Praticar o networking nada mais é do que trabalhar a sua rede de contatos. É uma ferramenta que vem ganhando cada vez mais destaque e que viabiliza a construção de relações com pessoas do seu entorno profissional. Mas, você deve estar se perguntando: para quê eu preciso disso?
Uma sólida rede de relacionamentos ajuda em diferentes aspectos: obter informações relevantes e confidenciais, aprofundar relações com clientes, tornar mais conhecida a a marca da empresa ou uma ideia de negócio, aumentar a visibilidade do profissional, detectar oportunidades de negócio, desenvolver a carreira e, por fim, vender. Então, você pode usá-lo para muitos objetivos.
Agora, vejamos como a utilização do Network pode ajudar você.
Como eu posso fazer Networking?
A rede de relacionamentos é composta por diferentes perfis, desde a família ampliada, passando pelos amigos e colegas da faculdade, MBAs e do trabalho, até outras pessoas do seu campo de atuação e aqueles que são de outras áreas, mas, têm interesses em comum. Para manter a comunicação, encontros pessoais são ótimos, claro. Nada como o cara a cara para solidificar relações. Contudo, no cenário atual que estamos vivendo, não dá para se encontrar com a rede de relacionamento. Por isso, telefone, WhatsApp, e-mail, redes sociais e ferramentas de comunicação remota são bastante eficientes em um momento atual.
Como aumentar a rede de contatos?
Para começar, defina a sua marca pessoal: o que você oferece e qual é o seu objetivo. Para o primeiro, leve em conta os seus valores, paixões e atributos pessoais. Para o segundo, pense no que quer obter: conseguir outro trabalho, ter contatos melhores para a sua empresa, ganhar reconhecimento do mercado.
Defina seu público-alvo: normalmente são as pessoas que vão ajudá-lo a conquistar seus objetivos. Pode ser seu próximo chefe, cliente ou investidor, uma pessoa capaz de influenciar quem tem o que você quer ou uma equipe que vai apoiar você. Não tente impactar todo mundo.
Por fim, comece o contato. Isso inclui ser ativo nas redes sociais para dar visibilidade ao seu nome. Como? Compartilhar conteúdo e fazer comentários produtivos são duas opções interessantes. Certas críticas e comentários “negativos”, pense e repense bem… Ah, também faz parte do processo entrar em contato direto com seu público-alvo.
Uma boa sugestão é criar perfis nas redes sociais interessantes para você de acordo com o seu objetivo.
Crie valor para os outros (não somente para você)
Tenha em mente que é preciso criar valor para os demais, porque a rede de relacionamentos é uma troca e precisa ser algo genuíno. Não adianta fazer apenas pelos objetivos, tem que ser de verdade.
Paciência e perseverança, também, são fundamentais, porque obstáculos vão aparecer. Além do citado acima, também, é válido participar de Lives tão enriquecedoras que estão acontecendo, Webinar e eventos que promovam novos contatos, envolver-se com associações, dar aulas, e entrar em contato com colegas de profissão para trocar experiências.
Vamos lá ampliar nossa rede de contatos? Sucesso!
Boa semana e fiquem com Deus!
*Paula Pedrosa é Diretora Executiva, Headhunter e Coach de Carreira da Paulo Pedrosa Headhunter & Associados. Colunista de carreira, mercado e imagem corporativa do Jornal do Commercio.
Fonte: Paula Pedrosa