Manaus, 13 de Novembro de 2018
Siga o JCAM:

EDUCAÇÃO EM MAUÉS AVANÇA COM ENTREGA DE 11 NOVAS ESCOLAS NA ZONA RURAL

Por: Press Comunicação Estratégica
02 Jul 2018, 17h07

Onze escolas municipais foram entregues à população pela Prefeitura de Maués em três comunidades da Zona Rural em junho. A medida beneficia 900 crianças que, em alguns casos, frequentavam escolas improvisadas em salas anexas em igrejas e centros sociais como recorda Eltinele Ribeiro Martins, mãe de aluno e moradora da Ilha do Sol, na comunidade Maués Açu. "Quando cheguei aqui, a escola era só um barracão. Se chovia, as crianças não estudavam. Se fazia sol, elas tinham que estudar no calor. Não tinha uma estrutura boa para acolher as crianças", diz.
O coordenador da comunidade Santa Maria Caiaué, Antônio Marcos, também relata que enfrentava os mesmos problemas na localidade onde mora. "Antes, a dificuldade era muito grande. Os professores davam aula nas igrejas e centros esportivos, a escola só tinha duas salas. Quando o rio enchia, ficava inundada. Estamos muito agradecidos ao prefeito Júnior Leite", conta.
Com muito esforço e comprometimento, a atual gestão da Prefeitura de Maués entregou a comunidades da Zona Rural duas escolas totalmente novas, do piso ao teto, outras nove foram completamente revitalizadas e ampliadas. Agora todas dispõem de móveis novos como cadeiras e mesas para alunos e professores. Além de uniformes, material didático e transporte escolar.
"Com passar do tempo, após quatro anos, a escola nem se compara. Tem estrutura boa e de qualidade. Acredito que as crianças se sentirão bem e os professores terão condições de trabalho", comemora Eltinele.



Cinco escolas foram entregues na comunidade Maués Açu, quatro em Paracuni e três no Paraná do Urariá de Cima. Sendo duas totalmente novas em Maués Açu e Paracuni, com duas e quatro salas, respectivamente. As demais unidades de ensino foram revitalizadas e ampliadas.



"É uma satisfação muito grande devolver a dignidade a estudantes e professores da Zona Rural com uma estrutura adequada para o ensino. Educação é uma das nossas prioridades! Não podemos planejar o futuro da nossa cidade e do Amazonas sem investimentos na área", avalia o prefeito de Maués, Júnior Leite.



Em 18 meses, a Zona Rural de Maués já recebeu 22 escolas, novas ou revitalizadas, incluindo sete em comunidades Sateré-Mawé. "Se eu for falar como era antes, vamos ficar muito tempo aqui. Mas posso garantir que agora estamos muito felizes com a escola nova, de boa qualidade, com espaço e melhores condições para a realização do nosso trabalho. Com certeza os alunos também estão felizes", diz a gestora da Escola Municipal Santa Maria, Maria Piedade. Até o final do ano, a expectativa é de 46 novas escolas para a população.

Comentários (0)

Deixe seu Comentário