Manaus, 19 de Setembro de 2018
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Chicharon - sucesso no novo Mira Flores

Por: Evaldo Ferreira - evaldo.am@hotmail.com
29 Ago 2018, 17h00

Crédito:César Pinheiro
O segredo para passar ao largo da crise econômica é investir, com precaução, sabendo aonde vai por os pés, mas sem ter medo. Foi pensando, e agindo, dessa forma, que a empreendedora Robenita Caldas inaugurou seu segundo restaurante Mira Flores, no final do mês passado, no Millennium Shopping.

        "Qualquer empresário sabe que um investimento num shopping é alto, mas se você tem um bom produto, com certeza o investimento vai ter retorno, sem falar que um ponto num shopping é uma vitrine para milhares de prováveis novos clientes", disse.

        O primeiro restaurante de Robenita, inaugurado em 2012, no conjunto Beija-Flor, em Flores, já está consolidado "desde o começo devido ao belo espaço que o restaurante ocupa, bem como a fidelidade à culinária peruana", afirmou.

        Em matéria no Jornal do Commercio de 28 de junho, Robenita contou que é amazonense e foi professora de espanhol durante 16 anos, no Rio de Janeiro. De volta a Manaus, há cinco anos, resolveu fazer o mesmo que a mãe e a irmã, proprietárias de restaurantes em Tabatinga, onde serviam comidas típicas tanto da Colômbia quanto do Peru. "Vi que não havia em Manaus nenhum restaurante que servisse comida peruana, cuja gastronomia é uma das mais ricas, saborosas e elogiadas do mundo. Pesou também eu ter um cunhado e um sobrinho peruanos, e amar aquele país de rica cultura", contou na entrevista. Naquela época, a empreendedora já estava em busca de um ponto para abrir sua primeira filial.

        "O Mira Flores tem uma clientela fiel, principalmente de peruanos, desde que foi inaugurado há seis anos, mas sempre achei aquele local meio escondido. Apesar de receber clientes de toda Manaus, queria mostrar mais a cara do Mira Flores", falou.

        Sete variedades de ceviches

        Foi quando o acaso ajudou. "Meus amigos do Rota dos Chefs tinham esse espaço aqui no Millennium, mas estava ocioso e eles queriam movimentá-lo. Então fizemos uma parceria. Claro que o investimento num espaço num shopping é alto, e assusta, mas você precisa arriscar. Posso dizer que valeu a pena. Desde que abrimos, em 30 de julho, ficamos lotados no almoço, e os clientes não cessam durante o restante do dia e noite", revelou.

        "No Mira Flores de Flores não abrimos às segundas-feiras, mas aqui funcionamos diariamente, e eu acho isso muito bacana. Bolei estratégias para atrair a clientela, como desconto de 10% no prato executivo para quem trabalhar no shopping. A culinária peruana é uma novidade para a maioria, mas eles provaram e acredito que gostaram, porque continuam voltando", riu.

        "Começamos com apenas três pratos: ceviche de peixe, o prato típico do Peru; patacon, feito com pedaços de bananas verdes fritas; e arroz chaufa, ou arroz frito, prato desenvolvido por chineses que moravam no Peru há uns 150 anos. Mais as bebidas típicas peruanas: chicha morada, extraída do milho de cor roxa, fervido com especiarias e frutas; e o refrigerante Inca Kola, preparado a partir do capim santo, com sua cor amarelo ouro, o mais consumido no país", explicou.

        "Mas os clientes do Mira Flores de Flores vieram aqui e começaram a pedir as outras variedades de ceviches que oferecemos lá, então tivemos que atendê-los. Hoje, além do peixe, temos os ceviches de salmão, de camarão, misto, manjar dos deuses, salmão com camarão, e ao molho rocoto, que já estão caindo no gosto dos clientes formados aqui", listou.

        Segunda filial a caminho
        A percepção das necessidades de quem o cerca é outra das qualidades de um empreendedor. "Muitos dos meus clientes vêm ao shopping para ir ao cinema, então fiquei pensando num produto que eles poderiam levar para saborear na sala de cinema, e surgiu o produto: o chicharon, espécie de torresmo, no Peru, feito com carne de porco, mas que pode ser preparado com outras carnes, como frango e peixe, no meu caso. O chicharon é servido no prato, numa refeição, mas mandei fazer uns cones de papel para o cliente poder levar e comer o chicharon onde achar melhor, e deu certo. Está vendendo como nunca. Acho que vou abalar as estruturas do comércio de pipocas nos cinemas", brincou. O chicharon vem acompanhado de uma pequena porção de molho de pimenta aji panca, com leve ardência e sabor defumado. Sem perder tempo, Robenita já está testando outro produto para ser levado pelos clientes, mas prefere não revelar ainda. "E tenho certeza que vai fazer tanto sucesso quanto o chicharon", adiantou.

        Empolgada com o bom andamento dos seus negócios, Robenita já está sondando um novo espaço para abrir sua segunda filial. "Estou 'namorando' alguns lugares, mas não tenho pressa. Precisamos conversar bem antes de fechar um bom negócio. No próximo ano teremos uma casa nova, pode esperar", revelou.

        O Mira Flores do Millennium está localizado no mesmo espaço do Rota dos Chefs, na praça de alimentação do shopping. Tem capacidade para 40 pessoas sentadas, além dos lugares compartilhados na praça de alimentação. Funciona diariamente, das 10h às 22h.  

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