Opinião

COMPARTILHE

Um mercado que explodiu

Por Redação

15 Ago 2019, 14h51

Crédito: Pixabay

A indústria de atividades físicas movimenta 2,1 bilhões de dólares no Brasil, a maior receita do setor na América Latina e a terceira nas três Américas, de acordo com dados da IHRSA, Associação Internacional do fomento ao universo da saúde e exercícios. Esse lucrativo mercado e a geração de emprego em torno dele serão pauta de um seminário a ser realizado na Câmara dos Deputados, com participação de líderes do segmento, no dia 20 de agosto, a partir das 13h, no Auditório Nereu Ramos.  De acordo com o levantamento da IHRSA, feito em 2018, há pelo menos 34.500 academias no Brasil, o que nos torna o segundo país do mundo com maior concentração de estabelecimentos do tipo, atrás apenas dos Estados Unidos. Em números de clientela, as academias têm somadas um público de 9,6 milhões de pessoas. Na opinião do presidente do Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região, Jean Carlo Azevedo da Silva, discutir nacionalmente esse tema é de fundamental importância para reforçar a segurança dos usuários do segmento.

DENÚNCIAS

De janeiro de 2018 a julho de 2019, a Ouvidoria do Tribunal de Contas do Amazonas recebeu 822 manifestações de cidadãos com denúncias de irregularidades, críticas e sugestões, solicitações de informações e consultas sobre questões relacionadas à Administração Pública. Das 822 manifestações, 613 foram enviadas por meio eletrônico sendo 302 pelo site da Ouvidoria, 190 por e-mail e 121 pelo número de WhatsApp disponibilizado pelo Tribunal de Contas.

VETO

O vereador Roberto Sabino (PRB) defendeu sua Indicação Parlamentar apresentada ao Executivo, que veda a nomeação para cargos em comissão de pessoas que tenham sido condenadas pela Lei Federal nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), no âmbito do Município de Manaus.             

VIOLÊNCIA

Ontem um homem foi apresentado pela Polícia depois de matar sua companheira no domingo (11) no bairro da Alvorada, zona Oeste Manaus. Também foi preso um músico que mantinha a mulher em cárcere privado e a agredia, no bairro Morro da Liberdade, na zona Sul. Os casos de violência contra elas só têm aumentado.

OPORTUNIDADES

A Prefeitura de Manaus firmou duas parcerias para a oferta de 680 vagas gratuitas em cursos na área da indústria e do empreendedorismo. Os Termos de Cooperação Técnica foram assinados pelo secretário municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, Marco Pessoa, e secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Conceição Sampaio, e pelos representantes das instituições Marinho Comércio Exterior e Uni Saber Mais.

PREJUÍZOS

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas vai ao encontro dos moradores de Iranduba e Manacapuru para facilitar o ingresso de ações de indenização pelos danos causados em decorrência do apagão elétrico ocorrido em julho. As equipes do programa Defensoria Itinerante e da Defensoria Pública Especializada em Atendimento de Interesses Coletivos (DPEAIC) estarão em Iranduba de 9 a 11 de setembro e em Manacapuru de 12 a 14 de setembro para a realização de ações de atendimento itinerantes voltadas especificamente para essa população.

VAI DE TURISMO

A Escola de Samba Reino Unido da Liberdade, campeã do Carnaval do Amazonas, lança neste sábado, 17, o enredo que irá defender no Carnaval 2020: Turismo. O evento, que acontecerá na Área Vip do Terreirão do Samba Mãe Zulmira Gomes, vai reunir a imprensa, patrocinadores, fundadores, associados e diretores. No dia 28 de agosto, a agremiação fará um grande lançamento para a comunidade e sociedade em geral, no Largo de São Sebastião.

ABANDONO ESCOLAR

Ainda no bairro Morro da ontemmanhã desta terça-feira (13/08). Cerca de 500 pessoas foram às ruas para sensibilizar a população em geral sobre os problemas do abandono escolar. O evento faz parte da "Semana de Mobilização da Comunidade Escolar para a prevenção do abandono escolar", na qual instituições de ensino da rede pública estadual, tanto da capital quanto do interior, realizarão diversas atividades com a temática.

TESTE DO PEZINHO

O Governo do Amazonas, a Prefeitura de Manaus e o Ministério Público do Estado querem, em um curto espaço de tempo, universalizar a aplicação do Teste do Pezinho aos recém-nascidos na capital do Amazonas. Um sistema de informática agora integra os registros dos nascimentos feitos pelas maternidades de Manaus. A meta é contactar as mães que recebem alta com os bebês para que compareçam a uma unidade de saúde e realizem o exame.

FRASES

Precisamos, sim, diversificar nossa economia, mas a Zona Franca de Manaus, mais do que nunca, é indispensável para o desenvolvimento do Amazonas, da região e do país.” Nelson Azevedo, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas

A prioridade é que esses animais permaneçam aqui no Estado, uma vez que esta é a área de distribuição geográfica deles. Não havendo vagas para os mesmos, iremos buscar zoológicos, criadouros e mantenedores em outros estados”. Marcelo Garcia, gerente de fauna do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas, anunciando o fim das atividades do zoológico do Tropical Hotel Manaus

Veja Também