Devido ao grande número de horas que as pessoas passam dentro das empresas trabalhando, é comum que a relação entre colegas migre para a amizade. Isso traz vantagens e é até visto com bons olhos pelas organizações. Mas há de se tomar cuidado para que o relacionamento pessoal não te deixe com o “rabo preso”.
Amizade faz bem
Uma das vantagens de se fazer amigos no ambiente de trabalho é a construção de uma rede de relacionamentos, que poderá ajudar na carreira ao longo da vida. Quando as afinidades são equilibradas com a responsabilidade profissional, é natural que as pessoas se aproximem e, quando uma das duas sai daquela empresa, a amizade continue. Sabendo que o amigo é, além de boa gente, um bom profissional, o colega o indica, surgem convites para projetos conjuntos, sociedades e outras empreitadas.
Atualmente o número de pessoas empregadas por indicação é muito significativo. É por esse motivo que a rede de contatos, ou network, é muitas vezes crucial na carreira profissional e deve sempre ser intensificada.
Outra vantagem da amizade no trabalho é a leveza que o relacionamento traz para lidar com os desafios profissionais do dia a dia, inclusive aumentando a produtividade. A capacidade de desenvolver bons relacionamentos faz parte de uma boa postura profissional e é uma competência muito bem-vista no meio corporativo.
A amizade pode ajudar principalmente quando as duas pessoas trabalham em setores distantes, pois facilita a comunicação além do nível de confiança entre os colegas aumentar consideravelmente.
Corrupção e favorecimento
O problema da amizade no trabalho é que, como em qualquer relação muito próxima, há as possibilidades de brigas, favorecimentos indevidos e fofocas, que não são saudáveis em ambientes profissionais.
Acontece que conforme o tipo de trabalho e o envolvimento das pessoas, o nível de comprometimento entre elas chega a extrapolar a ética, podendo ocorrer até casos de corrupção, em que um encobre o outro em nome da amizade.
As amizades podem fomentar a fofoca no ambiente de trabalho, tida como “inevitável” por muitos especialistas, porque a pessoa se sente mais à vontade para comentar com quem se confia sobre a atitude de terceiros. Outra situação comum é a briga entre os amigos. Afinal, quanto mais próxima é uma relação, mais está sujeita a desgastes e desavenças ocasionais.
Quais cuidados tomar
– Observe a cultura da organização e se ela incentiva a amizade entre colegas ou não;
– Separe os papéis de amigo e de colega de trabalho, principalmente quando a relação é de superior e subordinado;
– Lide com a relação de forma transparente, para que os colegas saibam que há uma relação pessoal entre vocês;
– Evite o isolamento e as panelinhas. Relacione-se amigavelmente também com outras pessoas;
– Guarde sigilo sobre informações que não possam ser divulgadas, principalmente se seu amigo já saiu da empresa;
– Se precisar fazer uma crítica sobre o colega que é amigo, faça de forma reservada, mesmo que vocês tenham intimidade;
– Evite conversas em excesso durante o trabalho, seja pessoalmente, por e-mail ou programas de mensagens instantâneas;
– Seja imparcial nas decisões. Não cobre nem mais nem menos do amigo do que dos demais;
– Evite a fofoca. Sempre que tiver algo a dizer, fale diretamente com a pessoa;
– Se houver um desentendimento de cunho pessoal, ele deve ser discutido fora do trabalho.
Que mantenhamos as boas relações, inclusive fortalecendo-as nesse final de ano.
Boa semana!
Fiquem com Deus!