Aprender a estabelecer objetivos e criar planos para sua realização causará mais impacto positivo em sua vida do que qualquer outra coisa que possa fazer. Como diz o ditado: “se você não sabe para onde está indo, qualquer estrada vai levá-lo até lá”. Os objetivos servem como pontos de referência no mapa da estrada, detalhando como alcançar o sucesso por meio de uma sequência lógica. Embora pareça óbvio, a infeliz verdade é que a maioria das pessoas não dá atenção a isso. Elas têm apenas uma vaga noção de onde está o ponto A, e não tem a mínima ideia da posição do ponto B. A maioria das pessoas passa mais tempo planejando as férias de verão e festas do aniversário do que fazendo o planejamento de sua vida e de seu casamento. A maioria é mestra em pequenas coisas. Ficam presas no que as mantém ocupadas, mas que contribui muito pouco para a qualidade geral de sua vida.
Tenha em mente que grandes objetivos geram muita motivação e energia, enquanto pequenos objetivos produzem pouca motivação. Perseguir os objetivos deveria ser agradável e interessante, como um hobby muito valorizado. Em outras palavras, você precisa planejar os que realmente o inspirem, que sejam tão interessantes, motivadores e estimulantes a ponto de fazê-lo levantar às 5 horas da manhã e permanecer acordado até o relógio bater meia-noite.
Inteligência, formação educacional, trabalho duro e boas conexões são úteis, mas sem os objetivos, tenderá a ficar à deriva como um navio sem leme, caminhando de projeto em projeto, sem nunca atracar em seu pleno potencial. Sem os objetivos você poderá seguir em frente e até mesmo estar em boa posição conforme os padrões da sociedade, mas nunca chegará nem perto da realização de seus talentos singulares. Sem os objetivos, muito provavelmente, você vai se comparar e se avaliar em relação aos outros, em vez de balizar-se pelo potencial que Deus lhe deu.
Muitos denominam o estabelecimento de objetivos a principal habilidade do sucesso por tratar-se do ingrediente essencial de uma vida bem-sucedida. Sem ele, você não chegará nem perto de viver a vida plenamente. Com ele, é capaz de aprender a dominar o que quiser. Não é possível, porém, tornar-se um especialista no estabelecimento de objetivos simplesmente ouvindo um único CD ou comparecendo a um seminário. A maestria não é alcançada senão por meio da praticidade deliberada e repetitiva e do constante desejo de obter o avanço e a melhoria infindáveis – como eu sempre digo, constância!
Atividade x Realização
O benefício fundamental de conseguir dominar a habilidade de estabelecer objetivos é começar a assumir o controle sobre sua vida.
Não confunda atividade com realização. Conheço muitas pessoas que estão tão envolvidas nas atividades diárias que parecem estar correndo no meio de um denso nevoeiro. Estão todos correndo muito, mas não vão a lugar algum.
Não se vive sem objetivos. Simplesmente se subexiste, à deriva, sua vida e seu futuro serão determinados por aquilo que aparecer e atrair-lhe a atenção. Denis Waitley escreve: “A razão pela qual a maioria das pessoas nunca alcança seus objetivos é que elas não os definem, não aprendem sobre eles nem os levam a sério como coisas factíveis e alcançáveis. Os vencedores sabem onde estão indo, o que planejam fazer pelo caminho e com quem vão compartilhar a aventura”.
Aqueles que não têm traçado objetivos claros são continuamente atraídos por toda tendência de moda que a sociedade lhes apresenta. A mediocridade é mais bem definida como a falha em estabelecer grandes objetivos para sua vida e a negligência em viver a vida oferecida por Deus. Se não estabelecermos rotineiramente objetivos desafiadores, poderemos nos satisfazer com muito pouco. É fácil descer gradualmente para a complacência e começar a aceitar menos do que o melhor para si mesmo e para sua família. Mediocridade gera mediocridade. Sem um propósito definido, você certamente ficará à deriva, seguindo qualquer direção em que o vento por acaso sopre. Em vez de ser assertivo e proativo em relação a sua vida, simplesmente reagirá ao mundo ao redor e, como acontece com muitos, se tornará uma vítima auto induzida das circunstâncias.
10 principais razões para que você estabeleça objetivos por escrito para sua vida
10. Objetivos por escrito fortalecem seu caráter ao promover uma perspectiva de longo prazo.
9. Objetivos por escrito lhe permitem conduzir sua vida, em vez de simplesmente geri-la.
8. Objetivos por escrito fornecem motivação interna, permanente e consistente.
7. Objetivos por escrito o ajudam a permanecer concentrado no que é mais importante.
6. Objetivos por escrito otimizam sua habilidade de tomar decisões.
5. Objetivos por escrito exigem e constroem simultaneamente a autoconfiança.
4. Objetivos por escrito o ajudam a criar o futuro antecipadamente.
3. Objetivos por escrito o ajudam a controlar as mudanças, ajustar as velas, trabalhar com o vento, em vez de remar contra ele.
2. Objetivos por escrito elevam sua consciência diante de oportunidades consistentes com eles.
1. Finalmente, o benefício mais importante de estabelecer objetivos eficazes é a pessoa que você se torna como resultado dessa busca!
Em contrapartida, com objetivos definidos, você estará psicologicamente protegido da influência da moda e de outras distrações comuns. Perceberá essas loucuras e tendências e até mesmo dará ouvidos a algumas delas, mas o fato de ter seus objetivos definidos e por escrito vai trazê-lo rapidamente de volta à rota predeterminada.
As pessoas que experimentam sucesso consistente de longo prazo evitam olhar para muitos lados. Concentram-se deliberadamente em um único propósito que lhes permite ser absolutamente melhores.
Você foi criado e abençoado com um potencial ilimitado e a habilidade de transformar sua vida numa obra de arte. O mínimo que pode fazer é estabelecer objetivos desafiadores e específicos que o obriguem a se esforçar e aumentar sua contribuição para a vida de outros.
Boa semana!
Fiquem com Deus!