Manaus, 19 de Novembro de 2018
Siga o JCAM:

Jornalistas da América em Manaus

Por: Evaldo Ferreira - eferreira@jcam.com.br
05 Mar 2018, 19h51

Crédito:Walter Mendes
Começa hoje, na Vila Olímpica, a partir das 9h, e segue até o dia sábado (10), a Cumbre (cúpula) de Periodistas Deportivos del Continente América, que reunirá a executiva da AIPS (Association International Press Sports) para um congresso técnico, mais realização de eventos desportivos e palestras.

"O evento reunirá jornalistas esportivos de todo o continente americano, atuantes em onze países", falou Dudu Monteiro de Paula, presidente da Aclea (Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Amazonas), entidade responsável pela organização do evento em Manaus.

Já na manhã de hoje, no Tropical Hotel, acontece o congresso técnico, presidido pelo colombiano Carlos Júlio, diretor técnico da AIPS América. As palestras também terão início hoje, às 17h, no Salão Bossa Nova, na Arena da Amazônia, e a primeira palestrante será a colombiana Maria Constanza, representando o italiano Gianni Merlo, presidente mundial da AIPS, que fará um breve pronunciamento via Skype, direto de Roma. Na ocasião, Merlo lançará um concurso milionário mundial para premiar reportagens esportivas. A palestra de Constanza será exatamente sobre esse concurso.

Em seguida falará o treinador Olavo Ferreira Dantas sobre o tema 'A evolução do futebol feminino na região Norte e no país. O que falta para decolar de vez'. Olavo foi indicado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Encerrando o primeiro dia da Cumbre, Cristian Torino, presidente da Associação Argentina de Periodistas Deportivos, palestrará sobre 'Tudo é válido na imprensa esportiva? A responsabilidade dos cronistas na formação de opinião pública'.

"O tema central das discussões da executiva será a Copa do Mundo da Rússia, que começará daqui a três meses, mas as palestras colocarão na mesa, outros assuntos", falou Dudu.

Durante as manhãs, das 9h às 13h, acontecerão as disputas dos 3º Jogos Jornalistas Esportivos com a participação dos jornalistas da Cumbre. "Serão futsal, xadrez e tênis de mesa, disputados na Arena Amadeu Teixeira; atletismo, na Vila Olímpica; e boliche e sinuca, jogados no Amazon Bowling, na rua Belo Horizonte. A entrada é gratuita e as pessoas podem ir prestigiar o desempenho dos jornalistas 'atletas'. Cerca de 48 deles, representando 14 países, sendo nove brasileiros. Na realidade, a competição é mais uma brincadeira para reunir amigavelmente os participantes. É mais uma forma de congregar todos os jornalistas americanos nesse importante evento que coloca Manaus entre as cidades mais destacadas do continente", afirmou.

Palestras sobre vários temas

Somente na quarta-feira (7), às 17h, acontecerá a abertura oficial do evento, no Tropical Hotel, com a participação de todos os jornalistas brasileiros e estrangeiros inscritos na Cumbre, e autoridades.
Na quinta-feira (8), a partir das 17h, no Salão Bossa Nova, continuam as palestras, agora com o paraguaio Gabriel Cazena, presidente da AIPS América e vice-presidente da AIPS mundial. Ele falará sobre 'A importância da AIPS nas competições esportivas internacionais'. Fechando a noite, Luiz Ademar, ex-comentarista da SporTV e diretor de credenciamento da ACEB (Associação de Cronistas e Locutores do Brasil) versará sobre o tema 'Relação com a CBF durante o Brasileirão'.

Na sexta-feira (9), às 17h, ainda no Salão Bossa Nova, é a vez de Ignácio Perez, cronista esportivo e presidente da Associação do Chile, palestrar sobre 'O jornalismo esportivo diante das novas audiências na era da multiplataforma'. Em seguida entra Eraldo Leite, comentarista da Rádio Globo. Ele encerrará o ciclo de palestras com o tema 'Situação do rádio esportivo no Brasil e o surgimento das rádios web'.

"Essas palestras são direcionadas, principalmente, para alunos de comunicação e de educação física, e mesmo para aquelas pessoas que se interessarem por quaisquer dos assuntos. Para cada uma das palestras será cobrado um ingresso de R$ 50, menos para os associados da Aclea", falou Dudu.

"E iremos presentear a população de Manaus, fechando o evento em grande estilo, com a realização da 'Sands os the Amazon - AIPS América - Internacional Race', no sábado, às 16h. Trata-se de uma corrida pela área verde do Tropical Hotel, em meio à mata, subindo e descendo as escadarias existentes no local. Esse evento está aberto a qualquer atleta que queira participar", concluiu Dudu.

O que? Cumbre de Periodistas Deportivos del Continente América
Onde? Arena da Amazônia, Tropical Hotel, Vila Olímpica, Arena Amadeu Teixeira, Amazon Bowling
Quando? De hoje (6), até sábado (10)
Informações:
(92) 9 8188-3593

Comentários (0)

Deixe seu Comentário