Manaus, 19 de Novembro de 2018
Siga o JCAM:

Distrito Naval tem troca da comando

Por: Jefter Guerra - jguerra@jcam.com.br
19 Dez 2017, 17h02

Crédito:Divulgação
Após um ano e oito meses no comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN), o Vice-Almirante, Luís Antônio Rodrigues Hecht, transferiu, na manhã de ontem (18), o cargo para o Vice-Almirante Carlos Alberto Matias, que exercia, anteriormente, a função de Vice-Chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, em Brasília.

A cerimônia de passagem aconteceu na sede do Com9ºDN, localizado no centro de Manaus e foi presidida pelo comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Sérgio Roberto Fernandes dos Santos.
Após 20 anos no comando do Com9ºDN, (de 1996 a 1997), o Vice-Almirante Carlos Alberto Matias, disse que o seu desafio é continuar as tarefas que a Marinha realiza na Amazônia. "Tanto na proteção do tráfico aquaviário, para a segurança da navegação, quanto no apoio às populações ribeirinhas, que é uma atividade que realizamos através do projeto Navio da Esperança; e, principalmente, na defesa da pátria, que seria as atividades voltadas ao emprego nos navios, aeronaves e fuzileiros para a segurança de toda a região da Amazônia Ocidental", disse.

O Vice-Almirante Matias disse ainda que, após a sua primeira gestão no Com9ºDN, pôde adquirir uma experiência por ter conhecido diversos rios da Amazônia, desde Belém até o interior da Colômbia. "E isso já me dá uma mostra do desafio que vai ser a minha atual função. Mas tenho certeza de que vamos poder realizar todas as atribuições da Marinha aqui na Amazônia Ocidental com bastante serenidade, uma vez que o nosso pessoal é muito bem preparado com as forças que recebem do Comando aqui no Amazonas", finalizou ele, ao entregar a palavra ao agora ex-comandante Vice-Almirante Luís Antônio Rodrigues Hecht .

Assistência hospitalar

Com o trabalho ativo durante a sua gestão, voltado para as populações ribeirinha da Amazônia Ocidental, durante a cerimônia, o ex-comandante Hecht falou da importância de ter estado à frente das atividades do Comando. "Saio daqui muito honrado por ter tido o privilégio de também estar à frente de trabalhos em prol da sociedade local, das comunidades mais carentes daqui. Sobretudo, dos brasileiros indígenas e dos caboclos para quem realizamos um extenso trabalho de atividade de assistência hospitalar e em todos os rios da nossa Amazônia Ocidental", disse Antônio.

Ele lembrou ainda das atividades feitas na região sob seu comando, nos rios Juruá, Purus, Japurá, Içá, Solimões, até mesmo, no Amazonas. "Neles, trabalhamos incansavelmente em 12 polos de saúde. E fizemos, creio, um belíssimo trabalho. Espero que possamos ter contribuído com o desenvolvimento, não só da sociedade local, mas como também, da cidadania das pessoas", salientou.

Dentre os trabalhos de saúde realizados em sua atuação, o Vice-Almirante Hecht apontou o atendimento médico odontológico realizado nos municípios de Coari e Tefé, ao apoio ao projeto Oftalmológico do Amazonas. "Nesses lugares realizamos diversas operações de catarata. E para o atendimento dessas muitas pessoas, levamos os equipamentos de ponta, pois muitos daqueles pacientes já não enxergavam mais, e ao retornar a ver, voltaram a trabalhar e a ter a sua autoestima",disse.

Após sair do comando, o vice-Almirante Hecht vai assumir a função de Vice-Chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, em Brasília, anteriormente comandada pelo então Vice-Almirante Carlos Alberto Matias. "Mas sempre estarei acompanhando as ações na Amazônia com o coração e a mente", finalizou.

Convidados

Estiveram presentes na cerimônia o excelentíssimo senhor Almirante de Esquadra Sérgio Roberto Fernandes dos Santos, Comandante de Operações Navais; o excelentíssimo senhor General de Brigada Algacir Antônio Polsin, chefe do Centro de Operações do Comando Militar; o excelentíssimo senhor General de Brigada Paulo Roberto Viana Rabelo, comandante do 2º GE (2º Grupamento de Engenharia); a excelentíssima senhora desembargadora Eleonora Saunier Gonçalves, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região; o senhor coronel QOPM David de Souza Brandão, Comandante-Geral da Polícia Militar do Amazonas; e do senhor coronel QOBM Mauro Marcelo Lima Freire, Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas. Além de empresários, como diretor da TV Amazonas, Phelippe Daou Júnior.

Comentários (0)

Deixe seu Comentário