Pesquisar
Close this search box.

17 perguntas para sair do mito da caverna

Hoje completa 610 dias corridos do governo de Jair Bolsonaro, que tal refletir sobre as 17 perguntas abaixo?

Na série “O Silêncio da Floresta”, da Netflix, o telespectador mais sábio nota que é melhor perguntar certas coisas antes que seja tarde demais. Mas é preciso saber perguntar, pois Sócrates afirmava que o homem sábio pergunta, enquanto o ignorante responde, ensinando para os jovens de sua época o quão belo é a arte de questionar.

Platão aprendeu com Sócrates, é dele a Alegoria do Mito da Caverna, uma metáfora contida em sua obra A República, em que cria um diálogo entre Sócrates e Glauco, personagem inspirado no irmão do escritor.

Quem estuda essa Alegoria, aprende que: a) os prisioneiros representam a massa que se contenta com o grau inferior de conhecimento e não busca o conhecimento racional; b) a caverna é nosso corpo, com conhecimento limitado pela captação dos sentidos, nos mantendo nos menores patamares da sabedoria, enquanto que as sombras são frutos do nosso conhecimento rotineiro, que nos enganam, mostrando-se diferente da realidade; c) a saída da caverna acontece quando desejamos realmente mudar, ir em direção do conhecimento racional, mais próximo da realidade dos fatos. Abandonar a caverna significa focar no processo da busca da sabedoria por meio do entendimento de conceitos racionais; d) a luz solar pode trazer desconforto para os que resolvem sair da caverna, mas ela representa a sabedoria, a quebra de paradigmas, a única capaz de tornar o ser humano realmente livre na arte de pensar e mudar o mundo.

Séculos se passaram, mas a Alegoria da Caverna continua presente na vida de muita gente, pessoas das mais diversas ideologias, escravizadas pelo endeusamento cego de lideranças de igrejas e partidos, vivendo ainda em um mundo totalmente diferente da realidade.

Como base nisso, lanço 17 perguntas para o leitor avaliar os 610 dias de gestão do governo Jair Bolsonaro, comparando o que foi prometido no Programa de Governo Deus Acima de Todos, com o modus operandi:

P1) prometeram a nação (p. 2) um governo decente, diferente de tudo aquilo que nos jogou em uma crise ética, moral e fiscal, então por que capitão Jair e seus generais estão abraçados com condenados ou réu do centrão (Roberto Jefferson do PTB, Arthur Lira do PP, Ciro Nogueira do PP, Temer do MDB, etc)?

P2) se prometeram (p. 2) um governo sem toma lá-dá-cá, por que capitão Jair e seus generais estão praticando a velha política, repetido os mesmos erros de Lula, Dilma-Temer, dando guarita para indicados de condenados ou réu da justiça (FNDE para indicado do Ciro Nogueira, DNIT para indicado de Arthur Lira, etc)?

P3) se prometeram (p. 7) uma imprensa livre e independente, com defesa a liberdade de opinião, então por que atacam a imprensa e jornalistas?

P4) segundo o PNAD, a média nacional de desemprego é de 13,3%, com piora em 11 estados do país no 2o trim/20, são 12,8 milhões de pessoas sem trabalho, então onde está o prometido (p. 10) crescimento com geração de empregos?

P5) foi prometido que Saúde seria prioridade (p. 10), por que tem havido cortes bilionários nesta pasta, no segundo pior país do planeta com mais 122 mil mortos oficialmente reportados por Covid-19?

P6) prometeram que Educação seria prioridade (p. 10), por que tem acontecido cortes bilionários nesta pasta?

P7) no segundo sem/18, a Transparência Brasil <https://bit.ly/31O1jJy> apontou que 44% das mais de 14 mil escolas e creches do Programa Proinfância haviam sido entregues e 8% canceladas. Cerca de 38% das 6920 obras ainda estavam por entregar, paralisadas ou atrasadas. Em pouco tempo tivemos 4 ministros no MEC, muita briga, distrações, ataques as universidades, cortes de recursos, currículo falso, mas o que importa é ignorado, por que os Ministros não apresentam solução para esse problema das creches?

P8) o Plano Nacional de Educação <http://pne.mec.gov.br/ > custou muito dinheiro, foi arduamente construído, com 10 diretrizes e 20 metas para 2024, até hoje nenhum dos 4 ministros do MEC abordou o assunto, por que foi abandonado?

P9) o Governo Federal tem represado no BNDES milhões de reais já doados pela Alemanha e Noruega para ajudar a Amazônia, enquanto isso, o país tem registrado recordes seguidos de queimadas, desmatamento, com mortes de milhares de árvores, animais, ataques as unidades de conservação, sucateamento do IBAMA, etc. Por que governo com mais de 6000 mil militares em cargos civis, tem sido tão leniente com ruralistas, mineradoras, madeireiras, milicianos e grileiros ilegais que estão cometendo tantos crimes ambientais?

P10) onde está o Plano de Desenvolvimento Sustentável para a Amazônia?

P11) prometeram que ninguém seria perseguido (p. 15), então por que Diretor do INPE (Dr. Galvão) e Diretor do IBAMA (Olivaldi Azevedo) foram sumariamente demitidos por executarem corretamente suas funções?

P12) por que militares do governo elaboraram um dossiê com informações de mais de 500 funcionários públicos?

P13) onde está a redução para 15 Ministérios?

P14) se foi prometido que a justiça poderia seguir seu rumo sem interferências políticas (p. 15), então por que Jair tem interferido na RF (Coaf), na PF, na PGR, no STJ e STF para atrapalhar, atrasar ou anular investigações que avançam contra seus familiares e milicianos?

P15) prometeram que o Brasil passaria por uma rápida transformação cultural, onde a impunidade, a corrupção, o crime deixarão de ser aceitos, então por que gestores da CGU e da PGR estão atacando a Lava Jato?

P16) foi prometido o resgate das Dez Medidas Contra a Corrupção (p. 35), por que Governo Federal abandou essa promessa?

P17) MPRJ por meio de quebra de sigilo bancário de familiares de Queiroz e de 4 contas da mãe do matador Adriano Magalhães, Raimunda Magalhães, aponta fortes indícios de lavagem de dinheiro que tem beneficiado familiares do presidente, por que clã do Mito e generais do governo não explicam para a sociedade os motivos dos repasses de R$ 89 mil de Queiroz para a primeira-dama?

Finalmente, este ano é de eleição, para evitar que não sejas vítimas do MITO da caverna que se instalou no Brasil, que tal fazer essas perguntas para candidatos a prefeito ou vereador que surfam na onda do 17?

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar