Manaus, 16 de Novembro de 2018
Siga o JCAM:

Frente & Perfil 24.08.18

Por: Redação
24 Ago 2018, 12h36

A BARBÁRIE BARÉ

O programa "Profissão Repórter", da Rede Globo, exibido na última quarta-feira (22), mostrou o caso do jovem assassinado pela turba no Centro de Manaus, recentemente. De fato, a barbárie tomou conta das ruas, especialmente no Amazonas. O termo "fazer Justiça com as próprias mãos" nunca foi tão literal. Em Borba, uma multidão linchou o acusado da morte de uma adolescente. Ele foi tirado da Delegacia, espancado e queimado. No dia em que o programa foi exibido, uma multidão tentou arrancar de dentro da Delegacia de Caapiranga dois acusados pela morte de um rapaz. O delegado local e o promotor acabaram feridos ao tentar contornar o problema, assim como mais nove pessoas. Uma morreu. À noite daquela mesma data circulou um vídeo em que um assaltante era dominado dentro de um ônibus, no bairro Campos Sales, em Manaus, e espancado. Ele só não foi morto porque alguns passageiros se compadeceram dele, pediram calma aos demais e os convenceram a chamar a Polícia. O justiçamento, que também é crime, está virando regra no Estado.

XERIFÃO

O coronel PM Walter Cruz assumiu uma secretaria extraordinária do Estado que será responsável por aplicar, nas forças de Segurança, as medidas sugeridas pela consultoria internacional contratada pelo governador Amazonino Mendes (PDT) para tentar conter a criminalidade no Estado. E chegou botando banca, como um autêntico "xerifão". Disse que todos serão cobrados, "do soldado ao coronel".

REAÇÕES

Cruz não é exatamente uma unanimidade nas forças de Segurança. Talvez por isso mesmo o governador o tenha escolhido para a tarefa. É que, para unir Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal é preciso ter pulso, força de vontade e determinação. Isso ninguém nega que ele tenha.

BATE-BOCA

O deputado Walderley Dallas (SD) apresentou projeto de lei prevendo que donos de postos de lavagem deveriam reutilizar a água e instalar sistema para evitar o desperdício. Foi atacado pelos colegas Adjuto Afonso (PDT) e Platiny Soares (PSB), na opinião de quem a proposta pode gerar o fechamento de alguns estabelecimentos e consequentemente o desemprego. A discursão tomou rumo inesperado e os três acabaram batendo boca, com ofensas de lado a lado.

"PITO"

O presidente da Assembleia Legislativa e candidato a governador, David Almeida (PSB) não gostou da ausência dos deputados nas sessões, o que tem inviabilizado votações e pronunciamentos. Por isso, fez um discurso duro, condenando os colegas que "não se dão ao trabalho sequer de passar três dias da semana em plenário, durante três horas".

BOTÃO DO PÂNICO

Mulheres sob risco de vida no Estado agora contam com um novo aplicativo lançado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, em parceria com a Secretaria de Estado e Justiça, Direitos Humanos e Cidadania. O 'Alerta Mulher' funciona como um botão do pânico em casos de ameaças e é disponibilizado às vítimas de violência doméstica antes mesmo da concessão de medidas protetivas. Neste ano, até julho, foram solicitadas à Justiça 2,6 mil medidas protetivas por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher.

REVOLUÇÃO

Com mais de 20 anos de existência, uma rede americana especializada em limpeza comercial promete trazer a Manaus uma nova perspectiva para o ramo: a tecnologia EnviroShield, que consiste em um sistema de desinfecção eletroestático, capaz de eliminar bactérias e microorganismos nocivos à saúde. Projetado para ser utilizado preferencialmente em grandes ambientes - cinemas, escolas, teatros, hospitais, entre outros -, promete eliminar mais de 90% dos virus, bactérias, fungos, leveduras e esporos bacterianos presentes no ambiente.

PARCERIA

Em plena efetivação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) em Manaus, a Prefeitura de Manaus dá mais um passo em direção à sustentabilidade e à inclusão dos catadores nas ações de tratamento e correto descarte do lixo. Numa parceria pioneira, a Associação de Reciclagem e Preservação Ambiental vai fornecer, por meio de contrato, sacos plásticos 100% reciclados para a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana, a partir dos resíduos coletados nas ruas da capital.

OLHEIRO

O professor Paulo Robson, ex-jogador profissional do Santos e avaliador das categorias de base do time da Vila Belmiro, virá a Manaus para assistir a 1ª Copa Rei Pelé de Futebol de Base, que terá 12 clubes participantes das quatro categorias e é organizado pela Escola Oficial do Santos FC em Manaus, no período de 5 a 8 de setembro.

FRASES

"O que aconteceu em Caapiranga - também tinha acontecido em Borba e aqui em Manaus, na Zona Leste - são situações lamentáveis que, há alguns anos, era algo impensável de se ver em nosso Estado." Serafim Corrêa (PSB), deputado estadual
"Repito: não vou admitir recesso branco." David Almeida (PSB), presidente da Assembleia Legislativa, reiterando o apelo para que os colegas compareçam ao trabalho

Comentários (0)

Deixe seu Comentário