Manaus, 14 de Novembro de 2018
Siga o JCAM:

MAUÉS GANHARÁ PRIMEIRA CRECHE DA CIDADE EM 2018

Por: Izabel Santos / Press Comunicação Estratégica
18 Jul 2018, 15h09

Crédito:Reinaldo Santos / Prefeitura de Maués
O bairro Santa Luzia abrigará a primeira creche da cidade de Maués (localizada a 257 quilômetros de Manaus). O local tem 1.100 metros quadrados de área construída e toda a estrutura necessária para acolher com segurança e dignidade as crianças do município.

"Estamos recuperando, com recursos próprios, a obra que estava inacabada e abandonada, um nítido descaso com o dinheiro público proveniente de recursos federais. Quando a creche estiver pronta, os pais e mães de Maués terão onde deixar seus filhos e irem trabalhar tranquilos, pois as crianças estarão sendo educadas e bem cuidadas no conforto de uma coisa construída especialmente para elas", afirma o prefeito de Maués, Júnior Leite.

Depois de pronta, a unidade escolar, que será inaugurada no início de setembro, terá creche e Ensino Infantil e irá acolher 240 crianças em turmas de 3, 4 e 5 anos. O prédio terá 14 salas: oito de aula para acolher alunos, quatro para área administrativa, uma para laboratório de informática e outra para multiuso. Tudo será entregue climatizado e totalmente mobiliado.

Além disso, terá banheiro com chuveiro, sala de repouso, cozinha, playground e pátio coberto. E para que mães e pais tenham ainda mais tranquilidade, o imóvel contará com reservatório de água, cisterna e subestação de energia elétrica.

A Prefeitura de Maués está construindo outras duas creches com recursos do Governo Federal através Programa Proinfancia. "Tudo isso faz parte dos nossos esforços para fazer Maués avançar com trabalho. A nossa população merece", garante Júnior Leite.

Por que as creches são importantes?

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Maués tem quase 63 mil habitantes dos quais mais de 7 mil são crianças de 0 a 5 anos. Em todo o Amazonas, são cerca de 40 mil crianças nesta faixa etária e, de acordo com a Fundação Abrinq, o Estado tem 769 creches. A construção de creches e disponibilização de vagas para a educação infantil faz parte metas determinadas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), de 2014, que estabelece que até 2024, 50% das crianças de 0 a 3 anos estejam matriculadas em creches.

A determinação do Governo Federal segue orientação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem metas para, entre outras coisas, reduzir as desigualdades sociais no mundo. Um dos 17 objetivos da agenda é "assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos".

Comentários (0)

Deixe seu Comentário