22 de julho de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Como Vietnã salvou vidas contra Covid-19 (Parte 4)

O artigo apresenta a última série do Vietnã, desta vez focado em algumas soluções tecnológicas adotadas neste país para proteger e salvar a vida das pessoas contra a Covid-19.

Apesar de poucos recursos, várias soluções tecnológicas foram desenvolvidas para enfrentar a Covid-19 no Vietnã, vejamos algumas delas:

a) o Chat Bot Vietnam JSC <https://botbanhang.vn/>

Este é site criado pela Startup Bot Ban Hang, localizada em Hanoi, basicamente é um site de marketing e de vendas, mas o chatbot se conecta com a conta do Facebook do usuário e fornece informações atualizadas sobre a pandemia, a partir de informações de várias fontes oficiais.

b) AI-Based Virus Tracker <https://corona.kompa.ai/>

Esta é uma ferramenta para rastrear a situação e a evolução do vírus Corona no mundo (incluindo o Vietnã), desenvolvido pelo Kompa Group, especializado em soluções de gerenciamento e análise de informações baseadas na plataforma de inteligência artificial.

No caso do Vietnã, o site apresenta estatísticas sobre a doença, as últimas informações oficiais, artigos com orientações com temas interessantes, tais como “Fonte de luz UV-C neutraliza o vírus da covid-19?”, noticiários como “A França homenageou a equipe médica que lutava contra a covid-19 durante a celebração do dia Nacional.

c) Covid-19 Check <https://bit.ly/3fu0GJC>

Criado pelos engenheiros da Startup Got It, o Covid-10 Check é uma metodologia que permite predizer em qual “F” a pessoa se encontra. Para tornar a quarentena efetiva, o Ministério da Saúde do Vietnã criou um sistema de classificação da covid-19 em seis níveis, que vão do F0 até o F5: F0 significa pessoa que é identificada como infectada pelo covid-19; F1 significa pessoa que está suspeita de estar infectada ou exposta a F0; F2 pessoa que é exposta a F1; F3 pessoa que é exposta a F2; F4 pessoa que é exposta a F3; F5 pessoa que é exposta a F4.

A rápida identificação e classificação dos indivíduos nos níveis F0 a F5 é considerado importante no Vietnã para como medidas eficazes ao longo do tempo.

O que a Startup fez foi usar um caso de contágio do paciente 17 para criar um gráfico estilo mapa conceitual para identificar o indivíduo, a sua jornada (viagens) e os lugares onde esteve, valendo lembrar que este paciente este em no voo VN054, permitindo assim mapear as conexões e as pessoas identificando-as nos níveis F1 a F5.

O principal objetivo do Covid-19 Check é criar um banco de dados com gráficos de larga escala para identificar pontos de contados de indivíduos ao longo de 14 dias.

d) ELSA Speak App <https://elsaspeak.com/en/>

Criado pela Startup ELSA, o app foi lançado para permitir estudantes a aprender corretamente diálogos em Inglês.

Eles lançaram uma campanha, até junho/20, o pacote Pro Elsa estaria grátis para todos os alunos que estão no 12o grau em toda a nação. Para participar, os pais e estudantes precisam fazer o downloald no App Store ou Google Play, e enviar um e-mail para [email protected] com o título “hoc tai nha mua Corona – aprendendo em casa em tempo de corona” para receber o código para ativar o Elsa Pro.

e) Kit de test <https://bit.ly/2CAThcI>

A Universidade Médica Militar em parceria com Viet A Company desenvolveram o Teste para detectar a covid-19 chamado LightPower iVA SARS-CoV-2 1st RT-rPCR, de baixo custo, rápido e que atende as exigências da Organização Mundial da Saúde.

Em 11 de Maio de 2020, o Ministério da Saúde anunciou que estas organizações poderiam produzir até 10 mil kits de testes por dia e parabenizou os cientistas e profissionais da saúde envolvidos no projeto.

Em 22 de maio de 2020, o Vietnã já tinha exportado 20000 kits de testes para oito países, gerando prevenção, emprego e renda para a população.

f) Desinfetante automático para as mãos <https://bit.ly/3gSmMFQ>

Dr. Ngo Dinn Thanh e estudantes da Universidade Tecnológica Da Nang criaram em pouco tempo um protótipo de desinfetante automático para as mãos, voltado para os hospitais.

Em 3 dias, o time desenvolveu, construiu, testou e aperfeiçoou o produto em parceria com profissionais de saúde do Hospital da cidade de Da Nang.

g) Rice ATM <https://bit.ly/3fFfULG>

Gosto muito dessa inovação, uma máquina para distribuir arroz gratuitamente para as pessoas de baixa renda, a Rice ATM foi desenvolvida pelo empresário Hoang Tuan Ahn, ela funciona 24h, todos os dias da semana, foi instalada em abril/20 durante a quarentena na cidade de Ho Chi Mihn e o sucesso foi tão grande que o projeto ganhou reconhecimento nacional do governo, e outras máquinas foram instaladas em cidades do país e até em outras nações, como no Camboja e na Indonésia.

h) Câmara de desinfecção móvel <https://bit.ly/2BPdgV3>

Os pesquisadores do Vietnã criaram uma câmara de desinfecção móvel para ajudar pessoas que trabalham em áreas afetadas pela Covid-19. Foi desenvolvida pelo Instituto de Saúde Ocupacional e de Meio Ambiente, em parceria com a Universidade de Tecnologia de Hanoi.

Uma Câmara tem a capacidade de desinfectar 1000 pessoas por dia. Eles instalaram câmeras em locais onde há muita movimentação de pessoas e de exame médico, a pessoa entra, e entre 15 e 20 segundos, cerca de 99% das bacterias e vírus presentes na superfície do corpo e na roupa são mortos.

i) Telemedicine App <https://bit.ly/3gBTr2w>

Desenvolvido pelo grupo militar Viettel, este aplicativo foi lançado em abril/20 e sua plataforma permite acesso a estes serviços remotos: consulta sobre exame médico e tratamento, consulta de diagnóstico de imagem, consulta sobre cirurgia, treinamento médico e tratamento. Os pacientes sem sair de casa, podem facilmente ver seus médicos pelo website ou app, conectar com doutores por telefone ou texto, conversar com outras pessoas que têm a mesma doença, bem como ficar atualizado sobre os protocolos e guias de procedimentos médicos.

Há várias outras soluções tais como o Bluezone app, o NCOVI, a Declaração de Saúde Eletrônica, plataformas de venda e entrega eletrônicas, sistema de som auto-falante, etc. Todas elas foram frutos de parcerias envolvendo de alguma forma integração com o Governo Federal, Empresas, Universidades, Startups, etc, usando redes sociais, plataformas digitais, aplicativos, QR Code, Open Source, Sistema Remoto, Kits de testes, Sensores, Automação, Câmeras, Inteligência Artificial, Tecnologia de Reconhecimento de Voz, Big Data, Computação em Nuvens, ChatBot e Bluetooph.

*Prof. Dr. Jonas G. da Silva – Prof. da Eng. de Produção da UFAM. Atualmente, pesquisador visitante do Instituto de Pesquisa em Inovação da Escola de Negócios da Universidade de Manchester (RU). E-mail: [email protected]

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar