É preciso que os seres humanos tenham valor, para vencer na vida e evitar os males, em especial os psíquicos. Para isso, procuramos esclarecer os que nos ouvem para que pensem corretamente, tenham raciocínio lúcido e eduquem a vontade. O que mais tem prejudicado a humanidade é a indolência em que vivem parte dela. No mundo nada se consegue sem trabalho, sem esforço e sem constância. Muitos seres optam pela comodidade, não querem sacrifícios próprios, o mínimo esforço impera por toda parte. Entregam-se aos prazeres mundanos, levam uma vida desnorteada. Daí a razão dos sofrimentos por que passam, tornando-os infelizes. Como podem ser felizes, como podem ter paz de espírito e saúde do corpo agindo de forma errada?
Quando explanamos os princípios racionalistas cristãos, às vezes não somos bem compreendidos por aqueles que comparecem às nossas Casas pelas primeiras vezes. Procuramos orientar com a máxima clareza, usando palavras simples, que estejam ao alcance dos desconhecedores do espiritualismo, dos que já entendem alguma coisa e também dos investigadores dos fenômenos transcendentais, que procuram enriquecer o que sabem. Falamos, pois, para todos os intelectos, de forma que compreendam a existência da vida fora da matéria.
A finalidade do Racionalismo Cristão é justamente acordar a humanidade, livrá-la das garras do materialismo dominante, despertando para uma vida nova, de atividade, de ação, de progresso espiritual. Enquanto os seres humanos não se convencerem de que está em si a garantia do próprio êxito, não conseguirão coisa alguma. É preciso que reajam à indolência, que tenham vontade firme.
Muitos se queixam de tudo e poucos são os que têm disposição para enfrentar os desafios, sem lamúrias, sem desânimo. A maioria está sempre descontente consigo, não procura dar satisfação à sua alma, porque é escrava da própria vontade débil. No dia em que tiverem vontade forte, souberem agir com inteligência, usando o raciocínio, terão paz de espírito e saúde do corpo, a única felicidade que os seres podem conquistar na Terra.
Jamil Merched Chaar.