Manaus, 24 de Setembro de 2018
Siga o JCAM:

Frente & Perfil 23.08.18

Por: Redação
23 Ago 2018, 08h21

FORÇA TAREFA CONTRA O CRIME

Foi publicada ontem no Diário Oficial da União portaria assinada pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, criando a força-tarefa Amazônia. O grupo, formado inicialmente por seis procuradores da República lotados em estados da Amazônia Legal, vai atuar no combate à mineração ilegal, ao desmatamento, à grilagem de terras públicas, à violência agrária e ao tráfico de animais silvestres. A FT Amazônia terá prazo de 18 meses para atuar. A força-tarefa foi criada a partir de demandas da sociedade civil, expressas no Fórum Diálogos Amazônicos, presidido pelo MPF no Amazonas, com apoio dos procuradores da região. O pedido obteve aprovação unânime da Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do MPF. Segundo o subprocurador-geral da República, Nívio de Freitas, a atuação integrada da FT tem o objetivo de promover a troca de experiências e aperfeiçoar o trabalho do MPF no combate aos crimes na Amazônia. "É preciso construir mecanismos macro de compreensão e dimensionamento do crime ambiental organizado na Amazônia, bem como compartilhar o conhecimento adquirido com o manejo desses casos concretos", afirmou, ressaltando a relevância do mapeamento da macrocriminalidade ambiental na região.

CONQUISTA

Até a data limite de 21 de setembro, a Prefeitura de Manaus e as entidades que representam os servidores da Área não Específica irão formatar uma proposta do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos para ser encaminhada à Câmara Municipal para análise e submissão à votação em plenário. Aprovado, a vigência do PCCV começa já em janeiro de 2019. Foi uma conquista, após manifestação dos servidores, que aconteceu durante toda a manhã, em frente à sede da Prefeitura.

SUGESTÕES

Diretores da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos apresentaram ontem à Suframa pleitos e sugestões que avaliam como importantes para manter a competitividade da produção de condicionadores de ar (tipo janela e split) e de televisores na Zona Franca de Manaus. Pediram basicamente alterações nos Processos Produtivos Básicos.

LUTA CONSTANTE

Uma emenda do deputado federal Pauderney Avelino (DEM), aprovada na comissão especial da Câmara dos Deputados por meio da Medida Provisória 836/18 d, protegeu o setor de quadriciclos no Polo Industrial de Manaus. O parlamentar defende que não adianta apenas prorrogar a permanência da Zona Franca de Manaus no Amazonas, mas sim "continuar lutando pela segurança dos nossos setores no polo industrial, pois sempre tem alguém disposto a atacar a nossa Zona Franca em Brasília".

FEIRA

Beleza e Sallud, a maior feira da Colômbia em torno do segmento de estética, chega a sua 17° edição em 2018, e a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, através do seu Centro Internacional de Negócios, organiza uma missão empresarial para este encontro. O evento acontece de 3 a 7 de outubro, em Bogotá, e as inscrições vão até o dia 25 de agosto.

CENTENÁRIO

O projeto "Academia de Portas Abertas", que comemora o centenário da Academia Amazonense de Letras, tem o seu pontapé inicial neste domingo (26) e contará com música clássica e popular para animar os visitantes. A atividade acontecerá todos os domingos, das 17h às 20h, até o dia 21 de Outubro.
COOPERAÇÃO
A Vigilância Sanitária Municipal e o Conselho Regional de Odontologia deram início à discussão de projetos conjuntos para capacitar profissionais recém-formados em boas práticas sanitárias e para divulgar a padronização das inspeções realizadas em clínicas odontológicas.

INTERDIÇÃO

Um posto de combustível na rua Curaçao, no conjunto Cidadão 7, no Nova Cidade, zona Norte, foi interditado pela Prefeitura de Manaus, em ação integrada ontem, em razão de ausência de alvará de funcionamento, por não ter licença ambiental e licenciamento urbano. Ações deste tipo se tornarão cada vez mais rotineiras, por causa da vigilância do Ministério Público.

VACINAÇÃO

A vacinação contra poliomielite atingiu apenas 56,2% do público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação. Por isso, em Manaus as ações de imunização serão reforçadas. O serviço da Secretaria Municipal de Saúde estará disponível até o dia 31 de agosto em 183 salas de vacina.

FRASES

"O que nós vemos é o enfraquecimento da indústria e o loteamento de cargos na Suframa, por meio de indicações políticas de amigos, enquanto que os funcionários, técnicos capacitados, são colocados de lado, fragilizando cada vez mais as ações da autarquia." Luiz Castro (Rede), deputado estadual
"É um grande encontro entre o público e os imortais amazonenses e vamos celebrar este centenário entregando para a população uma forma dinâmica de aproveitar as noites de domingo." Robério Braga, presidente da Academia Brasileira de Letras, sobre a primeira atividade do Centenário da instituição

Comentários (1)

  • Orígenes Martins Junior23/08/2018

    Quem sabe olhando um pouco mais para nossa região sem demagogia, possamos ter nossas riquezas bem utilizadas, como o Nióbio. Não senti ninguém se preocupar com esta riqueza tão importante.

Deixe seu Comentário