Manaus, 16 de Novembro de 2018
Siga o JCAM:

A tendência é a comida saudável

Por: Evaldo Ferreira - eferreira@jcam.com.br
08 Jan 2018, 20h20

Crédito:Walter Mendes
Moda ou a tendência do futuro? Fato é que cada vez mais as pessoas estão procurando as comidas saudáveis, aquelas preparadas com o menos possível de produtos industrializados e sem frituras, gorduras, açúcar, sal em excesso.

Em Manaus desde 2004, o paulista Ricardo Franchi percebeu isso há dois anos e desde então tem se dedicado a produzir esse tipo de alimento. "Comecei fazendo propaganda boca a boca e pelo Whatspp e os interessados foram surgindo, e fui aprimorando o cardápio de acordo com a necessidade de cada um", explicou.

"Comida saudável é aquela composta por legumes, massa e arroz integrais, óleo de coco, grelhadas, assadas ou cozidas", disse. "As pessoas perceberam que não adianta a quantidade de belas embalagens de latas, caixas e sacos nas prateleiras dos supermercados, se os alimentos não são naturais. São todos industrializados. Levam meses, e até anos, armazenados, antes de serem consumidos, repletos de conservantes, corantes, acidulantes e outros antes mais. Por isso cada vez mais procuram os alimentos naturais", falou.

Há um ano e meio Ricardo abriu o bar Ovelhas Negras e deu um tempo com as comidas saudáveis, deixando seus clientes órfãos. "Mas os pedidos nunca pararam, então, em setembro passado, conciliando minhas atividades com o Ovelhas Negras, resolvi reativar o trabalho com as comidas saudáveis e, além dos clientes antigos, novos surgiram", contou.

Nesse tempo de atendimento aos clientes, Ricardo conseguiu classificá-los em: alunos de academia de ginástica, profissionais que não têm tempo para fazer sua comida, e pessoas que precisam seguir receitas médicas ou de um nutricionista, seja por dieta ou algum problema de saúde. E 60% são mulheres", listou. "A vantagem, nos três casos, é que o cliente só vai se preocupar em escolher o que deseja comer no nosso cardápio", mostrou. "Dividi o cardápio em opções de proteína e de carboidrato, com kits congelados padronizados. A unidade da marmita custa a partir de R$ 12, e para pedidos de dez unidades, fazemos a entrega. O cliente pode pedir, guardar no seu congelador, depois colocar no micro-ondas e comer", ensinou.

Figura conhecida
Em novembro, Ricardo abriu o Espaço VIP, na academia Better Live Fitness, no conjunto Morada do Sol, onde atende não só aos alunos da academia, mas também qualquer pessoa que queira degustar do seu cardápio, diferente do cardápio das comidas saudáveis, mas não menos saudável. "No Espaço VIP servimos vitaminas, sucos detox, caldos (de cenoura com shimeji e de legumes), omeletes, tapiocas e crepiocas", adiantou. "São comidas simples e rápidas, que alimentam tanto quem está 'malhando', quanto quem trabalha aqui pelas imediações", completou.

"Fazer cardápios específicos para quem traz uma receita, eu sempre fiz desde o começo, porque as comidas que eu crio não são só para quem procura uma estética melhor para o seu corpo, mas também para quem precisa cuidar da saúde, tipo quem tem diabetes ou sofre de pressão alta. É uma responsabilidade muito grande se preocupar com a alimentação saudável, e parece que só agora as pessoas estão começando a dar mais atenção para essa importante atitude", alertou. Ricardo divulga seu trabalho em várias redes sociais: no Instagram, @dietavip e no Facebook, Dieta VIP Manaus. "Sim. É um segmento que está em alta, acredito que no mundo. Em Manaus não é diferente. Se você fizer um bom trabalho, logo os interessados começam a aparecer", garantiu. Ricardo é figura conhecida de quem circula pelos bons bares da cidade, principalmente à noite. Em 2015 ele foi o vencedor do concurso Comida di Buteco, no qual os bares participantes apresentam tira-gostos exclusivos. No ano passado Ricardo ficou em terceiro lugar e já está inscrito para participar do concurso de 2018, em sua oitava edição, em Manaus. "Não sou chef, apenas um cozinheiro, um apreciador de fazer e oferecer uma boa comida", afirmou.

Espaço VIP - cardápio
Proteína (120g): lasanha de berinjela, panqueca integral de carne, panqueca integral de frango, isca de carne, frango desfiado, picadinho (patinho), escondidinho de carne ou frango com purê (batata doce e mandioca), almôndegas de carne, hambúrguer artesanal de carne, hambúrguer artesanal de frango, filé de aruanã grelhado, filé de aruanã na crosta de gergelim com castanhas,
picadinho de tambaqui.
Carboidrato (100g): arroz integral, macarrão integral, batata doce cozida, Macaxeira cozida.
Em todos os itens acompanha 50g de legumes cozidos.

O QUE?
Espaço VIP, na academia Better Live Fitness

QUANDO?
Sábado (16), a partir das 11h

ONDE?
Av. Via Láctea, 46 - Morada do Sol - Adrianópolis

FUNCIONAMENTO:
De segunda a sábado, das 8h às 22h

INFORMAÇÕES?
98136-2810 (WhatsApp)

Comentários (0)

Deixe seu Comentário