Opinião

COMPARTILHE

Facções precisam ser desarticuladas

Por Redação

14 Fev 2020, 10h27

Crédito: Divulgação

O espetáculo pirotécnico promovido por uma facção criminosa na noite de segunda-feira (10) assustou e afrontou a sociedade. O Governo do Estado instalou imediatamente um gabinete de crise, para mapear os riscos e reagir à ação dos traficantes, que estão em guerra pelo controle de pontos de venda desde 2018. O fato é que todos os órgãos ligados à Segurança Pública sabem que é preciso usar muito a inteligência para desmantelar estes grupos que organizam a ação da bandidagem nas maiores cidades brasileiras. No caso do Amazonas a situação é ainda mais crítica porque o Estado serve de passagem para a droga que é produzida na Colômbia e no Peru e segue para os grandes centros do país e até do exterior. Na esteira dessa cadeia de transporte do entorpecente estabelecem-se quadrilhas que abastecem o tráfico em Manaus e recrutam um verdadeiro exército de desempregados ou viciados, prontos a não apenas revender o produto, mas também a roubar, matar e amedrontar.ém a roubar, matar e amedrontar.

VIRALIZOU

O Gabinete de Crise da Segurança Pública realizou vistoria em três unidades prisionais de Manaus, na manhã de ontem, como parte de ações preventivas e de controle da ordem determinadas pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC). As inspeções ocorreram no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, e Centro de Detenção Provisória Masculino 1 e 2, situados no km 8, da BR 174. Em toda a capital, a Polícia Militar desencadeia a operação Guardião, com barreiras de fiscalização e incursões policiais em regiões alvo de denúncias de tráfico de drogas.

CONSELHO

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinou decreto para transferir o órgão do Ministério do Meio Ambiente para a Vice-Presidência da República, onde ficará sob a coordenação do vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB). O decreto que institui o Conselho será publicado somente nesta quarta-feira (12/02) no Diário Oficial da União (DOU).

BIBLIOTECA

O restauro da Biblioteca Municipal João Bosco Evangelista chega a 85% da obra concluída e recebe os retoques finais para que, em abril, a Prefeitura de Manaus entregue para a população mais um histórico prédio do centro da capital.

SUBSTITUIÇÃO

Em cumprimento a liminar do Tribunal de Justiça do Amazonas, a Secretaria Estadual de Saúde iniciou ontem o processo de substituição do Instituto dos Enfermeiros Intensivistas do Amazonas pela empresa Manaós Serviços de Saúde Ltda nas unidades da rede estadual. Para que a mudança não interfira no atendimento, foi montado um cronograma de transição da substituição que acontecerá até o fim de março, de maneira gradual, por grupos de unidades de saúde. Com isso, a a secretaria quer acompanhar o processo de mudança, para que a substituição não interfira na qualidade dos serviços.

PARCERIA

Nesta quinta-feira (13), a Agência de Desenvolvimento Sustentável e o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil assinam termo de parceria que irá beneficiar mais de 900 produtores rurais do Amazonas, participantes das Feiras de Produtos Regionais do Governo do Estado. A cerimônia será realizada às 11h30, na sede do Sicoob Credempresas, situada na rua São Luiz, nº 555, Adrianópolis, zona centro-sul.

EMPODERADAS

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania e da Universidade do Estado do Amazonas  lançarão amanhã o projeto “Empodera: Promotoras Legais Populares – Edição 2020”. A proposta é formar mulheres com potencial de liderança, a partir de aulas sobre legislação, canais de denúncia contra violência doméstica e outros assuntos que promovam o fortalecimento e cidadania das amazonenses.

PRODUTOS AMAZÔNICOS

O presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável, Flávio Antony Filho, e a diretora-presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas, Roselene Silva de Medeiros, se reuniram ontem para estreitar a parceria que visa promover os produtos amazônicos e o setor primário do Estado em eventos regionais, nacionais e internacionais. A iniciativa deve impulsionar a procura por produtos oriundos de cooperativas, agroindústrias, associações e agricultura familiar do Amazonas, a partir de feiras e ações de turismo realizadas no Brasil e no exterior.

TURISMO DE EVENTOS

Aliás, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas já assegurou dois grandes eventos de negócios para o ano de 2021, a ocorrerem no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, que vão atrair aproximadamente 1,8 mil turistas para a capital, movimentando toda a cadeia produtiva do turismo manauense. Em junho de 2021, ocorrerá o 21º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem. Já em agosto, acontecerá o 11th International Carbon Dioxide Conference.

FRASES

“Concordo com a redução do ICMS sobre os combustíveis, mas entendo que devemos discutir todo o modelo tributário nacional.” Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas

“A Petobras precisa levar em conta os custos nacionais, não os internacionais.” Ricardo Nicolau (PSD), deputado estadual

Veja Também

Frente & Perfil

Arthur começa a se despedir

14 Feb 2020, 10h22
Frente & Perfil

Questionamento sobre o conselho

14 Feb 2020, 10h33