que não se pode dar mais atenção à família por falta de tempo.

O tempo é o grande vilão da história toda. Pensemos. Quando crianças, nosso tempo de 24 horas por dia era para brincar, dormir, comer e estudar. Quando passamos para a juventude, as mesmas 24 horas também tinham que dar agora, para estudar para o vestibular e para namorar. Quando adultos, as mesmas 24 horas precisam dar para trabalhar, comer, estudar, dar atenção à família, ter amigos, se divertir, se socializar, ir à igreja, entre tantos outros afazeres.

Conforme vamos crescendo, o tempo continua o mesmo, mas as responsabilidades e atividades aumentam a cada dia que passa. Na verdade, o tempo não é o grande vilão, mas sim o grande aliado. Nós precisamos fazer o tempo render de formar positiva, fazendo com que o nosso dia dê para fazermos tudo o que precisamos e que ainda sobre um tempinho para descansar.

Planejamento é essencial

Cabe a nós sabermos nos organizar e priorizar cada coisa em seu devido tempo. O melhor seria no dia anterior, você saber o que vai precisar fazer no dia seguinte já fazer um planejamento. Não precisa ser nada muito complexo. Um rabisco do que se terá que fazer no dia seguinte, na sequencia de prioridade já ajuda muito. Com isso, você verá que vai sobrar tempo no seu dia. Você fica mais feliz por ter mais tempo livre e sua família fica mais feliz, por ter você por perto. Consequentemente, temos uma vida mais feliz. Estudos comprovam que quando estamos satisfeitos com nós mesmos e com nossas famílias, temos maior aproveitamento em todas as demais áreas da nossa vida. E o trabalho, fonte do nosso sustento, é uma delas.

Eu, particularmente, gosto de me organizar com planner. Nesse planner eu sempre anoto o que eu preciso fazer amanhã, depois, durante a semana, no mês… isso para que eu não venha a me esquecer de nada. Para mim tem sido extremamente útil e necessário, uma vez que, como mulher, tenho minhas responsabilidades profissionais, mas ao mesmo tempo, não posso esquecer nada da minha casa e meu marido e filhos, por exemplo.

Ao mesmo tempo que estou numa reunião, fechando um negócio, escrevendo a coluna, também penso que, por exemplo, não posso esquecer de deixar anotado os horários dos remédios das crianças, ou ainda que preciso ir ao supermercado para suprir a casa de mantimentos, e que ainda preciso ir ao salão para fazer as unhas. Ufa! Nossa cabeça não é computador e precisamos de aliados (ferramentas) que nos ajudem a nos organizar da mlehor forma possível. Outro grande aliado também, quando preciso me programar para alguns dias mais a frente, é o celular. Coloco no calendário, logo na primeira hora do dia, para que eu não venha a esquecer.

Disciplina – Fazer acontecer

De nada adianta nos organizarmos, se não fizermos. E gente, não adianta esperar a vontade acontecer. Os adultos fazem o que precisa ser feito mesmo sem ter vontade, essa é a vida como ela é. Afinal, eu não gosto de lavar louças, mas elas estão ali. Se você não gosta de aprender inglês, mas sabe que seu salário vai aumentar e sua família vai ter mais qualidade de vida com isso, comece a fazer sem gostar, sem querer ou sem ter vontade. Quer ser mais saudável e viver mais para ver os netos? Comece a se exercitar mesmo não querendo. Essa é a vida como ela é.

Passamos a perceber que cada vez mais conseguimos fazer mais coisas nas mesmas 24 horas que sempre existiram, desde que nos entendemos por gente. Entendemos que quem faz o nosso tempo somos nós mesmos.

Pense bem antes de falar para alguém que não fez tal coisa por falta de tempo. Será que você simplesmente não deu prioridade a isso ou não teve disciplina suficiente para fazer? É bem provável. Mas, ainda há tempo. Sempre há tempo! E você ainda tem tempo de mudar essa vida corrida que leva, com tantos afazeres, para uma vida mais organizada, bem planejada e feliz, mesmo sem abrir mão dos seus muito afazeres. Muitas vezes, com mais afazeres ainda.

Esse final de semana que passou, eu e meu marido estávamos conversando e chegamos a conclusão de que vale a pena vivermos a vida de forma intensa, a cada dia. Muitas vezes reclamamos tanto, porque temos muito afazeres, porque “eu não paro em casa, porque, coitada de mim, chego do trabalho e não paro de trabalhar em casa e cuidar dos filhos…” Mas, na verdade isso é uma dádiva. Que bom que você tem um trabalho, casa e filhos para cuidar e se preocupar! A vida é assim. Quantas pessoas gostariam de ter uma vida corrida, cheia de responsabilidades, afazeres e uma família, como temos e, na maioria das vezes, reclamamos tanto disso tudo todos os dias. E sim, um dos seus compromissos também deve ser ter tempo livro para descansar, é um compromisso com você.

Vamos viver cada dia como se fosse o último, aproveitando cada fase que a vida nos traz, porque quando passar, provavelmente venhamos a ficar saudosos querendo que o tempo volte atrás… Sempre vamos ter tempo para aproveitar, mas, para frente, nunca para trás. O segredo é fazer tudo o que precisamos fazer com amor. Façamos hoje o nosso melhor!

Boa semana!

Fiquem com Deus!

Paula Pedrosa

É CEO, Headhunter, Jobhunter e Coach de Carreira da Paula Pedrosa Headhunter & HR Solutions. Colunista de carreira, mercado e imagem corporativa do Jornal do Commercio

Veja também

Pesquisar