Pesquisar
Close this search box.

7 verdades sobre produtividade

Vivemos dias em que para estarmos ativos no mercado de trabalho, na vida social e pessoal precisamos nos preparar, e antes de tudo sermos ágeis. Pois as empresas já exigem um sistema e processo de produção que tenha agilidade e diminua custos sem comprometer a qualidade, começamos então a falar sobre gestão da produtividade como uma poderosa ferramenta que elimina a falta de eficiência e corrigi falhas para que possamos otimizar os recursos e assim atingir as metas.

Diante desse contexto, tenho 7 verdades sobre produtividade para descrever com você:

1 – Produza metas crucialmente importante: essa verdade requer que você vá contra os seus vínculos básicos e comece a focar no que te fará alcançar o objetivo. Quando você identifica as metas a serem priorizadas deixa de tentar melhorar significativamente tudo de uma só vez, e começa a investir de forma integral e específica na de maior importância.

Pode ser que atualmente esteja tentando executar 5, 10 ou até mesmo 20 metas importantes, agindo assim não conseguirá o foco que precisa para alcançá-las, pois essa falta de foco aumentará a intensidade do redemoinho, dispersará os esforços, criando uma rede de complexidades. Então observe quais mentas tem um peso maior e precisam de foco hoje.

2 – Tarefas não terminam: Muitas pessoas passam pela dificuldade de não conseguirem concluir tarefas e posteriormente sonhos e planos pessoais, isso se deve ao fato de que as tarefas não terminam e você acaba procrastinando, porque acredita que a tarefa vai acabar, tenha empenho e organização nas suas atividades e não deixe de executá-las com disciplina.

3 – Eficiência e Eficácia: quando fazemos o link da eficiência à produtividade, sabemos que temos resultados que são úteis e se adequam a necessidade, pois produziremos corretamente, utilizando os recursos disponíveis da melhor forma possível e sem custos altíssimos. Sendo possível diminuir os custos, as perdas e os desperdícios.

E a eficácia nos permitirá fazer o que deve ser feito para entregar resultados. E nisso temos o cumprimento de metas, objetivos alcançados, foco e prazos cumpridos.

4 – Direção: essa tem como sabe o princípio de que as ações não são todas produzidas da mesma forma. Algumas têm mais impacto do que outras quando direcionadas a uma meta.

Agir sabendo para onde vai e onde quer chegar, sabendo quais resultados precisa é um dos segredos pouco conhecidos da execução. A maioria das pessoas, até mesmo alguns dos mais experientes, se concentram tanto nas metas que a disciplina de foco e atuação na direção correta parece ser contra intuitiva. As metas são, no final das contas, a sua realização mais importante. Todavia, a direção, é que lhe permitirá atingir os resultados históricos.

5 – Aqui e agora: na produtividade, o viver aqui e agora é muito importante, pois tem o poder de parar de se preocupar com o passado ou de pensar demasiadamente no futuro e valorizar o momento presente, e não pode ser negligenciado na busca por seus resultados, significado e propósito.  O momento presente é tudo que temos e muitas pessoas dedicam horas do seu tempo pensando no que poderiam ter feito ou dito, enquanto poderiam estar agindo e assim sendo mais produtivos.

6 – Felicidade é o caminho: passamos muito tempo em busca da felicidade ideal, mas ela está em cada curva do nosso presente, em cada momento compartilhado, viva os eventos da vida, aproveite as oportunidades que o agora proporciona, porque na verdade a felicidade é o próprio caminho.

7 – Se fosse fácil todas as pessoas seriam produtivas: ser produtivo, requer um caminho em que você precisará aprender a delegar, ter uma lista das atividades, ser organizado, ter foco, disciplina, saber fazer pausas calculadas.  Temos ai uma mudança de comportamentos para sermos produtivos.

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar