Manaus, 22 de Novembro de 2018
Siga o JCAM:

Dada a largada pro Comida di Buteco

Por: Evaldo Ferreira - eferreira@jcam.com.br
12 Abr 2018, 19h28

Crédito:Walter Mendes
Começa hoje e segue até o dia 6 de maio, a 8ª edição do concurso Comida di Buteco, com 16 butecos participando da saborosa disputa em Manaus, fortalecendo esse estabelecimento comercial como um dos mais importantes ícones da cultura brasileira. Em todo o Brasil são quase 600 butecos participantes, presentes em 21 cidades das cinco regiões brasileiras.

O Comida di Buteco foi criado em 2000, com a finalidade de resgatar e valorizar a cozinha de raiz através da visibilidade aos butecos espontâneos/tradicionais. Já pode ser considerado, não apenas um concurso, mas um movimento que envolve pessoas de todas as classes sociais e idades de Norte a Sul do Brasil.
O Jornal do Commercio fará matéria com todos os 16 participantes para ajudar seus leitores a conhecê-los e fazer com que votem e escolham o melhor petisco. Começaremos com o 1º e o 2º lugares do ano passado.

Pira-Punha

O Quiosque Beer já está cansando de tantos títulos no Comida di Buteco. Em duas participações, em 2016 e 2017, duas vitórias. "Ganhamos a primeira vez com o 'Curruíra Molhado' e no ano passado repetimos o feito com a 'Canoa de Piracuí'. Acho que é porque fazemos nossos petiscos com muito amor", falou Alysson Lima, proprietário do Quiosque.

Esse ano o petisco do bar é o 'Pira-Punha' (cumbuquinha de pupunha em formato de um olho que remete ao fruto do guaraná recheada com pirarucu, acompanhado de creme de guaraná em pó e molho de pimenta jiquitaia). "Quem idealiza e faz o petisco sou eu e minha esposa Luana Almeida, e minha filha Maria Eduarda completa dizendo se está bom ou não", revelou.

"O bar completa dez anos em 2018, quatro anos somente aqui no Dom Pedro. O que posso dizer sobre a nossa participação no concurso é que tem tido um retorno muito bom quanto à divulgação na imprensa. Isso resulta nas pessoas vindo aqui para conhecer o petisco e a casa, e acaba virando cliente, pois nosso espaço é pequeno e aconchegante e nossos serviços têm a experiência de dez anos de bar", disse.
"Depois os petiscos passam a fazer parte do cardápio porque caem no gosto do cliente e isso ajuda a fidelizá-los", afirmou.

Nos dois anos em que foi o vencedor do concurso, Alysson foi para o Rio de Janeiro, com todas as despesas pagas pela organização do Comida di Buteco, para a final com os vencedores das outras cidades onde o concurso é realizado. "Fui com o maior orgulho, defender o Amazonas e a nossa culinária regional, pois todos os nossos petiscos são criados a partir de produtos da nossa região", lembrou.
O Quiosque Beer fica na avenida Bartolomeu Bueno da Silva, 5B, Dom Pedro. Funciona de terça-feira a sábado, das 18h à meia-noite. Telefone: (92) 9 9118-7666.

Linguiça do Sertão

No ano passado o Taberna 88 participou pela primeira vez do Comida di Buteco e ficou em segundo lugar com o petisco 'Sarará Crioulo' (quibe de carne de sol e queijo do reino, servido com molho de geléia apimentada de araçá boi). Além da boa colocação, o Taberna 88 ganhou o título de 'Maior Vendedor de Bebidas', do concurso, a cerveja Devassa. Este ano o bar retorna ao concurso com um petisco bem nordestino, a 'Linguiça do Sertão' (linguiça de carne de sol com cuscuz e queijo coalho), afinal, Raphael Gomes de Sá Leitão, o proprietário do bar, é pernambucano e quis prestar uma homenagem à sua terra.

"Vim pra Manaus, há nove anos, estudar gastronomia, vi que aqui é terra para se ganhar dinheiro e resolvi ficar. Há uns cinco anos montei o Taberna 88. Taberna porque lá no Nordeste as pessoas usam muito esse termo, e 88 porque era o número da casa onde abrimos, inicialmente, o bar", contou. "Eu mesmo idealizo e preparo os produtos. Sou formado em gastronomia com especialização no Rio de Janeiro e mestrado em ciências ambientais, especificamente em resíduos de alimentos", disse. "Em Recife, minha família tem um negócio de criação e corte de carne de caprinos, e fabricação de embutidos. A linguiça, servida no meu petisco, é preparada por mim mesmo", revelou. Dois itens do cardápio do Taberna 88 são os carros-chefes do bar: Carne de Sol a Sertaneja (carne de sol, macaxeira frita, queijo coalho e manteiga de garrafa) e Hamburguer Nordestino (hamburguer de carne de sol, queijo coalho, tomate confit, alface e manteiga de garrafa). "Foi muito importante participar do Comida di Buteco porque meu bar teve uma visibilidade incrível. Com a divulgação feita pela imprensa, muita gente veio aqui provar o 'Sarará Crioulo'. Agora, com a 'Linguiça do Sertão', tenho certeza que a repercussão será a mesma", revelou.

