Manaus, 16 de Janeiro de 2019
Siga o JCAM:

Economia na hora de lavar

Por: Antonio Parente
07 Jan 2019, 17h51

Crédito:Antonio Parente
Em um período conturbado de recente recuperação econômica do país e nova gestão no governo, nunca a população manauara foi tão adepta a cortar gastos e despesas em casa. É nesse contexto que, o segmento de serviços de lavanderia, aparecem como grande aliada para famílias que buscam reduzir gastos, com contas de água em casa. Segundo uma pesquisa realizada pela SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), quase 20% do valor da conta de água mensal é referente a lavagem de roupas em domicílio. Em Manaus, a prática do uso de lavanderias em se mostrado cada vez mais comum entre as pessoas.

De acordo com o levantamento nacional, em uma casa com até quatro pessoas residentes, a quantia utilizada mensalmente é de 5.400 litros de água, enquanto em lavanderias o número é muito menor, com 2.160 litros utilizados para a realização da lavagem. Segundo a rede de lavanderia Lava e Leva, a escolha pela utilização dos serviços prestados por uma lavanderia, resultam em uma economia superior a 3 mil litros de água, além dos gastos com energia elétrica, sabão, amaciante ou profissionais de limpeza.

"O diferencial está no modo de trabalho em que as lavanderias contribuem para a preservação do meio-ambiente e economia de água. Em uma lavanderia, as máquinas estão sempre cheias e o número de roupas lavadas ao mesmo tempo é muito maior do que nas residências", destacou o proprietário da franquia Lava e Leva, localizado no Eliza Mall, no Distrito Industrial, Zona Sul.

Mesmo em um ano de economia retraída, a Lava e Leva Lavanderias fechou 2017 com saldo positivo. O faturamento anual de toda a rede saltou de R$ 48 milhões em 2016 para R$ 57 milhões no ano passado.

De acordo com a rede, um importante fator que contribuiu para o crescimento foi o fato de que o brasileiro está passando a ter o hábito de usar mais os serviços de lavanderia, também para roupas do dia a dia. Antes, este serviço era mais utilizado para roupas especiais como ternos e vestidos de festas ou peças que são difíceis de lavar em casa, como edredons e cortinas. As pessoas também estão morando em apartamentos cada vez menores e que muitas vezes não tem espaço para cuidar das roupas.

"Os novos empreendimentos lançados nos últimos anos não oferecem espaços grande para lavar roupa, com isso surgem muitos clientes que trazem grande lençóis, cortinas, acessório de cama, mesa e banho, além de roupas do dia a dia para lavagem. Outro Fator que tem aumentado a demanda, é a atual situação climática de chuva em Manaus, as pessoas buscam praticidade e agilidade", explicou a assessora de atendimento ao cliente Thalita Bivaqua.


A empresária Andrezza Feitoza Costa explica que, desde que aderiu ao hábito de lavar as roupas de sua família em lavanderia, ela teve uma grande economia na energia elétrica e na conta de água. Além de facilitar nas atividades diárias e a falta de espaço que os novos empreendimentos oferecem

"Lavo as roupas na lavanderia devido à falta de tempo e ao conforto que tenho em não me preocupar com mais um afazer no meu dia a dia, além da economia de água e energia. Certas peças mando lavar especificamente por não ter espaço suficiente em meu apartamento para secá-las, por isso os serviços da lavanderia Lava e Leva são tão úteis para mim", disse.

E nesse mesmo contexto de economia e praticidade, que Janderson Maués do Nascimento, cliente adepto utiliza os serviços da lavanderia. "Eu utilizo os serviços da lavanderia pela comodidade. Não tenho tempo suficiente para cuidar das roupas. Além disso a lavanderia fica perto de onde moro, o que facilita ainda mais a minha rotina", conta.

Sobre a Lava e Leva Lavanderia

Com mais de 350 unidades em todo o Brasil, a Lava e Leva Lavanderia é uma alternativa para as pessoas que não conseguem pagar uma empregada doméstica ou diarista e precisam de uma solução para os cuidados das roupas. Na Lava e Leva, o cliente paga um valor fechado por mês e tem todas as suas roupas lavadas e passadas.

Comentários (0)

Deixe seu Comentário