Manaus, 16 de Novembro de 2018
Siga o JCAM:

A Colômbia no prato do manauara

Por: Evaldo Ferreira - eferreira@jcam.com.br
24 Abr 2018, 19h21

Crédito:Walter Mendes
A culinária colombiana é rica, afinal, o país tem uma parte voltada para o Pacífico, outra para o Atlântico e uma terceira, para a Amazônia, sem falar que foi colonizada por espanhóis, e é essa riqueza de sabores que quatro amigos colombianos trouxeram para Manaus desde o sábado passado (14), quando inauguraram o restaurante e bar Sabor da Colômbia, no Parque Dez.

"Eu e meu irmão, Brian Londono, de Cali; mais Jonatan Andrez, de Medellín; e José Augusto, de Cerrito, somos colombianos, mas nos encontramos na Venezuela, quando a economia daquele país ainda estava próspera. Quando a situação lá ficou insustentável, viemos para o Brasil, há pouco mais de um ano. Agora nos unimos e resolvemos abrir o restaurante, em Manaus", falou Duan Londono, um dos proprietários do Sabor da Colômbia.

"Nós nunca havíamos trabalhado com restaurante, mas conhecemos o amazonense Erivan Queiroz, que já tinha trabalhado na Churrascaria Búfalo, no restaurante do Tropical Hotel, atualmente tem um buffet e um restaurante, e ele tanto nos ajudou a montar o restaurante quanto a gerenciá-lo. A nós, colombianos, coube fazer a cardápio com as comidas típicas de nosso país", contou.

"Nossa ideia inicial foi abrir um espaço gastronômico que pudesse reunir todos os nossos conterrâneos. E tem sido assim, desde que abrimos, porque tem muito colombiano em Manaus, mas os brasileiros são um povo amigo, que gosta da boa comida, e tem se tornado nossos fregueses", disse.

Um dos pratos que, segundo Duan, é um dos mais típicos da Colômbia é a Bandeja Paisa, bem parecido com o PF brasileiro. Consta de arroz, feijão, ovo frito, linguiça caseira, arepa, torresmo (chicarrón), carne moída, banana frita (plátano) e abacate. Falando em abacate, Duan revelou que a maioria dos pratos colombianos serve abacate, e estranhou não ser assim no Brasil, e nenhum leva farinha, produto praticamente desconhecido em seu país, ainda de acordo com ele. Como o nome já diz, o prato deve ser servido numa bandeja. Outro prato que ele destacou é o Sancocho de Costella (cozido de costela, arroz, abacate, 300 gr de costela). Sancocho, em português, é aquele delicioso caldo que acompanha a carne cozida, engrossado por verduras e legumes.

Símbolos colombianos

Se a ideia inicial dos colombianos era atrair seus compatriotas para o restaurante, e transformar o espaço num 'pedacito' de seu país, eles conseguiram. Boa parte da decoração remete à Colômbia. Fotografias dos pontos turísticos, como as praias, tanto para o lado do Pacífico quanto para o Atlântico, as caribenhas. Na parede, a projeção de um telão, onde poderão ser vistos os jogos da seleção colombiana na Copa da Rússia. Com destaque, uma foto da atual seleção que irá disputar os jogos. Mais adiante, uma bandeira do país na frente da qual os visitantes poderão fazer uma selfie usando um poncho colombiano (que também vira um cachecol) e um sombrero vueltiao. O sombrero vueltiao é um chapéu típico das savanas de Córdoba, Sucre e Bolívar, no Caribe, e uma as principais peças artesanais da Colômbia, herança indígena do povo zenú. Desde 2004, através de lei, é considerado um Símbolo Cultural da Nação.

"Quando me propus a ajudá-los a montar o restaurante, quis incluir a feijoada no cardápio, mas eles quiseram mostrar algo diferente do que o manauara está acostumado a comer, então praticamente todas as comidas são colombianas", explicou Queiroz. "Temos ainda a Picada Colombiana (costela de porco, linguiça, filé de carne, filé de frango, batata frita, macaxeira frita, abacate, arepa de milho, lechuga (alface) e tomate); Lombo Salteado (carne na chapa ao molho com verduras, banana frita, arroz e batata frita); e Churrasco de Cali (alcatra na chapa, arroz, ovo frito, salada, batata frita e banana frita). Como podemos ver, os pratos, quase sempre levam banana, ovos, verduras, carne, linguiça", completou. "Estamos aguardando chegar a cerveja Poker, fabricada na Colômbia e que já foi um forte patrocinador dos times do América e do Deportivo de Cali", adiantou. "Acho que estamos agradando tanto brasileiros quanto colombianos, porque já temos clientes fiéis dos dois países. O cônsul colombiano sempre come aqui conosco", garantiu Queiroz.

De domingo a domingo

O Sabor da Amazônia, com capacidade para 90 pessoas sentadas, está localizado na av. Tancredo Neves, bem em frente ao Mini Shopping Mindu, no Parque Dez. Funciona de domingo a domingo. De segunda a sexta-feira, das 11h às 15h e das 19h às 23h; sábados, das 11h30 às 16h e das 19h às 23h30; aos domingos, somente para o almoço. Face e Instagram: Sabor da Colombia. Informações: (92) 9 9478-7932 e 9 8181-6304.

Comentários (0)

Deixe seu Comentário