Manaus, 21 de Setembro de 2018
Siga o JCAM:

Frente & Perfil 30.08.18

Por: Redação
30 Ago 2018, 13h42

BALANÇANDO NO CARGO

Até o fechamento desta edição, a exoneração do superintendente da Zona Franca de Manaus, Appio Tolentino, ainda era um boato, mas a possibilidade de saída dele é real. Indicado ao posto pelo senador Omar Aziz (PSD), em articulação com os deputados federais Pauderney Avelino (DEM) e Silas Câmara (PRB), ele afastou-se nos últimos meses de seus padrinhos políticos, perdeu interlocução com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e ficou praticamente isolado no cargo. Para piorar, sua gestão é muito criticada por empresários e funcionários da autarquia. Advogado com pouco traquejo político e quase nenhuma experiência com o serviço público, transformou-se em um estorvo para seus antigos aliados, por absoluta falta de utilidade. Gustavo Igrejas, funcionário de carreira que já ocupou a superintendência e hoje é adjunto, figura como o nome mais cotado para reassumir o cargo. Tem o apoio dos parlamentares, das lideranças empresariais e dos funcionários.

PAUTA ZERADA

A pauta que relacionava 25 projetos industriais, com investimentos estimados de R$ 2 bilhões, foi aprovada na íntegra ontem, na 275ª reunião do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas, na Secretaria de Estado de Planejamento, Ciência, Tecnologia e Inovação. A previsão é de geração de 948 vagas no mercado de trabalho a partir da implantação dos projetos aprovados.

CONECTADO

Candidato à reeleição, o governador Amazonino Mendes (PDT) tem utilizado todas as plataformas das redes sociais para dialogar cada vez mais com os eleitores, apresentando propostas e ouvindo sugestões. Há 16 anos, quando encerrou o terceiro mandato como governador, as redes ainda não eram tão populares.

MELHOROU?

O "Monitor da Violência", feito com dados do Fórum Brasileiro de Segurança e do Núcleo de Estudos de Violência da Universidade de São Paulo e divulgado esta semana, mostra que, entre 2011 e 2017, houve aumento nos índices de crimes violentos no Amazonas, com alta de 29.8, em 2011, para 30.3, em 2017, por 100 mil habitantes. Em 2018, até junho, segundo o levantamento, o Amazonas registrou 558 casos de crimes violentos, menos da metade do total de todo o ano passado, de 1.232.

PREGÃO SUSPENSO

Relator das contas da Secretaria de Estado da Educação, o conselheiro Josué Filho suspendeu, em decisão monocrática, o Pregão Presencial nº 02/2018, da Comissão Geral de Licitação, para a contratação, por menor preço de lote, de pessoa jurídica especializada na prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva predial, com fornecimento de material e mão de obra, destinadas às unidades administrativas e escolas estaduais da capital e do interior.

IMPEDIDAS

Pesquisas produzidas pelas empresas Pontual Pesquisas e Instituto Phoenix & Associados, tiveram as divulgações suspensas pela Justiça Eleitoral no Amazonas, por não atenderem aos critérios legais. Os processos foram considerados irregulares pelo juiz Victor Liuzzi, por desrespeitarem o artigo 2º, da Resolução TSE nº 23.549/2017, que disciplina o registro e a divulgação de pesquisas de opinião pública para as eleições. As duas liminares foram concedidas no último dia 28.

FEIRA DA FAS

A Feira da Fundação Amazonas Sustentável lançou o edital para adesão de expositores de variedades e de gastronomia. Os interessados em participar do evento podem se inscrever até a próxima quarta-feira, dia 5. A feira possui programação voltada para economia criativa, lazer, cultura e gastronomia, com apresentações de bandas e artistas manauaras, atividades "zen", espaço kids, café da manhã, entre outras atrações.

MERENDA

O Programa de Regionalização da Merenda Escolar registrou 155% de aumento na quantidade de alimentos fornecidos para as escolas da rede estadual de ensino. No período de janeiro a julho de 2018, foram repassadas mais de 15 toneladas de produtos às escolas de todo o estado, enquanto no mesmo período de 2017 a quantidade ficou em torno de seis toneladas.

PEDÁGIO

A próxima edição do Pedágio Ambiental, da Prefeitura de Manaus, que visa ampliar a distribuição de mudas na cidade, ocorrerá, excepcionalmente, na próxima terça-feira (4), em virtude do feriado da Independência do Amazonas (5). A partir do mês de setembro, o projeto será levado a pontos movimentados da zona Norte. No primeiro mês de execução, foram distribuídas 3 mil mudas em cinco localidades diferentes da zona Oeste.

FRASES

"Precisamos criar o ambiente favorável para manter as empresas que já estão aqui (no Polo Industrial de Manaus) gerando riqueza com a produção industrial e atrair novos investimentos" David Almeida (PSB), candidato a governador
"A culpa é do meu advogado" Hissa Abrahão (PDT), candidato a senador, transferindo a culpa pela reprovação de suas contas no Tribunal de Contas do Estado

Comentários (0)

Deixe seu Comentário