Manaus, 22 de Setembro de 2018
Siga o JCAM:

Conexão Brasil - Portugal

Por: Rianna Carvalho rloureiro@jcam.com.br
30 Abr 2018, 19h43

Crédito:César Pinheiro
Cartão cidadão, facilidade para emissão de visto, incentivos de estudo, demandas sociais e de poder unir ainda mais forças entre Brasil e Portugal, foram os principais pontos discutidos no segundo Encontro das Comunidades Luso-Brasileiras do Norte do Brasil que ocorreu ontem (30), na sede da ACA (Associação Comercial do Amazonas).

Autoridades do Governo de Portugal debateram junto com representantes dos Consulados dos Estados do Amazonas, Pará, Maranhão e Roraima demandas de integração entre os países.

Para o Embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral essa é uma excelente oportunidade de estreitar laços entre os dois países. "A ligação que temos com o Brasil é muito forte, devido todo histórico entre as duas nações. Procuramos aproveitar de forma mais intensa toda essa proximidade que nós todos temos", relatou o Embaixador.

O Embaixador apontou ainda que o incentivo para estudos em Portugal, só tende a crescer. "Hoje temos uma média de 18 mil estudantes brasileiros estudando nas universidades de Portugal e temos a intenção de continuar estimulando essa conexão Brasil - Portugal. Inclusive algumas instituições já conhecem e aceitam o processo do Enem para aprovação", concluiu ele.

O cônsul honorário de Portugal em Manaus, José Azevedo também relatou a importância do encontro. "Poder intensificar propostas e conversar sobre algumas matrizes econômicas é de grande valia. Principalmente poder conversar melhor sobre a exploração de minérios na nossa região", comentou Azevedo. O presidente da ACA, Ataliba Filho disse ser uma honra receber os cônsules na instituição.
O presidente do Luso Sporting Clube, Flávio Alexandre disse que demandas sociais estão sempre surgindo e poder contar com a ajuda do governo Português é significativo. "Sempre temos uma demanda social, inclusive o governo Português se propôs a ajudar financeiramente alguns projetos sociais que temos", relatou Flávio. Ele disse ainda que o encontro é uma forma de poder fortalecer a comunidade portuguesa existente nos Estados, além de aproximá-las da embaixada portuguesa.

Este foi o segundo Encontro das Comunidades Luso-Brasileiras do Norte do Brasil. O primeiro foi realizado em Belém-PA. Além desse compromisso, a passagem pela Amazônia incluiu a visita às instalações do Luso-Sporting Clube e ao Consulado Honorário de Portugal.

Comentários (0)

Deixe seu Comentário