Manaus, 16 de Novembro de 2018
Siga o JCAM:

Alta de 28,41% nos emplacamentos no Amazonas

Por: Andréia Leite
06 Set 2018, 13h30

As vendas de veículos novos no Amazonas apresentou alta de 28,41% em relação a julho e 14,1% em relação ao mesmo período do ano passado. As avaliações indicam estabilidade para o setor, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores). Os números superaram os índices nacionais que apresentaram 14,91% no mês de agosto, somando 352.432 unidades, contra 306.708 em julho deste ano.

Segundo os dados, foram emplacados 4,8 mil novos veículos no Estado em agosto, uma alta em relação a julho, que registrou 3.742 emplacamentos, incluindo: automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas entre outros.

O presidente do Sindicato das Concessionárias e Distribuidora de Veículos do Amazonas (Sincodiv-AM), João dos Santos Braga, aponta como fatores para a reação do mercado; a confiança do consumidor e o número maior de dias úteis no mês de agosto. "A comparação dentro do mês com maiores dias úteis faz uma diferença enorme para o nosso setor. Agosto foi um desses meses, com vinte cinco dias de bons negócios. Começamos setembro com quase uma semana perdida para o mercado, será um mês de retração", exemplificou.

Alguns fatores como a greve geral dos caminhoneiros e a Copa do Mundo frearam o desempenho do primeiro semestre. O mercado projeta para o segundo semestre uma linha de crescimento de acordo com o que a economia permite. "Aguardamos um crescimento 3% maior para o segundo semestre. Não podemos esperar uma grande proporção, mas seguimos otimistas", ponderou o presidente. Ele lembra que a tendência de crescimento do setor, precisa estar alinhada aos dias úteis.

Conforme o balanço da Fenabrave, no acumulado do ano, a venda de novos veículos, cresceu 25% em relação ao mesmo período do ano passado o que representa 31 mil unidades comercializadas.

Para o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, o desempenho de agosto reafirma a expectativa de estabilidade do setor para o ano. "Embora o cenário político esteja indefinido, o que nos impede de ter uma visão mais clara sobre seus efeitos na economia nos próximos meses, o mercado tem se comportado da forma esperada. A primeira quinzena de agosto, já demonstrava um aquecimento nas vendas, em comparação como o m6es anterior. Este desempenho tem, como pilares, a estabilidade dos índices de confiança e da inadimplência no Setor de Distribuição", explicou Assumpção Júnior.

O presidente da Fenabrave disse ainda que o resultado é relevante poi, mesmo com mais dias úteis, a média diária foi ainda maior registrando 9,9% ante a média de julho.

Segmentos

Os segmentos de automóveis e comerciais leves, apresentaram alta de 29,29% em agosto se comparado a julho. O Amazonas emplacou 3,1 mil unidades. Em relação a agosto de 2017 o aumento foi de 20,92%. Já no acumulado do ano, o aumento foi de 29,82%. As vendas de motos também tiveram um aumento de 27,43% comparado a julho.

Mais vendidos no Amazonas em agosto

  • Onix (367)

  • Gol (179)

  • Kwid (129)

  • Prisma (123)

  • HB20 (123)

  • KA (100)

  • Argo (90)

  • Mobi (81)

  • HR-V (75)

  • Comentários (0)

    Deixe seu Comentário