Manaus, 17 de Novembro de 2018
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Aspectos centrais sobre TI na gestão operacional

A gestão operacional é responsável pela produção dos resultados de uma organização, tanto os resultados das atividades-meio quanto aqueles das atividades-fim. Por essa razão, em termos de estrutura organizacional, as gerências operacionais quase sempre se encontram na base da pirâmide organizacional, sendo, por isso, facilmente identificadas. Quand...


Nova tarifa para antigos problemas

O aumento da tarifa máxima de embarque doméstico em voos nacionais de R$ 29,90 para R$ 31,27 em alguns aeroportos dos país, anunciado ontem (16) pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e que entra em vigor em 30 dias, gerou desconforto em algumas agências de viagens na capital amazonense, que alegam não haver retorno das taxas em melhorias no...


Abrindo portas para o exterior

Com o intuito de potencializar e preparar MPMEs (micro, pequenos e médios empresários) de produtos regionais do Amazonas, a comercializar seus produtos e adequar suas marcas ao mercado internacional, a Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), prepara para a segunda quinzena de fevereiro, o edital com o calendário de cursos e capacita...


Automação exige um novo profissional

O avanço das tecnologias de comunicação e informação nos últimos anos, permitiu a transformação de processos tradicionais e o uso mais eficiente de recursos. A partir disso, os processos tendem a se tornar mais rápidos, autônomos e sustentáveis em meio ao mercado dinâmico e globalizado. Essa combinação criou o movimento de desenvolvimento irreversí...


Estreitando o relacionamento com o cliente

Com o advento da tecnologia, o perfil do consumidor já não é mais o mesmo. Agora ele tem ao alcance de um click diversos produtos ou serviços de maneira prática e ágil. Diante desse novo cenário, as empresas precisam apostar em alternativas de comunicação para chegar ao cliente de forma rápida. Essa é avaliação do diretor de operação da Tropical Mu...


Relacionamento com o cliente

Qual deve ser o nível de relacionamento das organizações com os seus clientes? Outrora o dono do mercadinho, ou da taberna sabia com extrema precisão o que todos os seus clientes consumiam. Desde a quantidade de açúcar que a dona Maria consumia por semana, até a quantidade de fumo de corda que o senhor Pedro utilizava para fazer seus cigarros. E ...


Dez coisas que aprendi visitando empresas no Japão (Parte2/2)

Aprendizado 4 - Há dificuldade em explicar como funciona a Análise e Solução de Problemas Com o compromisso de fazer a Qualidade Total, os profissionais japoneses estão sempre atentos ao cumprimento de padrão, em fazer direito de modo a passar para frente somente peças/produtos bons. Por causa desse modelo mental notei que eles têm dificuldades em...


Empresas juniores crescem 110% em Manaus

Criadas nas dependências das universidades instaladas em Manaus, as empresas juniores estão em pleno desenvolvimento. No último ano, o empreendedorismo registrou crescimento superior a 100%, com um salto de sete para 15 empresas regulamentadas e em atuação na cidade. Para os economistas que avaliam a atuação das instituições, que atuam sem fins luc...


Honra ao mérito empresarial

Representantes e personalidades de diferentes setores corporativos foram homenageados com a Medalha de Mérito Empresarial, na noite da última segunda-feira, 31, no Balneário do Sesc, em solenidade realizado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas). O presidente do conselho deliberativo do Sebrae-AM, José...


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