Fundado em 2 de janeiro de 1904
Usuário
Senha
01/09/2015

Modelo atrai quem quer empreender

Segmento de fácil gestão e baixo investimento ganha adeptos em Manaus

Facilidade de gestão e baixo investimento são fatores que têm atraído cada vez mais empreendedores amazonenses para o segmento de microfranquias. O modelo que parece estar alheio à crise, só no primeiro semestre cresceu 11% e com previsões de fechar o ano 15% maior. Em Manaus os segmentos vão de quiosques de shoppings a agências de vendas de passagens aéreas e cuidadores de idosos e um dado interessante é que a maioria prevê para muito em breve –e até antes do estipulado pelas redes, o retorno do investimento.

Baixo investimento atrai
Com investimento inicial a partir de R$ 19,5 mil para cidades com mais de 100 mil habitantes, ser franqueada da Fly World, primeira microfranquia de turismo no Brasil, foi a opção de Janaína Bessa. A franqueada em Manaus, a primeira da rede na cidade, comemora os dois primeiros meses de atuação e acredita em ter o investido de volta logo. “Em nossas projeções, o retorno será dentro da média estimada pela marca. Os números foram além das nossas expectativas, ótimo para uma época de incertezas econômicas”, comenta Janaína.
Mesmo com a crise nacional, Janaína comemora os bons negócios fechados. “O brasileiro sempre dá um jeito de viajar. Como destinos certos para isso, temos a Disney e as viagens religiosas. O público para estes destinos pede atenção especial, roteiros bem feitos e para o exterior ainda prestamos assessoria para vistos e já temos alguns em andamento”, ressalta.

Microfranquias especializadas
Pegando carona no crescimento da expectativa de vida no Brasil e a demanda por mão de obra mais qualificada para o segmento de cuidadores de idosos, há pouco mais de um ano, a franqueada Home Angels (do Grupo Zaiom), Soraya Ribeiro apostou no mercado emergente. “Foi por necessidade, mas também por afinidade com o segmento. Ao me formar há três anos, vi a dificuldade de me enquadrar no mercado de trabalho e pesquisando encontrei a franquia. Somos os únicos no Amazonas a ter equipe com formação e nosso quadro é preenchido por egressos do Cuidadoso (Curso de Cuidador de Idosos), iniciativa da FDT (Fundação Doutor Thomas)”, afirma.
A procura por cuidadores com formação técnica ou acadêmica vem crescendo acompanhando a também crescente terceira idade e oferecer para todas as classes um bom serviço é prioridade da Home Angels, conta Soraya. “A demanda pelos serviços é muito grande, mas serviços especializados têm maior procura pela classe A. Com os preços da franquia podemos estender a mesma qualidade para todas as classes, sem perder a qualidade e oferecendo sempre o melhor”, disse a franqueada.
Outra marca do Grupo Zaiom que colocou Manaus no mapa de expansão pela demanda é Home Depil, microfranquia especializada em fotodepilação e estética. As duas unidades em Manaus (Dom Pedro e Adrianópolis) funcionam há alguns meses e o retorno já é previsto para muito em breve, conta a franqueada da unidade Dom Pedro, Ayllah Well. “Pelo progresso que estamos tendo, creio que ficaremos na média (entre oito e 18 meses), mas sempre esperamos que isso chegue antes. A marca é um sucesso e dá certo, acreditamos nisso”, comenta a franqueada.
A outra franqueada Home Depil em Manaus, Jackeline Tsuruzaki também é otimista quanto ao futuro do empreendimento aberto em sociedade com Otaniel Sidrônio. “Acreditamos no retorno rápido pela carência de serviços do tipo na cidade. Abrimos em março e já sentimos um movimento forte e que está sendo impulsionado por amigos e redes sociais”, conta Jackeline.

Mercado promissor
Acreditando na força do empreendedorismo amazonense e no sucesso das microfranquias, o grupo Zaiom já atua em Manaus nos segmentos de educação multidisciplinar e de cuidadores de pessoas, conta o sócio-fundador da marca, Artur Hipólito. “Queremos crescer nas unidades já instaladas e expandir para outras marcas da franquia. Nossa meta é proporcionar ao franqueado investir com baixo risco e segurança”, disse.
Manaus tem o sexto maior PIB do Braisl, sendo muito atraente para as marcas e como forma de captar novos franqueados, o Grupo Zaiom oferece treinamento continuado e qualificação. “Manaus é uma realidade para o franchising brasileiro. O mercado está aberto e precisa ser conquistado, para isso, além dos baixos custos, oferecemos aos franqueados a oportunidade de obterem mais sucesso em suas atividades profissionais, dando treinamento nas áreas de marketing, marketing na internet, negociação, atendimento aos clientes, vendas e empreendedorismo”, resume Hipólito.
Segundo o sócio-fundador da FlyWorld, Paulo Atencia, Manaus entrou nos planos de expansão da marca por estar em um Estado e região com potencial para receber turistas e que ao mesmo tempo, tem demanda reprimida para o público local, que até recentemente estava à margem das rotas de turismo e tinha carência de operadoras de confiança.
“Estamos em Manaus há pouco tempo e os resultados são satisfatórios, mostrando que escolher a marca é uma boa ideia. Muito desse sucesso é causado pela flexibilização de atendimento. Vemos muitas operadoras paradas no tempo e investimos em apps para facilitar a vida do cliente. Pode se fazer reservas online ou vir até nós, estamos prontos para este atendimento personalizado”, conta.


Artur Mamede
amamede@jcam.com.br



Jornal do Commercio
Imprimir Enviar por E-mail
Compartilhar: Compartilhe no Facebook Compartilhar no LinkedIn Compartilhe no Twitter
0 Comentários
Nome:
Mensagem:
PUBLICIDADE
Colunistas
© 2017 Todos os direitos reservados a Empresa Jornal do Comércio Ltda. Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.