Manaus, 16 de Novembro de 2018
Siga o JCAM:

Concessionárias aceleram em janeiro

Por: Antonio Parente - aparente@jcam.com.br
01 Fev 2018, 21h49

Crédito:Walter Mendes
O segmento de autos e comercial leve, lideraram o número de vendas no mercado de automóveis no Amazonas, segundo indicadores da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Em janeiro, eles somaram 1.987 unidades comercializadas, uma variação de 32,3% em relação ao mesmo período do ano passado, que apresentou o quantitativo de 1.505 unidades vendidas. De acordo com gerentes de concessionárias, os números nas vendas atingiram a expectativa de 20% esperada para o início deste ano.

Segundo a gerente comercial da Braga Veículos, Adriana Silveira, os bônus especiais oferecidos pelas montadoras para o cliente que quis investir no carro novo, alinhado ao trabalho em conjunto com as concessionárias, foram fundamentais para alavancar as vendas no setor, atitude que gerou uma visão otimista para o resto do ano.

"A expectativa de crescimento nas vendas ano passado era de 20% no mercado, e nesse mês conseguimos atingir a meta e os reflexos foram bastante positivos. A fábrica está dando um bônus especial para quem usa seu veículo usado como entrada para um carro novo. Essa parceria está rendendo ótimos frutos", disse.

Além da estratégia conjunta de vendas com os fabricantes, Adriana explica que a facilidade de acesso ao crédito e as taxas de juros baixas, foram outros pontos importantes para atrair o consumidor amazonense. Ela conta que o número de aprovação para contrair empréstimos junto aos bancos foi muito superior em relação ao mesmo período do ano passado.

"80% dos clientes que vêm em busca de um carro zero tem um seminovo. E isso tem facilitado as vendas. Porque a montadora valoriza os carros usados. Mas, quem não tiver um seminovo tem a facilidade do crédito. O crédito está mais flexível e a aprovação foi muito grande em relação a janeiro de 2017", explicou.

Entre os tipos de carros mais vendidos, Adriana afirmou que os modelos populares representam 80% das vendas, e destacou os modelos Onix como campeões de emplacamento. "O Onix junto com o Prisma representam 70% das vendas. Mas, os carros de luxo ainda têm também uma boa participação no mercado", disse.

De acordo com os indicadores da Fenabrave, o modelo Onix continuou mantendo a primeira colocação do ranking nacional, com 16.058 unidades emplacadas no mercado. O segundo lugar ficou com o Ford KA, que teve 7.656 exemplares comercializados, ultrapassando o HB20 da Hyundai que vendeu 7.436 unidades. O Volkswagen Polo comercializou 6.632 unidades e ficou a frente do seu maior concorrente, o Fiat Argo que teve 4.972 modelos emplacados.

Segundo a supervisora de vendas, da Via Marconi, Lucelia Costa, a política dos bancos em liberar crédito, aliado ao perfil de estabilidade empregatícia do consumidor, foram um dos grandes fatores que motivaram o crescente no número de vendas. "Teve um crescimento de 30% aqui na concessionária em relação ao ano passado. Fizemos um marketing muito grande em frente de alguns lançamentos da Fiat. A segurança que os bancos estão dando facilitou muito. Temos notado que o consumidor está mais acreditado. Muitos deles são de empresas privadas e demonstram mais segurança em investir", conta.

Comentários (0)

Deixe seu Comentário