11 de novembro de 2024

Como lidar com as amizades no ambiente corporativo

Devido ao grande número de horas que as pessoas passam dentro das empresas trabalhando, é comum que a relação entre colegas migre para a amizade. Isso traz vantagens e é até visto com bons olhos pelas organizações. Mas há de se tomar cuidado para que o relacionamento pessoal não te deixe com o “rabo preso”.

Amizade faz bem

Uma das vantagens de se fazer amigos no ambiente de trabalho é a construção de uma rede de relacionamentos, que poderá ajudar na carreira ao longo da vida. Quando as afinidades são equilibradas com a responsabilidade profissional, é natural que as pessoas se aproximem e, quando uma das duas sai daquela empresa, a amizade continue. Sabendo que o amigo é, além de boa gente, um bom profissional, o colega o indica, surgem convites para projetos conjuntos, sociedades e outras empreitadas.

Atualmente o número de pessoas empregadas por indicação é muito significativo. É por esse motivo que a rede de contatos, ou network, é muitas vezes crucial na carreira profissional e deve sempre ser intensificada.

Outra vantagem da amizade no trabalho é a leveza que o relacionamento traz para lidar com os desafios profissionais do dia a dia, inclusive aumentando a produtividade. A capacidade de desenvolver bons relacionamentos faz parte de uma boa postura profissional e é uma competência muito bem-vista no meio corporativo.

A amizade pode ajudar principalmente quando as duas pessoas trabalham em setores distantes, pois facilita a comunicação além do nível de confiança entre os colegas aumentar consideravelmente.

Corrupção e favorecimento

O problema da amizade no trabalho é que, como em qualquer relação muito próxima, há as possibilidades de brigas, favorecimentos indevidos e fofocas, que não são saudáveis em ambientes profissionais.

Acontece que conforme o tipo de trabalho e o envolvimento das pessoas, o nível de comprometimento entre elas chega a extrapolar a ética, podendo ocorrer até casos de corrupção, em que um encobre o outro em nome da amizade.

As amizades podem fomentar a fofoca no ambiente de trabalho, tida como “inevitável” por muitos especialistas, porque a pessoa se sente mais à vontade para comentar com quem se confia sobre a atitude de terceiros. Outra situação comum é a briga entre os amigos. Afinal, quanto mais próxima é uma relação, mais está sujeita a desgastes e desavenças ocasionais.

Quais cuidados tomar

– Observe a cultura da organização e se ela incentiva a amizade entre colegas ou não;

– Separe os papéis de amigo e de colega de trabalho, principalmente quando a relação é de superior e subordinado;

– Lide com a relação de forma transparente, para que os colegas saibam que há uma relação pessoal entre vocês;

– Evite o isolamento e as panelinhas. Relacione-se amigavelmente também com outras pessoas;

– Guarde sigilo sobre informações que não possam ser divulgadas, principalmente se seu amigo já saiu da empresa;

– Se precisar fazer uma crítica sobre o colega que é amigo, faça de forma reservada, mesmo que vocês tenham intimidade;

– Evite conversas em excesso durante o trabalho, seja pessoalmente, por e-mail ou programas de mensagens instantâneas;

– Seja imparcial nas decisões. Não cobre nem mais nem menos do amigo do que dos demais;

– Evite a fofoca. Sempre que tiver algo a dizer, fale diretamente com a pessoa;

– Se houver um desentendimento de cunho pessoal, ele deve ser discutido fora do trabalho.

Que mantenhamos as boas relações, inclusive fortalecendo-as nesse final de ano.

Boa semana!

Fiquem com Deus!

Paula Pedrosa

É CEO, Headhunter, Jobhunter e Coach de Carreira da Paula Pedrosa Headhunter & HR Solutions. Colunista de carreira, mercado e imagem corporativa do Jornal do Commercio

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