Pesquisar
Close this search box.

Buscar oportunidade pessoal e profissional é um desafio constante

                    Nossa vida é repleta de desafios, dificuldades, facilidades, ameaças e oportunidades. Para poder criar uma situação de equilíbrio se deve buscar a vontade de continuar através de uma opção inicialmente individual, porém com objetivos coletivos. É muito clara a grande dificuldade que todos temos de entender o que realmente é uma oportunidade. Isto faz com que, muitas vezes, não estejamos preparados para aproveitar o que de bom pode acontecer em nosso meio. O conhecimento ajuda muito no sentido técnico da busca da oportunidade e não podemos esquecer que é o entusiasmo que faz a pessoa pensar em “ir para frente”. A atitude, hoje, é que realmente faz a diferença e nos leva para o sucesso. Não podemos imaginar que sorte é algo que “cai do Céu” e somente algumas pessoas têm. Na verdade, sorte é a união do preparo com a oportunidade, e por isso, devemos estar sempre preparados sob pena de não conseguir o nosso crescimento pessoal ou profissional. 

                    Nós necessitamos de reconhecimento do que fazemos. Atualmente o que se observa é que o ser humano precisa buscar se conhecer a cada dia para poder criar a sua satisfação na vida. Para fazer a coisa acontecer devemos reunir o conhecimento, o entusiasmo e a atitude e assim realizar, construir e progredir. Somos seres criativos e pensantes e ao mesmo tempo podemos ser acomodados e negativos ocasionando um baixo ou nenhum aproveitamento no que diz respeito às realizações para o progresso. Muitas vezes se quer ter oportunidades sem nada planejar, conhecer, saber. Isto acarreta um elevado grau de desmotivação nas pessoas. Para resolvermos este impasse precisamos criar em nossa prática à busca de oportunidades, pois não podemos simplesmente esperar, temos que agir. Por isso, a atitude é o diferencial e os problemas servem de matéria-prima para a criação de momentos de oportunidades. Precisamos olhar para as dificuldades com visão positiva e aproveitar para criar, inovar e quebrar paradigmas.

                    O momento é de preocupação, pois falta a devida orientação para a grande maioria viver positivamente. A velocidade da informação devido o progresso tecnológico nos tem deixado apreensivo em relação ao nosso verdadeiro potencial. Muitas vezes acreditamos não ter capacidade de realizar determinado trabalho enquanto os que estão ao nosso redor acreditam que podemos fazer a diferença. Precisamos conhecer e buscar nosso potencial, nossos limites e acima de tudo acreditar que o que faz a diferença e sermos diferentes.

                    Dentro das organizações muitas pessoas que as compõem esperam somente a empresa decidir. Precisamos de uma maior participação de todos os envolvidos no processo. O diferencial para aproveitar as oportunidades que surgem é estarmos preparados através de busca continua do desenvolvimento e aperfeiçoamento. Necessitamos, também, criar o hábito de analisar os fatos, pois assim, conseguiremos conhecer a área profissional que mais cresce, conhecer o perfil necessário para determinada vaga e utilizar todo nosso conhecimento da melhor maneira possível nas organizações.

                    Certamente sempre haverá tempo para criar oportunidades ou aproveitá-las, precisamos apenas de consciência, dedicação, trabalho, opinião própria, buscar e fazer o que precisa ser feito da melhor maneira possível a fim de demonstrar que crescer e progredir são uma questão de ponto de vista, de atitude. Podemos fazer parte deste processo de sucessos ou podemos apenas ficar olhando e deixar o tempo passar para mais tarde tentar justificar dizendo ser um azarado, desprovido da sorte ou qualquer outra desculpa. Isto tudo é uma questão de opção, você pode ser o motorista de sua vida ou optar por ser o passageiro. O grande problema é que quando houver o arrependimento pode ser tarde demais. Portanto, vamos criar, inovar, descobrir, fazer diferente para poder ser o melhor.

Vamos refletir sobre isto?

Flávio Guimarães é Mestre em Engenharia de Processos pela UFPA, Diretor da Guimarães Consultoria e Treinamento Empresarial Ltda., Administrador de Empresas, Especialista em Empresas Públicas e Privadas, Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios, Consultor Empresarial, Pós Graduado MBA Gestão e Docência do Ensino Superior, Professor Universitário (Estácio Amazonas), articulista do Jornal do Commercio e da Amazon Play TV digital e Coordenador dos Cursos de Logística, Qualidade e Recursos Humanos e do LPG – Laboratório de Práticas em Gestão da Faculdade Estácio Amazonas.

E-mail: [email protected], [email protected]

Jornal do Commercio de 09.07.2024.

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar