Manaus, 16 de Janeiro de 2019
Siga o JCAM:

Microfranquias atraem jovem empreendedor

Por:
03 Jan 2019, 18h34

Crédito:Divulgação
Dificuldade para entrar no mercado de trabalho, busca por uma rotina com mais liberdade, vontade de empreender. São muitos os motivos que têm levado jovens a investir em microfranquias, aquelas com investimento inicial mais baixo. Segundo estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a maioria dos donos deste tipo de negócio tem entre 26 e 35 anos.

"São três elementos principais que caracterizam uma franquia: licença de uso da marca, transferência de método de trabalho para manter um padrão e suporte para gestão", explica Eliane Bernardino, presidente da ABF-Rio.

Essas são as principais vantagens do modelo, já que o investidor entra em um negócio com uma marca conhecida e tem ajuda de alguém experiente para administrar a empresa. Por outro lado, não é todo mundo que se dá bem no sistema de franchising. "Quem é muito independente, criativo e inovador pode ficar insatisfeito com esse modelo de trabalho, que tem regras de padronização", diz Elaine.

A maioria das franquias com investimento inicial baixo são na área de prestação de serviços, em que o próprio franqueado é o prestador e pode administrar a empresa de casa, ou negócios pequenos, como quiosques, segundo o consultor especializado em franquias Luis Stockler, da BaStockler consultoria.
Ele diz que é importante escolher um ramo com o qual tenha afinidade. "Geralmente, quem busca as microfranquias está numa situação fragilizada, de desemprego, com pouco capital. A maioria está comprando um emprego, não está empreendendo porque gosta. O ideal é que a pessoa tenha a franquia como um projeto de vida porque vai ter que se dedicar muito."

Outras dicas do consultor são observar o suporte oferecido pela franqueadora, comparar diferentes marcas e não ter pressa para escolher. "Não se deixe cair em papo de vendedor. Muita gente toma uma decisão impulsiva e acaba perdendo o único capital que tem."

A presidente da ABF-Rio recomenda estudar o mercado de atuação, conversar com outros franqueados, manter uma reserva de dinheiro e estudar a fundo o negócio, analisando a Circular de Oferta de Franquia, documento que deve conter todas as informações da marca.

"É importante avaliar muito bem os números, conhecer todos os custos fixos e variáveis, saber qual é a dedicação necessária para atingir o faturamento informado e examinar também o contrato, conhecer as obrigações", diz ela.

Veja abaixo uma lista com algumas franquias com investimento inicial até R$ 70 mil:

1 - Ahoba Viagens - agência
3 investimento inicial: a partir de 4.400 reais
3 faturamento médio mensal: 30 mil reais
3 lucro: 2.000 reais
3 retorno do investimento: 3 a 12 meses

2 - Paper Pão - propaganda em sacos de pão
3 investimento inicial: a partir de 6.200 reais (inclui taxa de franquia e capital de giro, o franqueado pode trabalhar em casa)
3 faturamento mensal: 8.000 a 15 mil reais
3 lucro: até 42% do faturamento
3 retorno do investimento: 6 a 18 meses

3 - Ceofood - aplicativo de delivery
3 investimento inicial: a partir de 7.000 reais (inclui taxa de franquia e capital de giro, o franqueado pode trabalhar em casa)
3 faturamento médio mensal: 4.500 reais
3 lucro: 50% do faturamento
3 retorno do investimento: 6 a 12 meses

4 - Acqio - meios de pagamentos eletrônicos
3 investimento inicial: a partir de 7.900 reais (inclui taxa de franquia e capital de giro, o franqueado pode trabalhar em casa)
3 faturamento médio mensal: 3.500 reais
3 lucro médio mensal: 3.000 reais
3 retorno do investimento: 6 a 12 meses

5 - Renove Já - reformas

3 investimento inicial: a partir de 10 mil reais (inclui taxa de franquia, o franqueado pode trabalhar em casa)
3 faturamento médio mensal: 20 mil a 25 mil reais
3 lucro: 30% do faturamento
3 retorno do investimento: a partir de 8 meses

6 - Little Kickers - aulas de inglês e futebol
investimento inicial: a partir de 14,3 mil reais (inclui taxa de franquia e materiais para operação, que é feita em parceria com escolas, condomínios, empresas e clubes)
- faturamento médio mensal: 17 mil reais
- lucro: 40% a 50% do faturamento
- retorno do investimento: 12 a 18 meses

7 - TFlow - vestuário masculino

3 investimento inicial: a partir de 15 mil reais para venda direta (inclui taxa de franquia, estoque inicial e sistema para operação)
3 faturamento mensal: até 20 mil reais
3 lucro: 40% do faturamento
3 retorno do investimento: a partir de 3 meses

8 - IEV - Instituto de Especialização em Vendas

3 investimento inicial: a partir de 17 mil reais (inclui taxa de franquia e capital de giro, o franqueado pode trabalhar em casa)
3 faturamento médio mensal: 60 mil reais
3 lucro médio mensal: 15% do faturamento
3 retorno do investimento: a partir de 4 meses

10. Mania de Passar

3 investimento inicial: a partir de 17,3 mil reais (inclui custos de instalação, taxa de franquia e capital de giro)
3 faturamento médio mensal: 5.000 reais
3 lucro: 50% a 70% do faturamento
3 retorno do investimento: 12 meses

Comentários (0)

Deixe seu Comentário