Manaus, 19 de Novembro de 2018
Siga o JCAM:

Julho é tempo de férias e negócios

Por: Artur Mamede amamede@jcam.com.br
29 Jun 2018, 19h45

Crédito:Divulgação
Mais próxima do que o mar de Fortaleza (CE), tradicional point de férias de amazonenses, e mais barata (e também próxima) que Miami (EUA) para quem quer fazer compras, a Venezuela tem sido o alvo de muitos amazonenses que viajam a lazer ou com a intenção de fazer bons negócios nos meses de julho e dezembro. A procura pelas cidades de Santa Elena de Uairén, Mérida e Margarita impulsionou a criação de empresas especializadas nesse tipo de turismo e com uma frequência diária, ônibus lotados de viajantes cortam os 975 Km da BR-174 que separam Manaus de Santa Elena.

Uma dessas visionárias é Daiane Feleol, proprietária da Daytur Agência de Turismo. Cruzando florestas, no trecho amazonense, e planícies, savanas e montanhas a partir de Roraima, a Daytur, há três anos, faz uma média de duas viagens mensais a Venezuela. "Nosso público varia entre quem quer viajar a lazer, rumo a Mérida e Margarita e aqueles que vão para fazer compras em Santa Elena e Lethem, na Guiana. O que acontece na maioria das vezes, é que aqueles que vão como turistas, acabam passando para o lado dos que fazem compra, já que ninguém quer perder as oportunidades de comprar para revenda ou para uso pessoal", disse.

Em algumas das excursões dificilmente se vê distinção entre os dois públicos, sendo o mês de julho e dezembro os preferidos para o turismo de lazer. "As excursões de lazer tem as férias como ponto alto. Mas, devido a notícias da situação econômica que chegam da Venezuela, os clientes se sentem inibidos, viajamos com 15 pessoas em média. Já as viagens de compras saem todos os meses e com ônibus lotados", contra Daiane.

"Procuramos tranquilizar nosso cliente sobre a situação político/econômica da Venezuela e Guiana. O que eles nos vendem a preços baixos não fazem parte das compras básicas do venezuelano. Cosméticos e eletrônicos são vendidos quase que exclusivamente a turistas e é assim que alguns venezuelanos driblam a crise", afirma.

Suporte na viagem

A empresa conta com suporte aqui e no país vizinho para driblar qualquer problema de câmbio ou de saúde. "Para quem viaja a compras, recomendamos o uso do Real. Já para as praias e cidades turísticas, contamos com pessoas de confiança que fazem o câmbio entre as moedas, além de pernoites, café da manhã e todo suporte necessário."

Daiane explica que para cruzar a fronteira a compras só é necessário estar com o RG atualizado (expedido a pelo menos 10 anos), Já para as praias pede-se, além do RG, cartão internacional de vacinas e principalmente o da febre amarela. Para crianças, o requisito de RG independe de idade e documento assinado por pais autenticado em cartório e uma permissão de circulação de até 90 dias no país vizinho.

Segundo a empresária, a confiança na empresa faz diferença na hora da escolha pela melhor excursão. "Oferecemos segurança e discrição. Em três anos de atividades nunca tivemos nenhuma ocorrência de crime, seja assalto ou extravio de bagagem. Na maioria das vezes que viaja nos ônibus clandestinos, vai por conta do valor mais baixo ou simplesmente por desconhecer alguns cuidados para uma boa viagem de compras".

Segurança e discrição

Entre esses cuidados, Daiane recomenda o segredo no itinerário. "O cliente só tem acesso ao roteiro (paradas, pernoite) pouco antes da saída de Manaus e só após comprovar que vai embarcar. A partir daí, as viagens são monitoradas através de grupos de mensagens. O que costumamos ver nas redes sociais, principalmente nos grupos de compras, é a divulgação das rotas para todos. Isso é um risco imenso para quem viaja com dinheiro em espécie, e não queremos para nossos clientes", ressalta.

A Daytur oferece pacotes com auxílio ao câmbio e a compras, dicas de melhores lojas, pernoite e café da manhã. Os ônibus contam com ar-condicionado, poltronas leitos, banheiro, frigobar, DVD, maleiro grande e dois motoristas se revezam no trecho. A empresa já tem excursão marcada para 1 de julho (voltando dia 4). A próxima está agendada para o dia 22 com retorno no dia 25 de julho.

"Nossa página no Facebook (Excursão Para Venezuela E Lethem) tem fotos e depoimentos. Somos transparentes em nosso trabalho, daí a confiança que temos de nossos clientes fixos ou esporádicos, por isso trabalhamos a tanto tempo e sem problemas", encerra a empresária. Para mais informações, o telefone (com WhatsApp) da Daytur é (92) 992494280.


Viajando a negócios

Cliente da Daytur e fazendo a rota Manaus-Santa Elena desde 2016, a estudante e autônoma Patrícia Reis afirma que as excursões são verdadeiras viagens de negócio. "No início há um certo receio, depois os custos de viagem passam a ser vistos como investimentos, além de serem divertidos".

Logo patrícia não via mais o porquê do receio. "Não sei mais precisar quantas viagens fiz a Venezuela. E posso dizer que quem teme em investir, acaba se arrependendo depois e voltando outras vezes", concluiu.

Recomendações

A página Portal Consular (www.portalconsular.itamaraty.gov.br) do Ministério das Relações Exteriores recomenda que cidadãos brasileiros devem viajar à Venezuela com alto grau de cautela e devem ter sempre as informações de contato dos Consulados do Brasil em Caracas e Ciudad Guayana e dos Vice-Consulados do Brasil em Santa Elena do Uairén e em Puerto Ayacucho, que, se necessário, poderão prestar assistência consular a nacionais na Venezuela.


Lethem é ainda mais próximo que Santa Elena

Constantemente confundida com uma cidade venezuelana, na verdade, Lethem fica na Guiana (antiga guiana Inglesa) e fica a 131 Km da capital de Roraima, ou 855 Km de Manaus. Os principais produtos que você vai encontrar em Lethem são itens para casa, decoração, roupas, calçados, bolsas, malas, brinquedos, alguns eletrônicos, maquiagem, materiais de camping, como barracas, mochilas.

Comentários (4)

  • Aurismar Peixoto30/06/2018

    Day Tur é uma empresa de confiança e de muito respeito.Viajo sempre com ela e nunca tive problemas. Essa eu indico, sem medo de viajar...

  • Tarcio29/06/2018

    Recomendo essa empresa. Daytur. Viajar com eles e otimos. Super tranquilo e confiavel.

  • Ribamar de Paula29/06/2018

    Day Tur eu confio . Já fiz várias viagens com a equipe e realmente não tem perigo algum . Uma empresa de confiança.

  • Ribamar de Paula29/06/2018

    Day Tur eu confio . Já fiz várias viagens com a equipe e realmente não tem perigo algum . Uma empresa de confiança.

Deixe seu Comentário