Pesquisar
Close this search box.

Conceitos racionalistas cristãos 

Afirma o Racionalismo Cristão que o Universo é composto de Força e Matéria. A Força é o princípio inteligente, imaterial, ativo e transformador. A Matéria é o elemento passivo e amoldável. Na filosofia racionalista cristã, o Princípio Inteligente é também frequentemente denominado como Grande Foco ou Inteligência Universal, do qual os seres humanos são parcelas que possuem os mesmos atributos em forma latente, para serem desenvolvidos e aperfeiçoados nas inúmeras existências por que passam na Terra como espírito em evolução. Logo, em Força e Matéria se resume e se explica a vida no seu aspecto amplo e construtivo. A apuração do seu conhecimento reduz os erros em que tantos humanos ainda incidem. 

Entre os inúmeros desafios enfrentados pela humanidade atualmente, o aprimoramento moral pode ser considerado como o principal. As questões que se apresentam ao ser humano em sua vida familiar, social e profissional. bem assim a sua compreensão diante da diversidade de pensamentos, culturas, escolhas afetivas e filosóficas exigem conhecimentos sólidos sobre a existência como um todo. 

O campo de estudos da vida, sob um aspecto mais amplo, no qual a filosofia racionalista cristã expõe sua visão sobre a espiritualidade, seguindo diretrizes e métodos próprios, monstra sua importante inter-relação com o mundo dos fatos passíveis de observação. 

Nos diversos períodos de seu percurso evolutivo, o ser humano elaborou diferentes formas de se colocar frente á realidade transcendente do planeta, indo da criação de mitos e fantasias ao  atual paradigma científico. Entretanto, no pluralismo dessas tendências históricas, destaca- se a conexão existente entre espiritualidade e materialidade, pois, como afirma o Racionalismo Cristão, a raiz de todos os fatos existencias está na atuação do Princípio Inteligente sobre a Matéria. 

O Todo Universal é  regido por leis evolutivas, às  quais estão sujeitos os seres humanos, não admitindo assim o Racionalismo Cristão provações, predestinações nem milagres. A filosofia racionalista cristã ensina que todos os atos de nossa vida decorrem do emprego do livre -arbítrio ,faculdade espiritual orientada pelo raciocínio e  controlada pela vontade. Por isso,  conforme pensarmos assim seremos; o que de mal desejamos ao próximo a  nós mesmos estaremos a desejar; e o que  de bem  fizermos, em nosso benefício redundará ,pois  seremos o que quisermos ser. Ensina, portanto, a não se cultivar sentimentos de  ódio, de inveja ou de malquerença. 

Nesse contexto, o Racionalismo  Cristão afirma que  o ser humano em evolução na Terra é constituído, simplificadamente, por espírito  (princípio inteligente e  imaterial), corpo fluídico( matéria sutil) e corpo físico  (matéria densa). Com essa estrutura terá de exercer suas funções terrenas, cumprindo uma das mais importantes das leis evolutivas, a lei das reencarnações.

Jamil Merched Chaar

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar