Opinião

COMPARTILHE

Em busca da paz perdida

Por Redação

14 Jan 2020, 10h27

Crédito: Divulgação/SSP

Por determinação do governador Wilson Lima (PSC), os órgãos do sistema de segurança pública do Amazonas deflagram, na manhã de ontem, uma operação integrada em toda a capital, que resultou no aumento de ações de repressão ao crime. Entre a manhã e o início da tarde, nove infratores foram presos na cidade, durante o trabalho de abordagem das polícias. A operação é coordenada pelo secretário de Segurança, coronel Louismar Bonates, e envolve Polícia Militar, Polícia Civil e Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas. Cada órgão ocupará uma região da cidade com ações específicas e finalidades específicas. O coronel Bonates, que esteve na avenida Abiurana, no bairro Mauzinho, zona sul da capital, explicou que a operação visa intensificar as ações de combate ao crime em Manaus, reforçando o efetivo nas ruas. Desde o final da semana passada, uma onda de crimes tomou conta de Manaus. Foram mais de 40 mortos na guerra do tráfico por territórios.

MERENDA

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto está com duas chamadas públicas abertas para aquisição de merenda escolar para o ano letivo de 2020. Ao todo, os editais contam com mais de R$ 27 milhões em investimentos. Os interessados em participar das seleções têm até os dias 29 e 30 de janeiro para apresentarem os documentos de habilitação juntamente com o projeto de venda. Todas as informações estão disponíveis no site oficial da secretaria (https://bit.ly/2QGQzY1).

MUDANÇA

Desde ontem, produtores rurais e fornecedores do Amazonas interessados em participar do Programa de Regionalização da Merenda Escolar poderão ser credenciados independentemente da agência bancária em que possuam conta corrente. Antes, o edital delimitava o pagamento somente aos correntistas do banco Bradesco. Segundo o presidente da Comissão Interna de Licitação da Agência de Desenvolvimento Sustentável, Sérgio Litaiff Filho, a mudança ocorreu com o objetivo de ampliar o acesso de fornecedores ao programa. 

DEU CERTO

A Junta Comercial do Estado do Amazonas protocolou 1.508 novas empresas constituídas pelo Registro Automático, em apenas seis meses de funcionamento, o que corresponde a 9% de todos os registros de novas empresas feitas de janeiro a novembro de 2019. Mais agilidade e a aprovação em até cinco minutos são alguns dos atrativos do procedimento, que permite que o registro de empresas aconteça de forma automática, sem intervenção humana.

INDIVIDUAL

Entre as novas constituições, 1.025 foram na modalidade de Empresário Individual, o que corresponde a 68% das novas empresas realizadas pelo Registro Automático. Esse modelo é aquele em que o empresário exerce em nome próprio uma atividade empresarial como titular do negócio. Ideal para profissionais que atuam sozinhos, como autônomos, freelancers e profissionais liberais. 

ISENÇÃO

O ano de 2019 foi histórico para o futebol profissional do Estado, com a volta de um time local à Série C do Campeonato Brasileiro e o retorno do torcedor aos estádios. E o Governo do Amazonas teve papel essencial nessas conquistas, ao isentar os times locais de aluguel pelo uso da Arena da Amazônia e dos estádios Ismael Benigno e Carlos Zamith. Foram mais de 200 jogos realizados pela Federação Amazonense de Futebol com a isenção da cobrança por parte da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, gerando uma economia de mais de R$ 700 mil para as equipes locais.

LIVROS

A Prefeitura de Manaus iniciou ontem a campanha de arrecadação de livros usados e em bom estado para a sexta edição da Feira de Livros de Manaus, realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e o Fundo Manaus Solidária. O objetivo é dobrar o número de exemplares arrecadados em 2019, quando foram coletados e distribuídos 18.205 títulos.  

OVOS

A Secretaria de Estado de Produção Rural aposta em um crescimento de, aproximadamente, 28% na produção de ovos do Amazonas para 2020. O estado, que é o maior produtor de ovos da região Norte e o quinto maior do Brasil, produziu em 2019 cerca de 1,3 milhão de caixas de ovos, cada caixa com 360 unidades em 444 granjas, segundo estatísticas do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Estado do Amazonas. Os principais municípios amazonenses na produção de ovos são Manaus, Rio Preto da Eva, Iranduba, Manacapuru e Itacoatiara, de acordo com dados do Idam.

ARTESANATO

O Artesanato é um segmento que contribui de forma direta para a geração de renda de famílias no Amazonas, além de carregar a cultura local, revelando a arte inspirada nas matérias-primas da região. Valorizando tal importância, a Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo incentiva e viabiliza feiras, eventos, e apoia a participação de artesãos do estado em exposições locais e nacionais. Só em 2019, houve um crescimento de 44% nas vendas de produtos artesanais em relação a 2018.

ANIMAIS

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas resgatou, em 2019, pelo menos 699 animais, segundo informou a Gerência de Fauna do Órgão. Entre as principais espécies resgatadas estão jiboia, iguana, mucura e aves em geral. As espécies resgatadas e que estavam saudáveis foram devolvidas para a natureza. Já os animais que precisaram de cuidados específicos foram encaminhados para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, no qual receberam o atendimento necessário e só assim retornaram ao seu habitat natural.

FRASES

“Não podemos permitir que questões políticas sejam resolvidas a bala. Mão mais.” Sidney Leite (PSD), deputado federal, comentando o atentado sofrido por um pré-candidato a prefeito do interior

“Às vezes as pessoas fazem isso por medo. Eu pedoo.” Rogélio Campuzemo, médico e pré-candidato a prefeito de Tabatinga, depois de escapar de um atentado a bala

Veja Também