Manaus, 19 de Setembro de 2018
Siga o JCAM:

Mais de 450 mil jovens do AM podem acessar programa de benefícios

Por: Da Redação com informações da assessoria
14 Mai 2018, 16h58

Crédito:Divulgação/Assessoria
Gerar benefícios para os jovens brasileiros, este é o intuito dos programas sociais desenvolvidos pelo Governo Federal através da Secretaria Nacional da Juventude. O deputado federal professor Gedeão Amorim (MDB) acredita que projetos como o "ID Jovem" devam ser fomentados para que alcancem seu público alvo.

A Identidade Jovem, ou ID Jovem, é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no decreto 8.537/2015.

De acordo com Gedeão Amorim, os jovens que têm acesso ao programa, também podem realizar sua inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de forma gratuita. "O ID Jovem é fantástico. Ele permite que o jovem de baixa renda tenha acesso a meia entrada em diversos eventos, possibilitando a sua participação no que antes poderia ser inviável", destaca o parlamentar.

No Amazonas, mais de 450 mil Jovens de baixa renda tem direito aos benefícios, que contempla jovens de 15 até 29 anos.

Como participar

Emitir a ID Jovem é fácil, rápido e seguro. O cartão é virtual e deverá ser apresentado nos estabelecimentos na tela do seu smartphone ou impresso pela página da internet. Há duas formas: pela Internet Com seu NIS (Número de Identificação Social), acesse o site da ID Jovem, preencha os dados que forem solicitados e gere seu cartão. Para utilizar, imprima a imagem do cartão e a apresente no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

Pelo aplicativo, basta fazer o download do APP da ID Jovem, preencher o seu NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar o cartão virtual da ID Jovem. Não é necessário imprimir, apenas apresente a imagem do cartão dentro da validade na tela de seu celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

Capacitação

Esta semana, a Secretaria Nacional de Juventude promove a capacitação de mobilizadores estaduais na segunda edição do Programa Identidade Jovem, e início do Inova Jovem e Juventude Viva, programas que fazem parte do "Brasil Mais Jovem 2018", lançado em março deste ano pelo Governo Federal.

De acordo com o coordenador do ID Jovem no Amazonas, Fernando Moreira Neto, o encontro em Brasília com os mobilizadores tem o objetivo de orientar, capacitar e discutir estratégias e procedimentos técnico-operacionais, fundamentais para o processo de Capacitação dos mobilizadores estaduais nas ações do Brasil Mais Jovem 2018.

"Esses programas vieram para somar e ajudar ainda mais jovens no nosso Estado. Durante o encontro, receberemos as orientações necessárias deste pacote do Brasil Mais Jovem 2018 e faremos um mapeamento de todos os jovens que serão contemplados", afirma Fernando.

Brasil Mais Jovem

O Brasil mais jovem 2018 é um pacote com 12 novas iniciativas voltadas aos brasileiros de 15 a 29 anos, é uma continuação do Brasil Mais Jovem lançado em agosto de 2017, pela Secretaria Nacional da Juventude. Ele reúne 91 programas, ações e iniciativas do Governo Federal que já estão em andamento e são destinadas aos 21 milhões de jovens brasileiros.

As 12 atividades lançadas ou ampliadas este ano são o Diagnóstico sobre a Juventude LGBT, o Diagnóstico sobre a Juventude Rural, o Inova Jovem, a implantação de 27 Estações Juventude 2.0, o Plano Nacional de Startups e Empreendedorismo para Juventude.

Além dos programas citados, o Novo Plano Juventude Viva, a ampliação do Programa Forças no Esporte, a proposta de atualização do Projeto de Lei 4530/04 do Plano Nacional da Juventude, a criação dos Conselhos em Rede, o Atlas da Juventude e o novo ID Jovem também englobam as ações do Brasil Mais Jovem 2018.


Comentários (0)

Deixe seu Comentário