Educação

COMPARTILHE

Miscelânea - Parte 2

Em 2019 propus uma espécie de "salada idiomática", misturando, de maneira aleatória, assuntos relacionados ao nosso idioma

Por Joyce Tino

13 Fev 2020, 13h10

Crédito: Divulgação

Lá no ano de 2019 resolvi propor uma espécie de “salada idiomática”, misturando, de maneira aleatória, assuntos relacionados ao nosso idioma pátrio. Acredito que deu certo, pois criei um artigo justamente para aguçar a curiosidade e o espírito de desbravador de cada um de vocês. Caso seja um leitor recém-chegado aqui nessas veredas, sinta-se convidado para uma jornada ao conhecimento. Bem-vindos à “Miscelânea – Parte II”.

PLURAL METAFÔNICO

O que será “metafônico”? Consultei o Dicionário Aurélio e ele me deu uma primeira pista. “Metafônico. Adj. Referente à, ou em que ocorre metafonia”. Vamos adiante. “Metafonia. S. f. 1. E. Ling. Assimilação de uma vogal a uma outra em sílaba vizinha: esta (com ‘e’ fechado) > esta (com ‘e’ aberto), por influência do ‘e’ final”. No nosso idioma há uma porção de vocábulos que mudam o timbre da vogal tônica quando passam de singular para plural. Essas palavras, além de agregarem a desinência “-s” na composição do plural, trocam a vogal tônica fechada (ô) pela aberta (ó). Temos, dessa forma, o “plural metafônico”. Exs.: “aeroporto (ô)/aeroportos (ó)”; “amistoso/amistosos”; “torto/tortos”; “avô/avós”; “jogo/jogos” etc.

CLAVICULÁRIO

Essa palavra chegou aos meus ouvidos através de uma amiga. Confesso que sabia o significado, mas não coincidia com o contexto ali escrito. Queridos leitores, sugiro certificarem-se que realmente estão certos antes de corrigirem outrem. Nesse caso, eu estava correta, mas ela também estava. “Claviculário. S. m. 1. Aquele que é responsável pela chave de um cofre; arquivo etc; chaveiro. 2. Móvel ou quadro onde penduram as chaves”.

APROVISIONAMENTO?

Estava realizando a revisão gramatical de um texto, de um cliente, quando me deparei com a palavra “aprovisionamento”. À primeira vista, quis usar um sinônimo, mas logo pensei: “se a palavra é dicionarizada, faz sentido no texto, por que substituir?”. Não só com o texto alheio, mas com sua própria obra não há a menor necessidade de beneficiar uns vocábulos em detrimento de outros. Experimentem  “caçar” palavras novas e ampliar seu vocabulário. “Aprovisionamento. S. m. Abastecimento de provisões; provimento; abastecimento”. Fica a dica.

Veja Também

Memória JC

O Carnaval Manauara de 1905

13 Feb 2020, 13h01