O balanço da sua liderança

Estamos nos últimos dias de 2021, período bem adequado para iniciarmos as reflexões sobre o ano que se finda e o início para novas perspectivas de um novo ciclo a ser iniciado em 2022. Entendo que a vida flui para além destas datas convencionais. No entanto, alguns rituais podem contribuir bastante para repensarmos ações passadas, retirar as devidas lições e termos a oportunidade de buscar folego de esperança para o futuro.

Vamos começar pensando sobre suas realizações como líder este ano? Não a liderança sobre as pessoas ou processos, mas a liderança da cadeira de presidente da sua vida. Que tal?

Conseguiu em muitos dias do ano realizar atividades que você ama fazer? É tão agradável a vida que consegue ter como rotina ações que são congruentes com seus interesses pessoais. É tão prazeroso poder desfrutar de dias em que a maioria das suas horas incluem tarefas que tem motivação de realizar. Se esta não foi a sua realidade, que tal avaliar a possibilidade de incluir em 2022 pequenos momentos de construir algo que entusiasme o seu coração?

Conseguiu este ano usar seus dons e talentos? Talvez não seja possível ainda no seu trabalho ou profissão, mas quero desafiar você em incluir na sua agenda para próximo ano, momentos em que faça o que lhe transborda de alegria, o que lhe brilha os olhos, o que resgata o amor em sua alma. Quem sabe com pequenas iniciativas não transforma uma atividade prazerosa em uma fonte de renda?

É assim que começam os negócios de sucesso. Um sonho, transformando-se em objetivos periódicos até que as metas sejam estabelecidas e o empreendimento posto. Nem estou dizendo sobre um negócio próprio ou para você virar um empreendedor. Quem sabe um novo projeto na sua área? Uma ideia em ação no seu trabalho? Um sugestão de ajuda em um setor de seu interesse? Um voluntariado em uma instituição que você admire? Qualquer primeiro passo pode modificar o seu futuro.

Sobre transformar o futuro? Neste ano você estabeleceu metas claras que tirasse você da cama todos os dias e elas estão sendo atingidas ou foram apenas sonhos que não saíram do papel no final de 2020? Ter metas mensuráveis, específicas e com data para realização são o grande diferencial de quem realmente tem liderado sua vida e encontrado o caminho de continuar evoluindo ano a ano.

Se neste balanço, você se depara em não ter indicadores de sucesso, reforço a importância de fazer isto agora. Defina suas metas para 2022, pois são elas que impulsionarão suas atitudes e servirão de referência de comemoração do próximo ano. Se você se depara em ter metas que não foram priorizadas e sente-se frustrado, quero incentivar em não desistir desta metodologia e procurar as razões pelas quais não conseguiu focar no que era importante e o ano ter terminado sem este resultado alcançado.

Para ambas as situações, faça uma análise profunda e sincera sobre sua responsabilidade na direção de seus objetivos e identifique quais pontos fracos em você tem minimizado suas possibilidades de sucesso, com saúde e felicidade. Esta verdade nos seus olhos serão suas primeiras atitudes para eliminar todo e qualquer bloqueio que impede você ter o que merece ter.

Da mesma forma, avalie suas fortalezas. Enumerando suas qualidades será possível perceber o que já tem a seu favor para potencializar seus resultados. Não desperdice suas habilidades. Use-as e vença.

Fácil eu bem sei que não é. Simples também não. É desafiador, existem muitos obstáculos a serem superados. Fazer um balanço das diversas ameaças ao seu redor também fazem diferença para conseguir pensar em recursos a serem utilizados para eliminar ou minimizar as inúmeras situações que não dependem de você, mas afetam os resultados que pode alcançar. Não conseguiremos viver em uma bolha, também não é possível controlar todos os eventos, mas podemos proativamente nos prepararmos para os problemas previsíveis e nos fortalecermos para os imprevisíveis.

Este mesmo raciocínio vale para ampliarmos a visão sobre as oportunidades que estão bem na nossa frente e não aproveitamos porque nossos olhos não estão abertos para ver, nossos ouvidos não estão direcionados para ouvir e nosso coração não se abriu para sentir. Tenho certeza que existem relacionamentos perto de você prontos para serem interligados de uma maneira mais intensa e produtiva. Tenho certeza que ao seu redor existem empresas, produtos, serviços e afins que somam ou colaboram com seus sonhos e você não tem feito uso.

Quando você faz o balanço de suas competências e utilização delas para sua vida agradável, encontra uma trilha de caminhos de metas que dariam uma vida significativa. Iniciar uma nova jornada com clareza sobre suas potencializadas e dificuldades gera um diferencial de planejamento e organização para direcionar seus esforços no que importa.

Resta ainda, entender que muitos dos seus limites estão instalados em seus bloqueios mentais e muito menos em cenário real. Muitas pessoas sofrem por antecipação e preocupação com o que nem vai acontecer e deixam de agir no aqui e agora por receio do que estará por vir. Para este problema pontual e relevante, sugiro relacionar quais pensamentos e sentimentos podem limitar você em 2022. Uma lista de inviabilidades poderá ser racionalmente investigada.

Perceba na sua lista se são fatos reais ou seu são frutos de um modelo mental limitante. Dizer que não é capaz, que não sabe, que não é possível, que nunca aprenderá algo, que é muito difícil, que não é x, y, z, não são fatos reais, mas apenas fruto das suas possíveis crenças limitantes. Neste caso, nem importa se é positivo ou negativo, vale mais perguntar se pensar desta maneira aproxima você das suas realizações ou se afasta você.

Não será uma luta confortável defrontar-se com o seu mapa de mundo e romper as fronteiras para mente passar a acreditar em outra identidade, outro nível de capacidade ou outro grau de merecimento, mas comece a acreditando que se pensar que será vitorioso, você será vitorioso. Vale pedir ajuda profissionais para pensamentos e sentimentos que inviabilizam você de avançar.

Eu bem sei o quanto a nossa mente nos mantem em uma zona de acomodação, inércia, imobilidade e falsa sensação de segurança. Encontre em 2022 o ano em que a sua zona de esforço o levará para uma vida de realização de sonhos, de crescimento e contribuição, ações empoderadas e um legado de quem assume a posição de CEO da própria vida e lidera o empreendimento mais importante, o seu existir.

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário