Manaus, 20 de Setembro de 2018
Siga o JCAM:

Que tal mudar?

Por: Divulgação
14 Dez 2017, 20h16

Crédito:Divulgação
Encerramento de um ano e início de um novo ano é sempre um tempo para reflexão e planejamento de metas para o ano subsequente. É, realmente, uma ótima época para se planejar mudanças de hábitos, atingimento de metas, entre outros objetivos.
É interessante não planejar somente metas referentes na área profissional, mas, também, na pessoal. Não podemos ainda, hoje, querer separar essas duas áreas da vida. Elas caminham juntas, e uma impacta a outra, sim. Antigamente, achava-se que não, mas hoje, estudos recentes mostram que sim, e de fato, parando para pensar um pouco, não tem como um não influenciar o outro.
Uma boa ideia é sentar com um papel e uma caneta, ou tablet, entre outros equipamentos para os amantes da tecnologia, e listar em uma coluna como você gostaria de ser e de ser visto pelos outros. Em outra coluna, liste o que e como fazer para que você tenha os resultados da primeira coluna.
Algumas coisas são hábitos. Hábitos dependem muito da força de vontade e, principalmente, disciplina, pois são construídos ao longo de anos. Para se criar um novo hábito, é necessário que o mesmo seja repetido por 21 dias initerruptamente. Sobre o assunto, sugiro o livro 'O Poder do Hábito' de Charles Duhigg.
Coloco abaixo alguns hábitos interessantes de serem adquiridos, para que você tenha um ano melhor em 2016, e porque não dizer uma vida melhor a partir de 2016.

Acordar mais cedo

Que algumas pessoas têm hábitos noturnos e outras diurnos, já sabemos. Até se dizem "funcionar melhor" pela parte da noite. De fato, tudo é questão de hábito. Eu também funcionava melhor pela noite. Na verdade, tinha o hábito de dormir tarde, e portanto, fazia mais o que precisava pela parte da noite. Pela manhã, para acordar cedo era um tormento, e o momento não era o mais agradável.
Estudos comprovam que as pessoas que acordam mais cedo, levam uma vida melhor e conseguem fazer suas atividades com mais eficiência, tendo mais tempo livre e um sono melhor.
Acordar mais cedo é ideal para você aproveitar esse tempinho a mais antes do trabalho para se atualizar nas notícias, tomar café com a família, conversar com os filhos, se exercitar, ler ou fazer algum hobby. Ajuda, também, a ter uma noite de sono melhor e mais proveitosa, no sentido de ter uma duração de sono maior, indo dormir mais cedo. O corpo humano descansado e, principalmente, a mente, produz mais e melhor, ideal no âmbito profissional.

Praticar exercícios

Os benefícios dos exercícios já são bem sabidos e divulgados. Infelizmente, a maioria de nós, movimenta muito mais os dedos, a boca e a mente, do que o corpo em geral.
Nosso corpo é a nossa casa, ele é o nosso maior patrimônio. Dele vem nossa capacidade de produzir, criar, gerir, fazer, etc. É dele que vem os recursos para que possamos ser o que somos, ou melhores em casa, no trabalho, em atividades extras, e por que então não cuidamos do nosso maior patrimônio?
Alguns gostam de praticar esporte, outros uma caminhada ou corrida e outros, musculação. Na verdade, qualquer exercício que você possa fazer é interessante. Se você puder tirar por exemplo, 03 dias da semana, por 30 minutos, já é um ótimo começo para uma caminhada. Aos poucos você vai aumentando o ritmo e quem sabe, o tempo de exercício.

Relacionar-se melhor

Parece simples, não é? Na verdade, é simples. É só fazer!
Apesar de tão simples, muito pouco praticado. Vejo que o cargo, o prestígio e o status sobem à cabeça de algumas pessoas, principalmente, pessoas que ocupam algum cargo estratégico ou são proprietários de alguma empresa. É lamentável ver como o relacionamento, por muitas vezes, tira alguns bons profissionais de processos seletivos de excelentes companhias, ou alguns bons negócios que poderiam ser fechados não acontecem, pela maneira rude e soberba de uma das partes.
O tipo de relacionamento que você tem com as outras pessoas, é muitas vezes igual ou mais importante do que o seu capital intelectual ou que os resultados que você pode trazer para a companhia. Resultados de relacionamentos são imensuráveis, são valor agregado, diferentes do resultado que seu capital intelectual pode trazer, que pode ser o mesmo que outro profissional, também, pode fazer.
Além de ter um bom relacionamento, a sua fama é muito importante. Tem um ditado que diz "Não importa se falam mal, o importante é que falem de mim", o que é uma mentira brusca. Ter um bom nome é melhor do que se ter dinheiro, hoje em dia. Uma boa fama, um bom relacionamento e humildade, podem conseguir muito, ainda mais em tempos de vacas magras.

Despertar desejo

Invista em sua carreira: intelectualmente, relacionamentos, idiomas, excelentes resultados, gerenciamento de pessoas, sendo um bom líder. Nesse quesito, uma infinidade de questões pode ser levantada. Mas, pense o que você poderia fazer de diferente para despertar desejo em uma empresa tê-lo como profissional no time dela.
Invista no aspecto pessoal: relacionamentos, ser prestativo, humilde, justo e correto. O que você poderia fazer de diferente para despertar o desejo de uma pessoa fazer negócio com você sabendo que você não vai enganá-lo? Ou despertar o desejo de uma pessoa em querer ser seu amigo pessoal? Ou ter um melhor relacionamento com sua própria família?
Daremos sequência em algumas sugestões de planejamento para 2016 na próxima semana, mas, não espere para começar a fazer o seu. Seja ainda mais específico com relação a metas e objetivos pessoais. Liste alvos atingíveis, com tempo previsto para finalização. Sabemos que o ser humano está em constante mudança, e que sejam mudanças para melhor! Eu amo mudanças, sempre procuro estar mudando tudo o que posso para melhor. Que tal irmos nesse mesmo pensamento?
Eu e meu querido dream team da Paula Pedrosa Headhunter & HR Solutions, desejamos a todos um próximo ano de muitas realizações de planejamentos. Que seja um ano para ser bem vivido e não somente "corrido".
Boa semana!
Fiquem todos com Deus!

Comentários (0)

Deixe seu Comentário