Manaus, 19 de Setembro de 2018
Siga o JCAM:

Município implanta projeto para elevar nível do Ideb

Por: Da Redação com informações da Assessoria
19 Jun 2018, 14h45

Com baixos resultados na última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ministério da Educação (MEC), a Prefeitura de Barreirinha (a 331 quilômetros de Manaus) iniciou neste ano o projeto de capacitação de professores, gestores e pedagogos do município, denominado 'Renovando o Futuro'.

No último IDEB, aplicado em 2015, o resultado obtido pelas escolas de Barreirinha foi de 3.9, e a meta projetada pelo MEC é que as escolas atinjam o mínimo de 4.2. Para o prefeito do município, Glenio Seixas (MDB), o resultado alerta para a necessidade de se propor intervenções pedagógicas, de acordo com os contextos e a realidade do local.

"Este é um resultado que pretendemos reverter com muito trabalho. Entendemos a importância da educação básica para as crianças e adolescentes por ela ser primordial para o desenvolvimento intelectual, o que impacta diretamente em suas vidas futuramente", ressalta Glenio.

Diagnóstico

Ele disse ainda que o projeto contemplou um diagnóstico e avaliação da situação das 96 escolas, cujo trabalho foi realizado e está em fase de execução das demandas levantadas na pesquisa. "Tivemos o cuidado de fazer um estudo das principais necessidades de qualificação dos professores e outros profissionais da educação para que essa capacitação possa refletir no aprendizado dos alunos", declarou o prefeito de Barreirinha.

De acordo com o gestor, foi contratada uma consultoria técnica para elaborar cadernos de Língua Portuguesa para trabalhar o primeiro momento da formação com os professores do 4º, 5º, 8º e 9º anos, além de cadernos com atividades específicas para os professores trabalharem com os alunos.

"Cada professor receberá seu caderno contendo atividades embasadas na matriz de referência da Prova Brasil e com abordagem nos descritores de Língua Portuguesa. Esperamos obter grandes resultados", explicou Seixas.

Inovação

Em fevereiro deste ano, a Prefeitura de Barreirinha, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a 1a. Formação dos Profissionais da Educação, na área urbana da cidade. O Seminário recebeu o tema "Educação de Barreirinha: Repensando o passado para inovar o futuro".

Mais de 1 mil profissionais da educação do município, entre diretores, professores, coordenadores, vigias e merendeiras, participaram do evento. O encontro foi marcado por palestras ministradas, também, na área de Empreendedorismo realizadas por especialistas em Educação, Cultura e Gestão do Amazonas.

Entre os palestrantes, participaram ex-gestores públicos da Educação e o poeta e escritor Tenório Teles. "Reunir tantos profissionais competentes e tão importantes dentro do âmbito escolar é um grande momento. É importante capacitar os profissionais da Educação e mostra a eles a sua importância para contribuir com uma educação inovadora e de qualidade para todos os cidadãos", afirma Glenio Seixas.

Ele exaltou a importância do seminário para a sociedade em geral, e principalmente, alunos e mestres. O prefeito disse ainda disse que o seminário abriu o ano escolar de 2018 e buscou oferecer, ainda, a todos os segmentos da sociedade e, principalmente, aos profissionais do processo educativo, um novo modo de construir o ensino público no município.

"A educação é o segmento master da vida do ser humano. Não podíamos deixar de realizar um evento desse nível e deixar de oferecer políticas educacionais para nosso município. Precisamos alavancar o setor e consolidar meios de oferecer educação de qualidade aos nossos alunos", concluiu Seixas.

Comentários (0)

Deixe seu Comentário