Opinião

COMPARTILHE

Wilson Lima vai em busca de soluções

Por Redação

21 Fev 2019, 09h14

Crédito: Diego Peres/Secom

O governador Wilson Lima (PSC) integra um dos três grupos criados durante o III Fórum dos Governadores, em Brasília (DF), para discutir ações emergenciais que serão levadas ao Governo Federal para resolver problemas econômicos comuns aos Estados da federação. Todos os eleitos ou reeleitos em outubro último participaram do encontro. Eles ouviram uma exposição sobre a reforma da Previdência, feita pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, que estava acompanhado do secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, do ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência, general Santos Cruz, do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Nada menos que 20 temas de interesse dos Estados foram debatidos ao longo de quase cinco horas de reunião. E cada governador saiu do encontro com a responsabilidade de mobilizar suas bancadas federais para aprovar a reforma, que depois de passar pelo Congresso deve ser também analisada, em nível estadual, pelas Assembleias Legislativas.

NO ATAQUE

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Josué Neto (PSD), bateu muito forte na Eletrobras por conta do rompimento do cabo que levava energia para Manacapuru e Iranduba. Segundo ele, a empresa, quando era estatal, “parecia ter mais vontade de atender a população”. A concessionária foi privatizada no final do ano passado e é administrada hoje pelo grupo Oliveira/Atem.

ACESSO AO CRÉDITO

Com o objetivo de tornar mais ágil a concessão de crédito, a Agência de Fomento do Estado do Amazonas S.A implementa, a partir do próximo dia 25 de fevereiro, um novo modelo de treinamento para acesso ao programa de microcrédito da Agência. Esta linha de financiamento, com orçamento total de R$ 18 milhões para capital, é voltada a trabalhadores autônomos que queiram iniciar, manter ou ampliar o próprio negócio. O novo modelo integra a palestra orientativa da Afeam e o treinamento Oficina de Gestão do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

SARAMPO

Após um ano do início do surto de sarampo em Manaus, em fevereiro de 2018, e com o registro total de 7.171 casos confirmados desde lá, aumentar a cobertura vacinal da população ainda é o principal desafio nos serviços de saúde, especialmente entre crianças de até cinco anos de idade. O alerta foi feito durante apresentação do novo Informe Epidemiológico de Monitoramento dos Casos Suspeitos de Sarampo em Manaus.

PROBLEMAS

Entre as necessidades atuais do setor de duas rodas do Polo Industrial de Manaus, expostas ontem em reunião de representantes das empresas com o novo superintendentes da Suframa, Alfredo Menezes Junior, estão questões ligadas à logística e à infraestrutura da região, bem como Processos Produtivos Básicos que estão pendentes de análise e indefinições quanto à política ambiental ligada ao segmento, que poderá interferir diretamente nos custos e processos produtivos.

É HOJE

A Comissão Especial constituída para analisar a proposta do governo que remaneja recursos do FTI (Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas) para a Saúde terá sua primeira reunião hoje, às 10h30, no miniplenário Beth Azize, localizado no 4º andar da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

MANTA-MANAUS

O diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Estado do Amazonas, Acram Jr., a Comissão de Geodiversidade da Assembleia Legislativa do Estado e representantes dos empresários do Amazonas foram recebidos pelo conselheiro da Embaixada do Brasil no Equador, Evandro Araújo, para atestar a viabilidade do projeto Manta-Manaus, uma proposta que objetiva a melhoria das relações comerciais da América do Sul e que poderá encurtar, em mais de 20 dias, o comércio bilateral entre Brasil e Equador, através das hidrovias do Amazonas.

TABELA

A Secretaria de Pesca e Aquicultura lançou ontem tabela de preços de insumos da aquicultura. As informações serão disponibilizadas mensalmente no site da secretaria (http://www.sepror.am.gov.br/). O objetivo é fazer um diagnóstico e avaliação econômica das oscilações de preço durante o ano.

LEILOEIROS

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas divulgou edital para credenciamento de leiloeiros oficiais, a fim de conduzirem, mediante contrato de prestação de serviços, os leilões de veículos removidos, retidos e mantidos em depósito pelo órgão. O prazo para credenciamento segue até o dia 25 de fevereiro.

FRASES

Uso do FTI é emergencial, mas é preciso frear terceirização na saúde”, Serafim Corrêa (PSB), deputado estadual sobre a utilização de dinheiro do Fundo de Turismo e Infraestrutura do Estado

Militar é bom de gestão’’, Alfredo Menezes Junior, superintendente da Suframa e coronel reformado do Exército

Veja Também

Artigo

Pai ou presidente?

21 Feb 2019, 10h02