Manaus, 22 de Setembro de 2018
Siga o JCAM:

Dia das Mães deve gerar R$ 130 mi

Por: Rianna Carvalho rloureiro@jcam.com.br
02 Mai 2018, 19h15

Crédito:Walter Mendes
O Dia das Mães é considerada a segunda melhor data para o comércio, em vendas. E com uma melhora na economia e queda da inflação, a CDLM (Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus) acredita que o faturamento das lojas deve ser 2,5% maior que em 2017. A instituição acredita que o setor irá arrecadar uma receita bruta de mais de R$ 130 milhões.

Uma pesquisa apresentada pela organização aponta que o ticket médio do presente comprado pelo consumidor para o Dia das Mães em 2018, será de R$ 167,26, e que a expectativa de mercado é positiva para o comércio, além de embalar de forma crescente as vendas para o restante do ano.

O Assessor de Economia da Fecomércio (Federação do Comércio do Estado do Amazonas), José Fernando da Silva, espera um crescimento de quase 3% em relação ao comércio local. "As expectativas são boas para o varejo, o comércio já demonstra um comportamento crescente. A redução de juros seguida de um aumento na taxa de crédito, impulsiona o consumidor a querer realizar compras mais expressivas nesse dia", relatou.

Na hora de comprar, o item mais procurado pelo consumidor é de vestuário e lingerie (20%), seguido de eletrodomésticos (17,5%), perfumes e similares (13,8%). A pesquisa da CDLM apontou ainda que 19% dos consumidores locais pretendem gastar entre R$ 50 e R$ 100, e apenas 9,25% dos entrevistados irão realizar compras com o valor acima de R$ 500.

O presidente da ACA (Associação Comercial do Amazonas), Ataliba Filho, diz que o poder aquisitivo do consumidor está melhor esse ano o que vai refletir diretamente no comércio da capital. "Os setores de vestuário, calçados, acessórios de moda e eletrônicos serão destaques neste ano. Com um poder aquisitivo melhor os consumidores vão procurar gastar com presentes mais caros e melhores" afirma.

Nos Shoppings

A pesquisa relatou que 54% dos entrevistados preferem adquirir o presente do Dia das Mães em shoppings, 22% em lojas de departamento, 15% irão comprar no Centro de Manaus e 5% nos supermercados. E ao que tudo indica, o consumidor está realmente fugindo de dívidas. Em relação ao pagamento, a pesquisa mostrou que 46% dos consumidores irão optar pelo pagamento à vista.
Com a intenção de compras sendo favoráveis aos lojistas dos grandes shoppings centers, o presidente da Alasc (Associação dos Lojistas do Amazonas Shopping), André Gesta, diz que, os lojistas esperam obter um crescimento de até 10% em vendas, repetindo o patamar do ano passado. Ele diz ainda que normalmente, a maior procura é por celulares e artigos de moda, perfumaria e calçado. "É uma data que nunca passa em branco. Todos querem comprar alguma lembrança", afirmou.

Atrativos para o público

Os shoppings de Manaus já iniciaram campanhas promocionais para a data. A cada R$ 100 em compras, o cliente do Manaus Plaza Shopping, irá ganhar um cupom para concorrer à R$ 10 mil em compras na TV Lar. A campanha intitulada "Sua mãe nossa rainha" ocorre até o dia 13 de maio, com sorteio no dia 14 do mesmo mês.

O Amazonas Shopping vai presentear os clientes com ingressos para o show de Zezé di Camargo & Luciano. O consumidor que acumular R$ 400 em compras, no período da promoção pode trocar as notas fiscais pelo ingresso, a campanha vai até o dia 13 de maio.

No Sumaúma Park Shopping a campanha abrange Dia das Mães e Namorados, e vai até o dia 30 de junho quando será sorteado um carro zero quilômetro e sete pares de iPhone 8. Para participar o cliente que realizar R$100 em compras ganha um cupom estando assim apto a concorrer aos prêmios.
Já o Shopping Ponta Negra vai sortear cinco vales-compras no valor de R$ 5 mil. Os clientes que acumularem compras no valor de R$ 300 podem trocar as notas fiscais por cupons do sorteio.
A promoção ocorre até o dia 23 de maio e além de concorrer aos prêmios, com mais R$ 15 os clientes levam na hora um kit exclusivo de Dia das Mães da L'Occitane.

Comentários (0)

Deixe seu Comentário