O Taberna 88 funciona de quarta-feira a sábado, das 16h à meia-noite, na avenida Via Láctea, 65, conjunto Morada do Sol. Às sextas tem som ao vivo sem cobrança de courvet. Telefone: (92) 3088-1646.

Os demais participante do Concurso

3 Bambu Bar
rua Carlos Lecor (antiga rua 25), nº 1015. Cj. Castelo Branco - Bairro Parque 10
Funcionamento: terça a domingo - 15h à 0h
Petisco: Lagarto ao Molho (carne do lagarto bovino assado de panela, cortado em iscas, servida ao molho madeira com macaxeira frita e salada mista).

Botteco Videokê
rua 47, s/nº - Conjunto Castelo Branco - Parque 10
Funcionamento: terça a sábado: 17h30 às 2h
Petisco: Pirarukê (tirinhas de pirarucu empanado na farinha de uarini acompanhado de pimenta de tucumã).

3 Buteco do Parque 10
rua Prof. Rosa de Almeida, nº 86 - Bairro Parque 10
Funcionamento: diariamente - das 18h até o último cliente
Petisco: Costelinha 10 (costelinha de porco frita, temperada com cebola, alho e sal, servida com molho de geleia de frutas apimentado e molho da casa).

3 Calçada Alta,
rua Costa Azevedo, 102 - Centro
Funcionamento: segunda: das 8h às 15h / terça a sábado: 8h às 22h30
Petisco: Bolinho de Arroz de Bacalhau da Vó Kelé (bolinho de arroz com bacalhau e salsa).

3 Espetus Du Manu,
av. Margarita, 174 - Centro Comercial Margarita - Nova Cidade
Funcionamento: quarta a segunda: 18h30 às 23h
Petisco: Du Campo Pru Mar (espeto de camarão, queijo coalho enrolado em filé bovino (tipo carne de sol) acompanhado de farofa de banana e manteiga de garrafa saboreada com ervas. Compõe também alface e limão).

3 Flutuante Peixe Boi,
rio Tarumã-Açú, margem direita, s/nº - Vivenda Verde
Funcionamento: quinta a domingo: 10h às 17h
Petisco: Kibe de Peixe (kibe de peixe com recheio de muçarela).

3 Limerick Pub & Culinária Camponesa,
rua Visconde de Laguna (Parque Laranjeiras), 8 - Flores
Funcionamento: quarta a sábado: 19h às 2h30
Petisco: Sina de Odin (seis suculentas ripas de porco, fritas e cobertas com cebolas caramelizadas. Acompanhadas de batatas rústicas amanteigadas com páprica).

3 Mira Flores,
rua Inhaúma 196 (conjunto Beija- Flor 1) - Flores
Funcionamento: terça a sábado- 11h às 22h30 / domingo- 11h às 18h
Petisco: Segredo do Cheff (enrolado de filé de pirarucu com queijo coalho, camarão, um segredo do chef, macaxeira e molho da casa).

3 Mix Steak Bar,
rua Curitiba, 200 - sala 10 - Nossa Sra. das Graças
Funcionamento: terça a sábado: 18h às 23h
Petisco: Jerketarê (carne seca no tare com farofa).

3 Monique Bar,
rua Matheus Freire, 1 - Conjunto Eldorado (praça do Caranguejo) - Parque 10
Funcionamento: segunda a quinta: 17h à 0h / sexta, sábado e feriado: 16h à 1h / domingo: 12h à 0h
Petisco: Casquinha de Caranguejo (carne de caranguejo refogada).

3 Saideira Videokê,
av. Tancredo Neves, 295 - loja 29 - Parque 10 de NovembroFuncionamento: terça a sábado: 18h à 1h
Petisco: Farofa de camarão (farofa de camarão, cebola e ovos).

3 Santa Breja,
av. Djalma Batista, 2010 (Manaus Auto Shopping) loja 14 - Chapada
Funcionamento: terça a sábado: 12h à 0h / domingo 17h à 0h
Petisco: Parmê di Buteco (filé a parmegiana ao molho vermelho coberto com aligot, muçarela, parmesão e orégano).

3 Tambaqui no Ponto,
av. Paraíba, nº 869, Adrianópolis
Funcionamento: terça a sábado: 11h às 23h / domingo 11h às 16h
Petisco: Camarão com Crosta de Aviú (camarão fresco empanado com aviú)

3 Tombaqui Bar,
rua Visconde de Porto Alegre, 51 - Praça 14 de Janeiro
Funcionamento: quarta a domingo: 19h às 3h
Petisco: Linguiça Amazônica (linguiça de tambaqui, acompanhada de molho especial).

Comentários (0)

Deixe seu Comentário